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Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Animação Artística.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
O propósito do presente estudo de caso passa por compreender em que medida, a adaptação de estratégias de ensino e o desenvolvimento de uma relação próxima entre professor e aluno potencializam de forma positiva o processo de ensino aprendizagem do Violoncelo, numa criança com Mutismo Seletivo. Para tal foram defenidos como objetivos específicos: descrição do processo de ensino/aprendizagem do caso em questão; caracterizar os fatores envolvidos no processo ensino/aprendizagem do violoncelo com uma criança com Mutismo Seletivo; identificar os fatores que potencializam o processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo. A metodologia utilizada neste estudo acenta num estudo de caso único, de caráter qualitativo. Foi realizada uma entrevista para recolha de dados, bem como registos de observação direta. Os resultados obtidos apontam para a importância do papel do professor e da relação professor-aluno como fatores potencializadores de sucesso no processo de aprendizagem do instrumento.
O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida na Escola de Artes da Sociedade Artística Musical dos Pousos, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico, desenvolvido na ACAPO, cujo tema é “metodologias e estratégias a utilizar numa classe de conjunto de alunos cegos de iniciação musical”. A primeira parte irá contemplar a caracterização da cidade de Leiria e da SAMP, bem como os objetivos, planificações e reflexões acerca do estágio realizado. A segunda parte terá como foco o projeto desenvolvido na ACAPO, que teve como objetivo de trabalho a adaptação de estratégias a utilizar num coro constituído por pessoas com deficiência visual. O enquadramento teórico será feito com a caracterização da deficiência visual, a apresentação da instituição onde foi realizado o projeto (ACAPO), os pedagogos musicais cujas metodologias serviram de base à planificação das estratégias (Dalcroze e Suzuki) e a parte explicativa da metodologia utilizada e do plano de ação. Para terminar, haverá a apresentação e análise dos dados seguindo-se das perspetivas futuras e uma reflexão final.
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música, variante de Instrumento/Piano e Classe de Conjunto. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: na primeira o relatório aborda o trabalho desenvolvido na prática de ensino supervisionado, apresentando a caraterização da escola e do meio envolvente em que o estágio foi realizado. Apresenta-se uma síntese da prática pedagógica, quer de Instrumento, quer de Classe de Conjunto, onde são incluídas as planificações, objetivos gerais, as metodologias de avaliação e os relatórios das turmas, bem como uma reflexão pessoal acerca do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada. A segunda parte do relatório apresenta o projeto de investigação cujo tema é “O Envolvimento Emocional de um aluno Com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção na aprendizagem do Piano – Um Estudo de Caso”. Esta temática surge no sentido de conceber uma ferramenta que ajude a compreender o envolvimento emocional, de um aluno com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Perceber o envolvimento emocional permite, conjuntamente com as caraterísticas da PHDA, compreender a realidade específica do aluno, por forma a delinear as melhores estratégias possíveis para o sucesso da sua aprendizagem. Tendo em conta que a prática pedagógica exige um constante autoquestionamento no que concerne às práticas a seguir, no caso de alunos com PHDA, em particular, envolve também o questionar acerca da melhor forma de articular/adaptar os conteúdos da disciplina, no sentido de facilitar a aquisição dos conhecimentos e de conseguir conduzir os alunos a uma experiência musical no mínimo satisfatória. O estudo caso surge naturalmente como o instrumento de investigação mais apropriado, tendo em conta que o estudo se centra num aluno em particular. No que se refere ao enquadramento e fundamentação teórica do estudo, começamos por elaborar uma definição de PHDA, suas formas de diagnóstico e abordagens terapêuticas mais comuns. De seguida abordamos o envolvimento como um todo, formas de avaliação e a analise de alguns dos instrumentos de avaliação. Por fim um olhar mais de perto ao envolvimento emocional, objeto central deste trabalho, e o envolvimento emocional num aluno com PHDA. Como instrumento de avaliação do envolvimento, recorremos à adaptação de um questionário a partir do Student Engagment Insrument (SEI), que permitiu aferir o envolvimento emocional do aluno com o conservatório. Os resultados revelaram-se muito positivos a nível do envolvimento emocional em geral e em particular no que concerne ao apoio da família ao ensino. Conjuntamente com o relatório de avaliação pedagógica do professor de instrumento e o relatório elaborado pelo psicólogo assistente, conseguimos reunir um conjunto de dados e informações que permitam desenvolver estratégias pedagógicas que se revelem ajustadas ao caso em especifico e que contribuam para o sucesso da aprendizagem do aluno.
