Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

31 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Desporto Adaptado.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22699TFCPAG.
O principal objetivo desta investigação é avaliar as opiniões dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física, num contexto inclusivo. Pretende também contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 12 e 14 anos formando assim uma amostra por conveniência. Foram aplicados dois instrumentos na presente investigação, uma entrevista exploratória que serviu de base para a construção de um questionário. Os dados obtidos foram tratados no programa estatístico SPSS 19,0, através da estatística descritiva, mediante as medidas de tendência central. Para o teste de hipóteses foram utilizados o teste t-student, a ANOVA e a matriz de correlação de r-Pearson. Os resultados obtidos revelam diferenças de opinião, quanto ao género e à tipologia da deficiência existente na turma. No que respeita à idade não estamos em condição de concluir de forma concreta, pois nesta variável não tem uma tendência definida. Quanto às relações entre os blocos, estes também demonstram diferenças entre as opiniões. O bloco Valorização da participação do aluno com condição de deficiência” reflete uma opinião de inclinação positiva, enquanto que o bloco “Envolvimento do professor nas aulas de EF” evidencia uma tendência negativa relativamente às opiniões.
O objetivo deste estudo e o de avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência relativamente a inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física tendo em conta as variáveis idade, género e tipologia da deficiência. Foi utilizado um inquérito por questionário com entrevistas exploratórias que serviram para a construção do mesmo. A amostra foi constituída por 37 indivíduos, 16 jovens do género feminino e 21 do género masculino com idades compreendi das entre os 12 e 14 anos, com urna média de idades dos sujeitos de 12,86 anos, com um desvio padrão de 0,082199. Os resultados obtidos revelam diferenças de atitudes, quanto ao género e a tipologia da deficiência existente na turma. No que respeita a idade não estamos em condição de concluir de forma concreta pois nesta variável não há uma tendência definida.
O principal objetivo desta investigação foi avaliar as atitudes dos alunos sem condição de deficiência nas aulas de Educação Física (EF) em contexto inclusivo, relativamente as variáveis género e tipologia da deficiência. Pretendeu-se ainda contribuir para a compreensão do conceito de inclusão, podendo auxiliar em estudos futuros. A amostra foi selecionada numa escola da rede pública, sendo constituída por 37 indivíduos de ambos os gêneros, em cujas turmas existem alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos na disciplina de EF. Na presente investigação foram aplicados dois instrumentos: uma entrevista exploratória que serviu de base à construção de um questionário. Os resultados obtidos revelam que existem diferenças de atitudes, e que estas variam quanto ao gênero e à tipologia da deficiência. Em suma, este estudo revela-se fundamental como meio de aferição das atitudes dos alunos sem condição de deficiência, uma vez que estes são um dos principais agentes para a construção do processo de inclusão.
Os treinadores têm um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos seus atletas, e quando falamos de desporto adaptado esta prerrogativa ganha maior relevo pois o desporto é um veículo transforador na vida dos atletas. No entanto, a temática dos comportamentos de liderança do treinador de atletas com deficiência intelectual, é pouco explorada cientificamente. O estudo tem como principal finalidade identificar a autoperceção dos treinadores e a percepção dos atletas sobre os comportamentos de liderança do treinador dos Special Olympics Portugal. Pretende-se ainda examinar a relação entre a autoperceção e perceção com a formação formal dos treinadores. A investigação é descritiva e de corte transversal, com uma amostra constituída por 50 treinadores e 94 desportistas do universo dos Special Olympics Portugal. A escala de liderança de desporto foi o instrumento utilizando no estudo, nas versões auto-perceção e perceção. Perante os resultados obtidos constata-se que nas versões analisadas, os treinadores de atletas com deficiência intelectual apresentam mais comportamentos de liderança nas dimensões de reforço, treino instrução e suporte social. Os treinadores com formação específica na área da deficiência têm comportamentos mais adequados às características necessidades especificas dos atletas.
