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O envelhecimento tem sido encarado como um desafio constituindo-se como objeto de estudo e de intervenção de entidades supra nacionais, nacionais e locais e das mais variadas áreas do saber. Tendo em conta a diversidade de saberes pretendemos com este texto compreender o envelhecimento, as políticas, a investigação e a intervenção social com destaque para a infoexclusão e a infointervenção. Como sabemos o contexto de crise económica e financeira e a retração das políticas públicas e sociais aumenta as desigualdades e coloca em causa o bem-estar das pessoas idosas. Somos desafiados por isso a questionar, de um ponto de vista crítico, as estratégias adotadas para dar resposta ao grupo de pessoas idosas destacando os processos de infoexclusão e formas de infointervenção.
A interação por meio do computador pode constituir uma alternativa para desenvolver a cognição em pessoas idosas. O objetivo do estudo foi avaliar as funções cognitivas das pessoas idosas que participaram de processos de interação em uma rede social na internet. A pesquisa é do tipo clínico randomizado, intervencionista e de caráter descritivo-analítico. A amostra do estudo foi composta por 41 mulheres idosas do Brasil. As idosas foram avaliadas neuropsicologicamente pré e pós intervenção. Para análise dos dados foi utilizado o teste Friedman. O nível de significância utilizado foi p _ 0,05. Os resultados indicaram uma melhora significativa nas funções cognitivas de atenção e memória nos grupos de intervenção e déficits cognitivos no grupo controle nas áreas de percepção, linguagem e praxias. Realizar treinamento cognitivo em redes sociais na internet pode melhorar algumas funções cognitivas de pessoas idosas, contribuindo para um envelhecimento ativo e com qualidade.
Este artigo relata um estudo sobre os efeitos dos exercícios físicos realizados de forma tradicional e com jogos digitais interativos na capacidade funcional dos idosos. O estudo incluiu a ingestão de Spirulina platensis, como um acessório de exercício físico. O estudo foi um ensaio clínico randomizado duplo cego, realizado em dois meses. A amostra foi composta por 20 mulheres e 15 homens idosos, divididos em três grupos: G1 (n= 12, 71,2 ± 7,5 anos) realizaram atividades físicas tradicionais, tais como levantamento de peso e de dança; G2 (n= 13,69 ± 5,8 anos) fez atividades interativas usando o Xbox Kinect (com o jogo ‘Body and Brain Connection’) e fez uso de Spirulina platensis; e G3 (n =10, 70,7 ± 4,8 anos) realizou as mesmas atividades interativas e usou um placebo. Os resultados mostram que as atividades físicas tradicionais e interativos melhorar três parâmetros de capacidade funcional, ou seja, a resistência aeróbia, agilidade e equilíbrio (p ≤ 0,05). No entanto, encontramos efeitos diferentes em dois parâmetros da capacidade funcional: não houve ganho de flexibilidade nos três grupos e havia apenas os ganhos em termos de velocidade do G1 e G2. A ingestão de Spirulina platensis em G2 pode estar aumentando a velocidade aeróbica. As conclusões gerais sugerem que atividades tradicionais e atividades físicas interativos são equivalentes na melhoria da capacidade funcional.