Este estudo pretende investigar que adequação se deve levar a cabo no ensino do piano para responder às necessidades dos alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. A investigação foi orientada tendo em conta os pressupostos da Educação Inclusiva e a importância da Musicoterapia no ensino do piano às crianças portadoras de necessidades educativas especiais - diagnosticadas com Perturbações do Espetro do Autismo. O estudo compreendeu uma fase inicial, exploratória que permitiu formular a pergunta de partida e os objetivos a atingir. Em seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Definiu-se o universo de participantes, elaborou-se o guião da observação e o protocolo da entrevista como instrumentos de recolha de dados. Da análise dos dados da observação e do conteúdo das entrevistas foi possível verificarmos que o piano, apesar de ser um instrumento solista e líder, tem potencialidades para ser usado em musicoterapia e, particularmente, em alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. Foi possível, ainda, com este estudo, compreendermos a importância de uma formação adequada, por básica que seja, no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, na perspetiva da promoção de uma escola mais equitativa, mais justa, através da Educação Inclusiva.
A primeira parte deste trabalho refere-se à prática de ensino supervisionada, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. Neste sentido, a minha prática pedagógica desenvolveu-se com uma aluna com Trissomia 21, com a qual desenvolvi um processo de ensino e aprendizagem do violoncelo, como meio facilitador do seu desenvolvimento holístico, numa ótica de escola inclusiva. O trabalho desenvolvido com a aluna, ao longo do estágio, demonstrou-me que fui evoluindo na minha maneira de ensinar e de interagir com a mesma. Como professor de instrumento, acredito que vá aprendendo sempre mais com o passar dos anos. Sei que tenho ainda muitas arestas para limar, mas que são essas que me ajudarão a evoluir. Vejo-me como um profissional que deseja ter um profundo conhecimento e com um leque de competências distintas, que permitam o mais profundo entendimento de cada aluno em situações concretas, facilitadoras do desenvolvimento de uma prática consciente e justificada através de intervenções adequadas que “façam a diferença”.
O presente relatório surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2019/2020 e da investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico, encontrando-se dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo remete para a Prática de Ensino Supervisionada, que foi realizada no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, contendo todas as informações relevantes desta prática. O segundo capítulo recai sobre o Projeto de Ensino Artístico, que engloba uma investigação intitulada “O impacto do ensino do trompete na aprendizagem de crianças com PHDA: um estudo de caso”, no qual pretendemos compreender qual o contributo que a música tem no desenvolvimento da atenção e da concentração em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e entender como é que o ensino do trompete pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com este diagnóstico. A presente investigação resultou de uma metodologia qualitativa, sob forma de estudo de caso, com recurso a observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Embora conscientes de que não poderemos fazer generalizações a partir deste estudo, os dados obtidos parecem apontar que a aprendizagem de um instrumento musical (trompete) pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com PHDA, tanto a nível escolar como familiar.
O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este é composto por dois capítulos: Capítulo I - Prática de Ensino Supervisionada e Capítulo II – Projeto de Ensino Artístico. No primeiro capítulo é apresentado o relatório da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu ao longo do ano letivo de 2019/2020 no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar. Neste é apresentado um resumo do estágio realizado, do qual consta: 1) contextualização escolar; 2) caracterização das unidades curriculares; 3) descrição e análise da prática de ensino supervisionada; 4) reflexão sobre a experiência de ensino supervisionada; e 5) reflexão do processo de ensino-aprendizagem de piano. No segundo capítulo é apresentado o Projeto de Ensino Artístico intitulado: “O ensino de piano e a promoção da comunicação não-verbal em alunos com Perturbações do Espectro do Autismo” (PEA), o qual se encontra estruturado em duas partes principais – Enquadramento teórico e Estudo empírico. Na parte I é apresentado um enquadramento teórico ao tema abordado neste estudo. Na parte II é descrita a investigação realizada no âmbito do projeto. Este estudo pretende explicar de que forma o ensino de piano ajuda na promoção da comunicação não-verbal em crianças com PEA. Assim, procurou-se saber se a aprendizagem de piano contribui para melhorar a comunicação não-verbal de alunos com PEA. Também se tentou perceber se o contexto de sala de aula influencia a comunicação não-verbal de alunos com PEA e que estratégias os professores mais utilizam para promover a comunicação não-verbal destes alunos. Os resultados deste estudo mostram que o ensino de piano promoveu, nos casos estudados, a comunicação não-verbal dos alunos com PEA. A adaptação do professor e a adaptação da metodologia de ensino ao aluno com PEA apresentaram influência na promoção da comunicação não-verbal dos alunos com PEA. Existe ainda correlação entre os anos de docência do professor e o número de estratégias utilizadas no ensino de piano a alunos com PEA.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Violoncelo) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música