Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
A primeira parte deste documento consiste no trabalho elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, componente de Formação Musical e Música de Conjunto. Esta atividade letiva, pormenorizada no presente trabalho, ocorreu entre o anos 2018 e 2019, na Academia de Música de Santa Cecília (AMSC), em Lisboa. O documento começa por apresentar a contextualização da escola e o seu modelo de ensino e, posteriormente, são descritas as práticas educativas e apresentada uma breve reflexão crítica ao trabalho desenvol-vido com as turmas em que decorreu o nosso estágio pedagógico. A segunda parte deste documento apresenta um estudo assente num Projeto de investigação concebido e desenvolvido no âmbito da unidade curricular projeto de Ensino Artístico e emergente da Prática. O estudo incide sobre um projeto de investi-gação-ação de caráter qualitativo que abrange a aquisição de dados, observação dire-ta e recolha de dados orais, assim como questionários aplicados aos participantes. Este Projeto de Investigação fez parte do Projeto Interdisciplinar Conta-me um segre-do dos alunos do 1º ciclo da AMSC. Começou-se por explorar as capacidades criativas dos alunos, através de atividades ligadas à improvisação rítmica e melódica. Segui-damente, desenvolveu-se um trabalho de composição de melodias para quadras ela-boradas no contexto da disciplina de Português, pelos alunos, em pequenos grupos. Por fim, realizou-se uma apresentação da disciplina de Coro, com a colaboração de todas as disciplinas envolvidas. A experiência realizada teve como principal objetivo observar e verificar se existe ligação entre a realização criativa e a motivação e, simul-taneamente, explorar novas estratégias que fomentem uma inter-relação entre a cria-ção e os conteúdos da aula de Formação Musical. No final, foram analisadas as respostas ao questionário realizado aos alunos, com o objetivo de compreender a importância da participação neste projeto, no que toca à motivação dos alunos no âmbito da disciplina de Formação Musical. A realização deste projeto poderá contribuir para a elaboração de projetos futuros que tenham como objetivo envolver os alunos no processo criativo e, deste modo, ser facilitador do seu desenvolvimento musical e humano.