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Documento disponível na Biblioteca da ESART.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5185
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 677 - 5171
Nesta época de comunicação, a nível global, os ambientes educativos necessitam de novos recursos que motivem e estimulem o processo educacional. O crescimento exponencial do conhecimento aliado à utilização dos recursos digitais, em ambientes de ensino e aprendizagem, tem vindo a contribuir para alterar o modelo de educação tradicional e potenciar o desenvolvimento curricular através de estratégias mais contemporâneas, permitindo, assim, uma maior diversidade de aprendizagens pelas crianças. De modo a favorecer a inclusão das Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC) na Educação Pré-Escolar (EPE) foi realizada uma investigação que teve por objetivo averiguar que recurso (digital ou analógico) promove melhores aprendizagens (ex: forma, espaço e cor) ao nível do subdomínio das Artes Visuais (AV). A investigação, de natureza qualitativa, tratando-se de uma investigação-ação, foi desenvolvida no ano letivo de 2020/2021, com um grupo heterogéneo composto por 25 crianças, num Jardim de Infância do concelho de Castelo Branco, das quais 5 (com 5 e 6 anos de idade) constituíram a amostra deste projeto. Na recolha de dados, privilegiaram-se a observação participante e as notas de campo, nas intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação (EE); as entrevistas à Orientadora Cooperante bem como a duas Educadoras de Infância (EI) do agrupamento de escolas. Nas três intervenções pedagógicas implementadas foram desenvolvidas atividades de desenho, quer em suporte analógico (desenho a lápis em suporte papel) quer em suporte digital (software de desenho Paint), de modo a perceber qual destes recursos promove melhores aprendizagens, no subdomínio das AV. Os resultados obtidos, na sua generalidade, apontam que, na EPE: ao nível da organização do espaço gráfico, pelas crianças, a utilização do software de desenho Paint promove melhores resultados; ao nível da forma e da cor os resultados são melhores, em suporte analógico. Os resultados apontam ainda para a importância da utilização das TIC pelas crianças, de forma regular e sistemática, nas suas rotinas diárias, tanto em casa como no meio escolar, para promover melhores aprendizagens.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) possuem um papel predominante no quotidiano de cada cidadão e em todas as suas rotinas diárias, visto que se encontram muito presentes na sociedade atual, sendo que o setor da educação não é exceção. Contudo, existe ainda, uma utilização limitada em contexto educativo, mais propriamente em Educação Pré-Escolar (EPE), onde as crianças não usufruem das potencialidades das TIC, de forma sistemática e regular. De modo a favorecer a inclusão das TIC foi realizada uma investigação que procurou averiguar que recurso (digital ou analógico) promove melhores aprendizagens (ex: forma, espaço e cor) ao nível do subdomínio das Artes Visuais (AV). Neste sentido, houve o objetivo de incluir a utilização das tecnologias digitais no domínio da Educação Artística (EA)/AV de forma a se poderem avaliar as diferenças na produção e na apreciação de imagens (num recurso analógico e num recurso digital) tendo em consideração o desenvolvimento do grafismo das crianças. Tendo em conta os objetivos da investigação que foram estabelecidos, realizou-se uma investigação de natureza qualitativa, tratando-se de uma investigação-ação. O estudo foi desenvolvido no ano letivo de 2020/2021 num Jardim de Infância (JI) do concelho de Castelo Branco, com um grupo constituído por 25 crianças, das quais 5 (com 5 e 6 anos de idade) foram participantes neste projeto. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante e as notas de campo, no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; as entrevistas à Orientadora Cooperante e a duas Educadoras de Infância (EI) do agrupamento. No decorrer da investigação foram realizadas três intervenções pedagógicas nas quais foram desenvolvidas atividades de desenho, tanto em suporte analógico (desenho a lápis em suporte papel) como em suporte digital (software de desenho Paint), de modo a averiguar qual dos recursos promove melhores aprendizagens, no subdomínio das AV. De modo geral e, tendo em conta os resultados obtidos, verificou-se que na EPE: as TIC, mais especificamente a utilização do software de desenho Paint, promovem melhores resultados ao nível da organização do espaço gráfico, pelas crianças; em suporte analógico, os resultados são melhores ao nível da forma e da cor. Os resultados também apontam para a possibilidade de a utilização do software de desenho Paint promover melhores aprendizagens, comparativamente ao suporte analógico, se as crianças o utilizassem de forma regular e sistemática, nas suas rotinas diárias, tanto em casa como em contexto educativo.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Documento disponível na Biblioteca da ESART
O presente projeto tem o objetivo de mostrar o processo de criação de texturas tácteis com estímulos, para pessoas com deficiências oculares. A metodologia utilizada, foi a metodologia de Munari. Seguindo as várias fases desenvolveu-se um produto têxtil concetual, inspiradas em obras de Carlinho Carvalhosa e texturas de várias rochas. As técnicas usadas foram tecelagem, bordado e crochet, mas no geral cada textura resulta numa técnica mista. Como resultado, obtiveram-se seis texturas com estímulos.
Este projeto surge da parceria estabelecida entre a sua autora e a associação “Bordar Óbidos”, com o intuito de criar uma coleção de peças de vestuário com a aplicação do Bordado de Óbidos. Ao longo desde projeto, é possível observar todo o caminho percorrido para chegar ao resultado final, a coleção. Tudo o que envolve a coleção (os materiais, as cores...) respeita as regras do Bordado de Óbidos. O objetivo é lançar o Bordado de Óbidos para o mundo inteiro, sob uma forma que ainda não existe aqui na zona e no leque de produtos que a associação tem e que se encontra à venda na sua loja, localizada na vila de Óbidos.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5500
O presente trabalho consiste na criação de uma coleção de vestuário para senhora, com a inclusão de elementos do Bordado da Madeira. Os padrões presentes na coleção foram obtidos através da técnica de Lumen Print e foram realizados ainda na ilha da Madeira com várias flores silvestres e algumas mais comuns como, por exemplo, camélias. De forma a chegar a um produto final, seguimos as várias fases metodológicas, seguindo a metodologia projetual de Fiona Dieffenbacher (2013). Assim, primeiramente pesquisou-se sobre o Bordado da Madeira nomeadamente sobre a sua história e também sobre as suas características e limitações. Só depois pudemos dar início ao processo criativo. Após a pesquisa inicial sobre o Bordado da Madeira foi necessário estabelecer um conceito para o trabalho e, para tal, foram exploradas várias vertentes da história da Madeira, até termos chegado ao tema escolhido, que consiste na chegada de vários imigrantes à ilha da Madeira, nos finais do século XIX, de países como Inglaterra, Alemanha e França que estavam inseridos em ambientes pós-revolução industrial e que se depararam com uma paisagem totalmente diferente de tudo o que conheciam, dado que a natureza era o aspeto que mais prevalecia na ilha. Na coleção é explorada o momento da chegada destes indivíduos até à total imersão na realidade da ilha da Madeira. Seguiu-se o desenvolvimento do processo criativo, desde a criação de painéis de conceito e público-alvo, passando ainda pela elaboração de esboços, criação de padrões, ilustrações finais e fichas técnicas. Como resultado, obtiveram-se peças de vestuário únicas devido à sua aliança entre o bordado da madeira e outras técnicas têxteis.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil