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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Dissertação de Mestrado apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Trabalho de Projeto apresentado a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários a obtenção de grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo Motor.
Trabalho de Projecto apresentado a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Dissertação apresentada a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
A Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) assenta num conjunto de teorias explicativas, apresentando-se como uma perturbação global do desenvolvimento. Caracteriza-se pela presença de um desenvolvimento atípico na interação social, através de um acentuado défice no uso de comportamentos não-verbais, défices ao nível da comunicação, dos comportamentos, dos interesses e das atividades, que apresentam restrições, repetições e estereotipias. As perturbações do espetro do autismo constituem uma síndroma e, por essa razão, os indivíduos com PEA podem evidenciar uma sintomatologia diversificada, associada a um diagnóstico de deficiência mental que pode ser moderada ou severa, daí apresentarem capacidades e funcionamentos distintos, pelo que se torna imperioso a realização de um diagnóstico diferenciado. De natureza qualitativa, a investigação realizada foi desenvolvida de forma a permitir uma melhor compreensão acerca da comunicação e da interação de uma criança autista, face à inclusão da mesma numa turma do ensino regular. A criança que integra o estudo frequenta o segundo ciclo do ensino básico, embora tenha um horário adaptado e repartido entre a frequência da sala de ensino estruturado e algumas áreas curriculares do segundo ciclo. Os dados foram obtidos a partir da realização de quatro momentos distintos de observação direta, onde foram preenchidas grelhas de observação e o registo do nível de envolvimento da criança, através da Escala de Envolvimento da criança e também a partir das entrevistas realizadas. Pudemos constatar que a comunicação da criança pode ser estabelecida através do recurso a sistemas alternativos de comunicação, que lhe permitiram expressar-se a vários níveis e em contextos diferenciados. Verificou-se que a criança estabeleceu interação nos diferentes espaços e locais de aprendizagem. Os dados analisados foram ao encontro da questão principal e objetivos definidos neste trabalho. A realização deste estudo vem reforçar a importância do contacto direto com a criança com PEA, de forma a permitir uma melhor compreensão e deteção das suas principais limitações, assegurando a sua inclusão, que será uma condição essencial para a operacionalização de uma prática pedagógica promotora de um desenvolvimento cognitivo e social.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do Grau de de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Socia.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Contém: 20 peças : color., madeira, plástico, vermelho
Dissertação de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Tese de Doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob a orientação científica do Professore Doutor Manuel Viegas Abreu. No final da Tese de Doutoramento foram incluídos os anexos (p. 440-554).
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho de Projeto apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial domínio cognitivo e motor.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - domínio Cognitivo-Motor.
Projeto do Ensino Artístico apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar – Área de especialização em Crianças e jovens em risco.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Castelo Branco do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Esta memoria está dividida en dos secciones, por un lado, el dossier de las Prácticas Docentes Supervisadas, por otro, el trabajo de investigación desarrollado en el ámbito de la asignatura de Proyecto de Enseñanzas Artísticas. En la primera parte de la memoria se describe el trabajo docente desarrollado en las clases de violonchelo y clases colectivas en el Conservatório Regional de Castelo Branco durante el curso lectivo de 2017/2018, concluyendo con una reflexión crítica sobre la docencia. En la segunda parte se presenta el trabajo de investigación-acción desarrollado con la clase de violoncelo con la intención de estudiar los beneficios del yoga y la meditación en el aprendizaje de un instrumento musical y en el manejo de los problemas inherentes, como trastornos musculoesqueléticos y ansiedad escénica, a los estudiantes de música. Se pretende que los resultados ayuden a entender y mejorar la práctica docente, alejando las enseñanzas musicales del sufrimiento psíquico, emocional y físico que a veces los músicos padecen. Durante el periodo de investigación se recogieron datos de la implicación en el aprendizaje, la ansiedad estado y la ansiedad escénica de los participantes, y se implementó un programa de yoga y meditación que acompañó al alumnado de la clase de violonchelo durante casi todo el curso lectivo. Al finalizar el programa se recogieron nuevamente los datos y se solicitó a los participantes un relato personal sobre su experiencia con el programa. El análisis de los datos recogido mostró mejoras significativas tanto en la implicación de los alumnos en las actividades, como en su bienestar emocional, al mismo tiempo que se redujeron los niveles de ansiedad estado y de la ansiedad escénica musical. Se puede concluir que el yoga y la meditación, como complemento de la formación de los estudiantes de música, puede ayudar a mejorar su aprendizaje y desarrollar herramientas de afrontamiento para los problemas que cohabitan con la profesión del músico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
O presente Relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas e complementares. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano letivo de 2017/18 na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes na disciplina de instrumento. A segunda parte descreve o Projeto de Ensino Artístico que se articulou com a prática letiva da disciplina de piano, que oriento na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes intitulado: Conjugação de aulas individuais e partilhadas no ensino do piano: motivação e aprendizagens. A temática deste estudo desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes à motivação, às aprendizagens e ao envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem do piano. A análise dos dados recolhidos ao longo do ano letivo através de instrumentos diversificados, permite considerar que o método de ensino sob a qual incide a investigação possibilita diversas dinâmicas de aprendizagem produzindo resultados positivos no campo da motivação, das aprendizagens e do envolvimento dos discentes.
