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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Este trabalho realizou-se no âmbito de um estágio, no campo do Design de Moda e Têxtil, na marca Susana Bettencourt. A mestranda investigou acerca do planeamento de coleções de design de moda sustentável, chegando assim à questão de estágio: Como a marca Susana Bettencourt poderá planear o desenvolvimento dos produtos de forma a reduzir o desperdício e reaproveitar materiais numa coleção sustentável? Assim sendo, o objetivo deste trabalho foi dar resposta ao problema encontrado, através de um estágio. Para isso, fez-se uso de metodologias intervencionistas ativas (experiência) e não intervencionistas (pesquisa e observação), de forma a alcançar este objetivo. Ser versátil, atualmente, é um dos requisitos mais importantes para prosperar no mundo do trabalho, não só na moda. Neste estágio, a mestranda teve a oportunidade de exercer inúmeras tarefas que um designer de moda tem de fazer, mesmo não tendo diretamente a ver com a área. Assim, esta vivência possibilitou que a mestranda pudesse estudar sobre o tema da sustentabilidade e iniciar a sua vida profissional. O foco deste relatório é o estudo da sustentabilidade. O objetivo é sensibilizar para algumas ações que já estão a ser tomadas na indústria da moda, na procura de produtos e processos mais amigos do ambiente, seja através do consumo reduzido de materiais, da utilização de fibras mais sustentáveis ou mesmo na consciencialização dos consumidores.
Este projeto consiste na publicação de uma revista de moda, com conteúdos diversificados. E que estes, por sua vez, sejam transversais aos dois públicos-alvo identificados. Contém temas relacionados com tendências, novas tecnologias, sustentabilidade e património cultural, bem como entrevistas com profissionais da indústria da moda. No seu interior existe um separador dedicado ao desfile Castelo Branco Moda’19, com todas as suas informações. Queremos com isto criar uma plataforma de partilha, e relações entre estes dois lados do setor da moda portuguesa, e também que o alcance da informação fosse vasto, sendo que para isto foi criada uma rede social. A revista apresenta ainda conteúdos visuais, entre eles dois editoriais e uma secção dedicada ao streetstyle. Em termos de layout, a revista apresenta-se de uma forma ruidosa e clean em simultâneo, que comunicará com os públicos-alvo, sendo este um ponto forte na edição.