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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
A investigação realizada no âmbito do relatório de estágio tem como tema A seleção do repertório como meio de desenvolvimento técnico e interpretativo do aluno de Viola D’arco. Para um ensino eficaz, o aluno de viola aprende atualmente com métodos e obras escritas na clave de dó na terceira linha, assim como o uso da clave de sol quando apresentam notas mais agudas. Mas apesar de existir um repertório desde os graus iniciais do aluno, muitos são adotados de outros instrumentos, principalmente do violino, com o qual a viola partilha uma técnica base. Daqui surgem questões como: como identificar o repertório a ser aplicado ao estudo da viola d’arco? Como selecionar o repertório a ser aplicado ao aluno deste instrumento? Quando deve ser aplicado? Qual a sua eficácia? Na tentativa de encontrar uma resposta a questões que surgem mencionadas acima foi realizada uma investigação, iniciada com uma fundamentação teórica que aborda o contexto histórico da viola d’arco, desde a sua origem até à evolução da sua escola no século XX. Daqui se retira pontos fundamentais como métodos existentes, obras, compositores, pedagogos, violetistas e escolas. Esta contextualização permite ainda a criação de um fundamento que pode ajudar a corroborar a informação obtida no resto da investigação. De seguida é apresentada uma investigação-ação, realizada juntamente com uma aluna de viola d’arco, a quem é aplicado repertório selecionado para posterior análise sobre a eficácia no seu progresso. Juntamente com a investigação-ação, é realizada uma análise a critérios de avaliação ou programas para a disciplina deste instrumento, de quatro escolas diferentes, e que contenham sugestões de repertório para viola. Com isso, é possível criar uma base que ajuda a determinar quais as obras que podem ser aplicadas e em que graus devem ser realizadas essas aplicações. Além da investigação, está presente na primeira parte o relatório afetivo à Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório de Música de Seia.