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Integra, numa primeira parte, a caracterização do contexto educativo onde o projeto se operacionalizou, bem como a descrição e reflexão das atividades pedagógicas desenvolvidas na Escola Profissional de Música de Espinho, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte do presente Relatório organiza-se como o relato do projeto de investigação implementado no mesmo contexto, tendo como objetivos analisar os efeitos da música de câmara na iniciação do clarinete, identificando o seu impacto no desenvolvimento de competências musicais e socioemocionais. Paralelamente, propusemo-nos construir um guia orientador de aprendizagens, tendo como base as estratégias e os resultados do estudo. Em relação ao suporte concetual, foram utilizados os modelos pedagógicos de Suzuki e Vygostky, considerando o importante contributo teórico e metodológico destes autores na compreensão das vantagens da aprendizagem em grupo, em idades precoces, valorizando o papel da imitação na aprendizagem. Considerando que, ao longo do processo, assumi o duplo papel de docente e investigadora, a implementação do estudo organizou-se de acordo com a metodologia de investigação-ação, tendo como suporte a observação participante, as notas de campo, o inquérito a professores de clarinete, o inquérito aos alunos para avaliarem a experiência pedagógica em que participaram, os registos áudio e grelhas de avaliação de conhecimentos. De acordo com a experiência descrita neste Relatório e os resultados obtidos, nomeadamente a opinião dos professores inquiridos, realço a importância de promover a utilização da música de câmara na iniciação ao clarinete, valorizando a experiência da interação e cooperação entre pares para uma aprendizagem eficaz e motivadora. A construção do Guia foi um desafio conseguido e organiza-se como um recurso pedagógico para a iniciação à aprendizagem do clarinete.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
O presente relatório está divido em duas partes. A primeira parte apresenta as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música, opção de Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas no Conservatório Regional de Castelo Branco, numa turma de segundo grau de formação musical, numa turma de coro do mesmo grau e na orquestra sinfónica. A segunda parte encontra-se dividida em duas secções, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental preparatória à investigação e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação apoiada numa metodologia de natureza mista com o objetivo de compreender as diferenças das perceções de ensino da disciplina de Formação Musical por parte dos professores da mesma e dos seus alunos. As questões de investigação orientadoras do estudo foram as seguintes: (i) Quais os métodos que os professores de Formação Musical conhecem?; a segunda: (ii) Quais os métodos que os professores de Formação Musical utilizam?; a terceira: (iii) Quais são as estratégias que os alunos utilizam na aprendizagem musical?; a quarta (iv) Que estratégias os professores de Formação Musical utilizam para motivar os alunos para a aprendizagem?; e por ultimo: (v) Qua perceções têm os professores e os alunos relativamente às práticas pedagógicas desenvolvidas na aula de FM? A investigação baseou-se na análise do resultado dos inquéritos por questionário realizados a professores de Formação Musical e alunos da disciplina. O questionário foi contruído tendo por base entrevistas prévias e uma revisão de literatura sobre a temática em análise. O facto de termos optado por auscultar simultaneamente alunos e professores, bem como a preocupação de utilizarmos um questionário que permite aferir a opinião dessas duas categorias de respondentes relativamente às mesmas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, o que permitiu uma análise comparativa que se revelou útil para uma reflexão sobre aspetos pertinentes relacionados com a lecionação da disciplina de Formação Musical. Foi possível identificar similitudes, mas também divergências, nomeadamente sobre a perceção da motivação para a aprendizagem, sobre o reportório musical utilizado nas aulas e sobre a importância da utilização da improvisação nesse processo, pelo que os resultados obtidos podem suscitar formas de pensar e organizar o ensino da disciplina em análise.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Intervenção Social Escolar.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
O presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.
O presente relatório de estágio integra, numa primeira parte, uma descrição da Prática de Ensino Supervisionada que foi realizada no ano letivo de 2021/2022, na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Em segundo lugar é descrita a pesquisa realizada abordando o tema “A ansiedade durante o processo de transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior dos estudantes de música e aspetos inerentes”. O processo de ingresso no Ensino Superior não deve ser encarado como uma transição meramente académica, mas também como uma enorme mudança a nível pessoal e social dos jovens-adultos estudantes. Esta transição engloba, não só, a compreensão das consequências que as mudanças têm na vida do indivíduo, mas também as estratégias que este utiliza para uma maior ou menor adaptabilidade aos novos acontecimentos a que é submetido. Estão inerentes múltiplas exigências e desafios respeitantes à esfera pessoal, interpessoal e académica do aluno, exigências estas que podem ser intensificadas ou atenuadas por fatores externos como a família, pares, professores ou pelas próprias instituições de ensino. Desta forma, não se pode individualizar este processo apenas como respeitante ao aluno e às suas capacidades físicas, sociais e psicológicas por ser, também, abrangida uma panóplia de fatores externos que podem influenciar diretamente as decisões do jovem estudante e interferir no seu percurso académico. Assim sendo, nesta investigação, é definido o conceito de ansiedade e também explorada a forma como esta interfere na vida do jovem-adulto estudante de música, desde a sua frequência no Ensino Secundário até à transição para o Ensino Superior, tendo em conta todos os intervenientes mencionados anteriormente. Também são abordadas as expetativas dos alunos e estratégias de coping utilizadas pelos mesmos para lidar com a ansiedade. Através de inquéritos por questionário realizados a 16 alunos de cordas friccionadas do 12º ano das escolas profissionais e a 20 alunos do 1º ano de licenciatura provenientes do ensino profissional, foi possível confirmar a existência da experienciação de ansiedade pela maioria dos estudantes e, também, compreender de que forma esta afeta a sua vida (tanto pessoal como académica). Os resultados revelam algumas preocupações respeitantes ao seu bem-estar, tanto a curto como a longo prazo, e à forma como estes se encontram (ou não) devidamente preparados e informados para um processo que requer mudança e tomada de decisões significativas. Por fim, são apresentadas algumas sugestões (1) às instituições de ensino para que esta temática seja mais desenvolvida e devidamente exposta na sua comunidade; (2) às famílias para que se envolvam no percurso académico dos seus educandos, de forma a que estes se sintam apoiados e confortáveis em pedir apoio quando necessário; e (3) aos próprios alunos para que deem o passo necessário e crucial à obtenção de ajuda.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor.
Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretende-se comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da auto-eficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optou-se pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música, apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destacamos o facto de ter tido como ponto de par􀆟da um problema que imergiu da prática profissional docente de um dos autores do artigo e que se foi organizando a par􀆟r de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações participantes realizadas e que considerámos importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos, de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Universidade de Coimbra, 2005
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação nas Organizações, Universidade de Coimbra, 2001
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Violoncelo) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Oboé) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Oboé) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Violino) e Música de Conjunto
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
O presente relatório consta de duas partes. A primeira é uma reflexão sobre a experiência adquirida durante os meus 20 anos de vida docente a lecionar as disciplinas de violino e prática de conjunto. A segunda consiste num projeto de investigação que desenvolvi durante o ano letivo 2016-2017 sob o título Autoeficácia e Estilos de Aprendizagem: um estudo comparativo entre os alunos que frequentam o ensino artístico especializado da música e os alunos que frequentam o ensino regular. Tendo como pressuposto que a aprendizagem musical é uma ferramenta importante para o desenvolvimento das crianças e que poderá promover e/ou exigir estilos de aprendizagem específicos, bem como níveis de perceção de autoeficácia elevados, pretendi comparar dois grupos de alunos, estudantes de música e alunos que nunca tiveram esta experiência, relativamente às variáveis “perceção da autoeficácia” e “estilos de aprendizagem”. De forma a dar resposta aos objetivos do estudo, optei pela implementação de um design de investigação descritivo de cariz correlacional que permitiu identificar níveis significativamente superiores de autoeficácia nos estudantes do ensino especializado da música apesar de não se terem identificado diferenças significativas nos estilos de aprendizagem entre os grupos analisados. Neste percurso investigativo, destaco o facto de ter tido como ponto de partida um problema que emergiu da minha prática profissional docente e que se foi organizando a partir de dados indutivos recolhidos nesse contexto. Este processo permitiu a identificação de questões de investigação decorrentes das observações realizadas e que considerei importante aferir de uma forma mais objetiva e suportada por dados quantitativos de forma a clarificar e validar uma primeira análise de natureza meramente qualitativa.
O presente relatório consta de duas partes. A primeira é uma reflexão sobre a experiência adquirida durante os meus anos de vida docente a lecionar as disciplinas de piano e prática de conjunto. A segunda consiste num projeto de investigação que desenvolvi durante o ano letivo 2016-2017 sob o título Estratégias construtivistas no processo de ensino–aprendizagem do Piano. O projeto pretendeu identificar estratégias construtivistas pertinentes para o ensino e a aprendizagem do Piano, baseadas na teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon e a sua aplicação a nível prático tendo como base a investigação sobre Aprendizagem simultânea de Paul Harris. De forma específica pretendi desenvolver o conceito de audiação num grupo de alunos através de exercícios preparatórios à abordagem de uma peça, um trabalho pedagógico antes de entregar fisicamente a partitura da peça ao aluno. Tendo lecionado durante 9 anos no Reino Unido constatei que as metodologias de ensino eram diferentes das de Portugal em vários aspetos mas, principalmente, no tipo de músico que se pretende formar. Considero a metodologia britânica mais ligada às mais recentes pesquisas sobre aprendizagem em geral e sobre aprendizagem musical em particular, pelo que surgiu a ideia de aplicar várias dessas metodologias na minha atividade docente em Portugal.
