Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Atividade Física na especialidade de Desporto Adaptado.
Os treinadores têm um papel fundamental no desenvolvimento holístico dos seus atletas, e quando falamos de desporto adaptado esta prerrogativa ganha maior relevo pois o desporto é um veículo transforador na vida dos atletas. No entanto, a temática dos comportamentos de liderança do treinador de atletas com deficiência intelectual, é pouco explorada cientificamente. O estudo tem como principal finalidade identificar a autoperceção dos treinadores e a percepção dos atletas sobre os comportamentos de liderança do treinador dos Special Olympics Portugal. Pretende-se ainda examinar a relação entre a autoperceção e perceção com a formação formal dos treinadores. A investigação é descritiva e de corte transversal, com uma amostra constituída por 50 treinadores e 94 desportistas do universo dos Special Olympics Portugal. A escala de liderança de desporto foi o instrumento utilizando no estudo, nas versões auto-perceção e perceção. Perante os resultados obtidos constata-se que nas versões analisadas, os treinadores de atletas com deficiência intelectual apresentam mais comportamentos de liderança nas dimensões de reforço, treino instrução e suporte social. Os treinadores com formação específica na área da deficiência têm comportamentos mais adequados às características necessidades especificas dos atletas.
O Special Olympics Portugal é uma das principais organizações nacionais para o desenvolvimento dodesporto paraatletas com deficiência intelectual. Os treinadores desempenhem um papel relevante no desenvolvimento dos atletas,sendo os estilos de decisão e planificação aspetos essenciais para adequar o treino àsnecessidades especificas dosatletas. Estas prerrogativas são pouco exploradas cientificamente quanto aos treinadores deste tipo de atletas. Oestudo tem como objetivo identificar os estilos de decisão e planificação do treinador do Special Olympics Portugal. Pretende ainda analisar a relação da formação formal e não formal com os estilos de decisão e planificação. A investigação é descritiva e de corte transversal dos treinadores do Special Olympics Portugal, com a participação de50 sujeitos. Foram utilizados dois questionários: o Questionário dos Estilos de Decisão no Desporto e o Questionáriodos Estilos de Planificação no Desporto. Os resultados revelam que os treinadores do Special Olympics Portugal possuem um amplo espetro de estilos de atuação no treino, predominando os estilos de decisão democrático e planificação flexível. Esta situação implica que os treinadores desta área são mais reflexivos, necessitando de adaptar as suas metodologias para trabalhar com os atletas e procurar novas soluções, de forma a adaptarem o treino às necessidades efetivas dos desportistas.
Since coaches play an important role in the development of athletes, the process and mechanisms used by Special Olympics Portugal to develop coaches’ skills are worthy of research. In this context, the study aims to identify the training paths and profiles of the Special Olympics Portugal coach. It also aims to analyze the relationship between formal and non-formal learning in the profile and training of this type of coach. The research is descriptive and transversal regarding Special Olympics Portugal coaches, with the participation of 50 subjects. Two questionnaires were used, the Coaches’ Training Profile Questionnaire to determine the training routes, and the Coaches’ Orientation Questionnaire. The results show that the Special Olympics Portugal coaches have an academic background and a somewhat critical profile. It is imperative to build formal and non-formal learning contexts that focus on the theme of adapted sports, in order to allow the training of more qualified coaches, who are consequently more effective in their interventions with this type of athlete.
O Desporto adaptado é uma plataforma ideal para diminuir as debilidades e elevar processo vitoriosos. No entanto a escassez na formação especifica em Portugal é evidente. Neste contexto, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco decidiu incluir no plano de estudos do curso de Desporto e Atividade Física, a especialidade de Desporto para Pessoas com Deficiência. Uma das unidades curriculares inseridas no plano de estudo é a de Desportos Adaptados, onde são utilizadas metodologias de cariz mais prática. A utilização dessas técnicas é bastante apreciada pelos estudantes, como confirmam os inquéritos por questionários preenchidos pelos mesmo, acerca da avaliação tanto da unidade curricular como do desempenho do docente. De salientar que esta unidade curricular, ainda tem a preocupação de sensibilizar toda a comunidade académica para o Desporto Adaptado, realizando ações neste âmbito.