O Special Olympics Portugal é uma das principais organizações nacionais para o desenvolvimento dodesporto paraatletas com deficiência intelectual. Os treinadores desempenhem um papel relevante no desenvolvimento dos atletas,sendo os estilos de decisão e planificação aspetos essenciais para adequar o treino àsnecessidades especificas dosatletas. Estas prerrogativas são pouco exploradas cientificamente quanto aos treinadores deste tipo de atletas. Oestudo tem como objetivo identificar os estilos de decisão e planificação do treinador do Special Olympics Portugal. Pretende ainda analisar a relação da formação formal e não formal com os estilos de decisão e planificação. A investigação é descritiva e de corte transversal dos treinadores do Special Olympics Portugal, com a participação de50 sujeitos. Foram utilizados dois questionários: o Questionário dos Estilos de Decisão no Desporto e o Questionáriodos Estilos de Planificação no Desporto. Os resultados revelam que os treinadores do Special Olympics Portugal possuem um amplo espetro de estilos de atuação no treino, predominando os estilos de decisão democrático e planificação flexível. Esta situação implica que os treinadores desta área são mais reflexivos, necessitando de adaptar as suas metodologias para trabalhar com os atletas e procurar novas soluções, de forma a adaptarem o treino às necessidades efetivas dos desportistas.
This study aims to synthesize and understand the qualitative and empirical evidence previously published on adapted sports career development. This systematic literature review also aimed at developing a conceptual model of the training and career path of adapted sports coaches. The research was carried out through the following databases: PubMed, Erid, EBSCO, Web of Science and Scopus. We selected nine qualitative studies according to the specific eligibility criteria. Data extraction was carried out independently by different authors, including the assessment of the methodological quality of the articles. We developed a conceptual model composed of four descriptive subjects (adapted sport option; perception of training athletes in adapted sports; development of the adapted sports coach’s learning; adapted sports coach reality) about the adapted sports coach’s pathway and added three analytical subjects about the difficulties, opportunity and reality of adapted sports. The conceptual model suggests inclusion of practical activity programs, the specificities of related contents with the adapted modalities, and observation in a real context are fundamental.
Nos últimos anos tem-se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo-nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula.
The coach role has been widely studied, and it has become a ruling factor in achievement of more knowledge, and by improving their competence. However, most studies are related to regular sports, making it essential to develop the same process in adapted sports. The present study aims to create a project that intends to establish a coaching profile in the field of Adapted Sport through the perspectives of coaches and athletes with Intellectual Disability (ID). Quantitative methods will be used as resource. We will question coaches through questionnaires for the mentoring profile (CPQ; SCDS; SCLS; SCPS) whereas for the leadership profile we will use the Sports Leadership Scale (ELD). As for the athletes they will be questioned through: BRSQ; BPNSS; SWLS and PANAS and Leadership Scale for Sports - LSS - Perception Version and Preferences). The results obtained in the described process, will serve to develop out the construction of a profile of training and performance for the coaches in the area of adapted sport.
The lack of specific training in Adapted Sports in Portugal is an obvious reality and according to this context, the Polytechnic of Castelo Branco, through their School of Education presents in the study plan of the bachelor’s degree of Sports and Physical Activity, the specialization of Sport for People with Disabilities. One of the Curricular Units (CU) included in the study plan is Adapted Sports, where several practical and collaborative methodologies are used. A questionnaire was address to 30 students with the purpose of evaluating the teacher’s performance and the importance of functional and practical dynamism of this Curricular Unit. The teaching methodologies used are highly appreciated by the students, as confirmed by the results of the curricular unit evaluation (mean 5.62) as well as the teacher’s performance (mean 5.66), for a maximal evaluation of 6. This CU also aims to sensitize the entire academic community to Adapted Sports, in order to develop workshops and continuous training in this field.
Pretende-se caraterizar os estilos de decisão e de planificação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual (DI). A amostra foi constituída por 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Podemos concluir que o treinador de desporto adaptado que trabalha com atletas com Deficiência Intelectual opta por um estilo de decisão mais democrático, aliado a um estilo de planificação mais flexível.
Pretendemos caraterizar o perfil de modelo e formação do treinador de desporto adaptado, que trabalha com atletas com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID). Participaram 31 sujeitos, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram aplicados inquéritos por questionário, tais com: “Coach Profile Questionnaire” (CPQ) sobre o perfil de modelo e “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação. Podemos concluir que os treinadores de desporto adaptado, que trabalham com atletas com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental, apresentam um perfil mais inovador quanto ao modelo e mais académico relativamente à formação.