A presente obra trata-se de uma investigação-ação, cujo objetivo é precisamente melhorar a prática pedagógica, apoiando-se em ações de observação, reflexão, planificação e aplicação de novas estratégias, no contexto prático da sala de aula. Fundamentalmente, procurou-se estabelecer estratégias que permitam fomentar a criatividade no ensino de música, especificamente nas aulas de contrabaixo, num contexto de improvisação e composição em grupo. Neste sentido, explora-se igualmente a pedagogia de orientação para uma aprendizagem criativa, objetivando uma aprendizagem cada vez mais significativa e otimizada. No âmbito desta investigação criou-se o projeto Oficina de Experimentação Musical, integrado na disciplina de instrumento – contrabaixo, um espaço aberto para a prática da improvisação e composição em grupo. Acompanhou-se o processo criativo de um grupo de três alunos do 5º ano, que produziram um trio para contrabaixos intitulado Peça sobre o oceano, com três variações, e várias pequenas peças de música concreta. Durante o período de investigação foi decretado o encerramento das escolas devido à pandemia por Covid-19. Optou-se por continuar o projeto com a exploração de música concreta na tentativa de ultrapassar as dificuldades inerentes à inexistência de contrabaixos nos domicílios dos alunos. Os resultados práticos das sessões foram analisados pela perspetiva do Modelo do Desenvolvimento Musical de Swanwick e por um Teste de Pensamento Criativo de Torrance adaptado para a avaliação das ideias musicais, permitindo obter informações quanto ao desenvolvimento musical criativo dos alunos. Realizou-se também uma entrevista aos três alunos, que informou acerca do impacto das estratégias utilizadas e dos problemas que à primeira vista não eram identificáveis
O presente Relatório de Estágio apresenta-se dividido em duas partes que se complementam, a primeira, Prática de Ensino Supervisionada e a segunda, Projeto de Ensino Artístico. A primeira parte deste trabalho transparece o estágio profissional realizado no ano letivo de 2018/2019 na Escola de Artes do Norte Alentejano ao nível da Formação Musical e da Música de Conjunto. A segunda parte vem complementar a primeira, na medida em que procura fundamentar e analisar o que foi realizado em determinado período nas aulas de Formação Musical englobadas na Prática de Ensino Supervisionada. Neste período de tempo, procurou-se utilizar o instrumento tocado pelos alunos assim como o respetivo repertório como recursos didáticos da disciplina, objetivando assim, um maior envolvimento na aprendizagem dos alunos assim como uma maior motivação para este processo, nomeadamente a envolvência evidente da motivação intrínseca e extrínseca na aprendizagem. Durante a aplicação das estratégias foi possível observar diretamente diferentes teorias, como a teoria da autodeterminação e a teoria da autoeficácia.
O presente documento resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Classe de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Polo de Sousel, durante o ano letivo 2020/21, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola e da Turma de IV de Formação Musical deste polo; apresentam-se planificações e respetivos relatórios de aula, finalizando com uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido sob o título Estudo do impacto do ensino – aprendizagem da Música nas Emoções do Ser Humano, tendo como objetivo implementar estratégias e atividades pedagógicas inovadoras que, tendo por base as emoções, promovam a motivação para a aprendizagem da música e a relação professor-aluno. A metodologia que suportou a pesquisa é de natureza qualitativa, organizando-se como uma investigação-ação, uma vez que concebi e implementei estratégias e atividades pedagógicas que visaram dar resposta à falta de interesse, motivação e falta de gosto pela disciplina de formação musical. Os recursos que suportaram a intervenção foram essencialmente excertos musicais, escalas, intervalos melódicos e acordes, onde os alunos tentaram associar sons a emoções específicas que iam ao encontro das emoções desencadeadas por esses estímulos. Como técnicas de recolha de dados utilizei grelhas de observação como suporte à observação participante, também recorri ao uso inquéritos por questionários para conhecer a opinião dos alunos sobre as estratégias e materiais utilizados no estudo. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas foram adequadas, tendo conduzido a resultados positivos. A associação entre emoções e os conteúdos musicais dinamizou mudanças positivas nos alunos a nível da sua postura, dedicação, gosto e motivação, que era o meu principal foco no final deste ano letivo. Foi, assim, notória a excelente evolução dos discentes, bem como o gosto pela disciplina de Formação Musical.