Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio, intitulado “Um olhar sobre a leitura rítmica: Estratégias de ensino-aprendizagem”, foi desenvolvido no contexto da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Esta prática teve lugar nas turmas de Coro, ao nível da iniciação, e do terceiro grau de Formação Musical, em regime articulado, na Academia d’Artes de Cinfães ao longo do ano letivo 2020/2021. Como projeto de Ensino Artístico foi desenvolvida e integrada no presente relatório uma investigaçãoação. As duas partes deste relatório focam-se em diferentes contextos. A primeira concentra-se no contexto da escola e na prática de ensino supervisionada, onde se disponibilizam as caracterizações do meio em questão, bem como as planificações e reflexões desta prática. A segunda parte apresenta a investigação-ação desenvolvida com a temática “Um olhar sobre a leitura rítmica: estratégias de ensino-aprendizagem” e as seguintes questões de investigação: Como colmatar dificuldades de aquisição da leitura rítmica através da implementação de estratégias de ensino-aprendizagem, num grupo de alunos da turma de Formação Musical do terceiro grau da Academia d’Artes de Cinfães?; O estilo de aprendizagem individual potencia a existência de dificuldades no desenvolvimento da competência de leitura rítmica?. Tendo como objetivo responder às questões de investigação identificadas anteriormente, foram implementadas estratégias de ensino-aprendizagem recorrendo à bibliografia de pedagogos como: Dalcroze, Kodály, Orff, Willems, Suzuki, Wuytack, Swanwick e Gordon. De entre essas estratégias é possível destacar o movimento, a criação, a associação verbal e a imitação, e, por fim, foi também realizada a caracterização dos alunos quanto ao seu estilo de aprendizagem individual. Em relação à investigação, esta centrou-se na análise do resultado da implementação destas estratégias num grupo de alunos da turma do terceiro grau da Academia d’Artes de Cinfães, propositadamente selecionados de acordo com as dificuldades verificadas em contexto de sala de aula. Necessitou-se, para tal, de efetuar a caracterização da amostra, realizar a planificação e desenvolver a prática pedagógica, recolher, analisar os dados e refletir com o intuito de construir os resultados finais. Para tal, recorreu-se aos seguintes instrumentos de investigação: reflexões da prática pedagógica; inquéritos por questionário; testes de estilo de aprendizagem; e avaliações orais antes e após a implementação das estratégias selecionadas. Por fim, as estratégias adotadas conduziram a um desenvolvimento profícuo das capacidades de leitura rítmica dos alunos do grupo de apoio em Formação Musical, sendo estas capacidades condicionadas pelos estilos de aprendizagem individuais.