O estudo incidiu na avaliação do perfil psicomotor e posterior a um indivíduo de 20 anos, do género masculino, com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). O instrumento utilizado foi a Bateria Psicomotora (BPM) para identificar o perfil psicomotor do indivíduo e que nos permitiu a determinação dos fatores psicomotores mais fracos. Posteriormente realizaram-se 12 sessões de hipoterapia, com incidência nos fatores psicomotores que se apresentaram mais fracos. Após a intervenção programada, procedeu-se a uma nova avaliação do indivíduo, o que nos permitiu interpretar a evolução do perfil psicomotor. Em traços conclusivos, o indivíduo na avaliação inicial apresentou um perfil psicomotor dispráxico (satisfatório) e após a implementação das sessões de hipoterapia, verificou-se evolução para um perfil psicomotor eupráxico (normal), o que nos sugere mais um contributo deste tipo de metodologia de intervenção em coletivos com PEA ou mesmo com distúrbios emocionais e comportamentais, contribuindo para a promoção da sua inclusão social.
Com este estudo pretende-se avaliar os efeitos da formação e liderança do treinador de desporto adaptado na planificação do processo de treino. A amostra constituída por 31 treinadores portugueses, 21 do género masculino e 10 do género feminino, com idades compreendias entre os 23 e os 60 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a recolha de dados: “Sport Coach Learning Style” (SCLS) sobre o perfil de formação; Sport Coach Decision Style” (SCDS) sobre o estilo de decisão e o “Sport Coach Planning Style” (SCPS) sobre o tipo de planificação do treinador. Concluímos que o estilo de liderança democrático dos treinadores de desporto adaptado portugueses não se revelou uma variável mediadora significativa entre a formação académica destes e o estilo de planificação que estes exercem no processo de treino.
Since coaches play an important role in the development of athletes, the process and mechanisms used by Special Olympics Portugal to develop coaches’ skills are worthy of research. In this context, the study aims to identify the training paths and profiles of the Special Olympics Portugal coach. It also aims to analyze the relationship between formal and non-formal learning in the profile and training of this type of coach. The research is descriptive and transversal regarding Special Olympics Portugal coaches, with the participation of 50 subjects. Two questionnaires were used, the Coaches’ Training Profile Questionnaire to determine the training routes, and the Coaches’ Orientation Questionnaire. The results show that the Special Olympics Portugal coaches have an academic background and a somewhat critical profile. It is imperative to build formal and non-formal learning contexts that focus on the theme of adapted sports, in order to allow the training of more qualified coaches, who are consequently more effective in their interventions with this type of athlete.
O Desporto adaptado é uma plataforma ideal para diminuir as debilidades e elevar processo vitoriosos. No entanto a escassez na formação especifica em Portugal é evidente. Neste contexto, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco decidiu incluir no plano de estudos do curso de Desporto e Atividade Física, a especialidade de Desporto para Pessoas com Deficiência. Uma das unidades curriculares inseridas no plano de estudo é a de Desportos Adaptados, onde são utilizadas metodologias de cariz mais prática. A utilização dessas técnicas é bastante apreciada pelos estudantes, como confirmam os inquéritos por questionários preenchidos pelos mesmo, acerca da avaliação tanto da unidade curricular como do desempenho do docente. De salientar que esta unidade curricular, ainda tem a preocupação de sensibilizar toda a comunidade académica para o Desporto Adaptado, realizando ações neste âmbito.
Adapted sport is an organized participation whose objective is to obtain improvement in physical and psychic conditions, that is, it represents one of the most important factors promoting educational success, inclusion and psychosocial development. The objective of this study was to evaluate the self-determined competences for the practice of sport and the levels of well-being, in athletes with Intellectual and Developmental Difficulties (DID) participating in the Special Olympics in Portugal, to be correlated as variables in study and which variables of self-determination are predictors of subjective well-being in this collective. Participated 54 Adapted Sport athletes, with DID, belonging to Portuguese Private Social Solidarity Institutions, participating in the Special Olympics competitive regime. Of the 54 athletes, 12 are female (22.22%) and 42 males (77.78%), aged between 11 and 53 years old (ẋ = 29.57 and SD = 10.59). For the data collection, the following validated scales were applied for the Portuguese population, The Basis Psychological Needs in Exercise Scale, The Behavioural Regulation in Sport Questionnaire, The Satisfaction with Life Scale, and The Positive and Negative Affect Scale. The athletes with intellectual and developmental difficulties (DID) participating in the Special Olympics revealed a high self-determined motivation for sports practice, and their subjective well- being was high enough and dependent on their levels of autonomous motivation. The regression models revealed that the best predictor of subjective well-being in this group was the autonomous motivation.