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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
O objetivo deste trabalho consiste num programa de estágio de cariz internacional, na marca DUARTE, sediada em Madrid, Espanha, onde o aluno pretende analisar as principais diferenças entre os processos de criação e de produção de projetos de moda de autor, no estrangeiro e em território nacional. A par disto o mestrando pretende selecionar uma marca que apresente produtos confecionados em peles animais ou sintéticas, e tentar aprofundar as novas questões acerca da sustentabilidade. Pretende-se assim, colocar a possibilidade de inclusão de matérias primas sustentáveis, com a possibilidade de substituição dessas mesmas matérias por alternativas ambiental, social e economicamente mais favoráveis, focando-se nas peles produzidas através de resíduos e recursos vegetais. A metodologia a utilizar no desenvolvimento deste trabalho irá incidir na Metodologia Não Intervencionista de base qualitativa, e Metodologia Mista Intervencionista. Como objetivo principal, este trabalho visa aprofundar a viabilidade da introdução destes materiais no setor da moda de autor, e verificar se estes mostram ser uma opção viável.
Este projeto consiste na publicação de uma revista de moda, com conteúdos diversificados. E que estes, por sua vez, sejam transversais aos dois públicos-alvo identificados. Contém temas relacionados com tendências, novas tecnologias, sustentabilidade e património cultural, bem como entrevistas com profissionais da indústria da moda. No seu interior existe um separador dedicado ao desfile Castelo Branco Moda’19, com todas as suas informações. Queremos com isto criar uma plataforma de partilha, e relações entre estes dois lados do setor da moda portuguesa, e também que o alcance da informação fosse vasto, sendo que para isto foi criada uma rede social. A revista apresenta ainda conteúdos visuais, entre eles dois editoriais e uma secção dedicada ao streetstyle. Em termos de layout, a revista apresenta-se de uma forma ruidosa e clean em simultâneo, que comunicará com os públicos-alvo, sendo este um ponto forte na edição.