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Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar
Tese de Doutoramento apresentada à Universidad de Extremadura para obtenção do Grau de Doutor. Só se encontram disponíveis em livre acesso, o Resumo, a Introdução, a Conclusão e a Reflexão Final.
Relatório de Estágio apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico.
O presente relatório consiste numa reflexão sobre a prática de ensino desenvolvida no decorrer do estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como num trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte do trabalho aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde é realizada a caraterização do meio, da instituição, da escola e dos alunos, bem como se apresentam as planificações e relatórios de aulas. No final, é realizada uma reflexão crítica ao trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título A aprendizagem musical na idade adulta: perceções de estudantes e professores. O que leva um indivíduo de idade adulta iniciar o seu processo de aprendizagem musical foi o objetivo central de todo este trabalho de investigação. Para tal, desenvolveu-se um trabalho de investigação assente em duas vertentes: primeiro numa investigação teórica através de uma revisão bibliográfica sobre o assunto e depois numa investigação qualitativa baseada em entrevistas e inquéritos. Deste modo, o principal objetivo deste trabalho será promover um estudo acerca dos processos de ensino-aprendizagem de música na fase adulta.
Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, e está dividido em duas partes. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada - Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2017-2018, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, onde acompanhei uma turma do 4º grau de Formação Musical e duas turmas de Coro. A segunda parte diz respeito ao Projeto do Ensino Artístico que elaborei acerca da utilização de reportório tradicional português como recurso nas aulas de Iniciação Musical. Será o reportório tradicional português uma ferramenta com competências necessárias para a Iniciação? Como implementar estratégias que permitam o desenvolvimento de competências musicais através do uso das canções tradicionais portuguesas? Estabelecendo paralelismo com o trabalho desenvolvido por pedagogos de referência, como Zoltán Kodály e Edgar Willems, este projeto reúne reportório tradicional português organizando-o por grau de dificuldade crescente, segundo uma linha de aprendizagem cumulativa.
O relatório presente surge no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto. O referido documento divide-se em duas partes. Na primeira apresenta-se a descrição e reflexão crítica do estágio de natureza profissional, resultante do trabalho desenvolvido na Academia de Música de Elvas, desenhando uma linha temporal que sistematiza o “sumo” de vinte anos de docência, vertidos numa reflexão atual, consolidada nas dimensões teórica e prática. A segunda parte do relatório expõe um amplo conjunto de considerações acerca da intervenção da disciplina de Formação Musical no âmbito do Ensino Artístico Especializado da Música. Esta componente é suportada por exemplos específicos, materiais pedagógicos e sínteses descritivas. Neste contexto, assumem particular relevância pressupostos conceptuais como a Democracia Cultural, o Ecletismo ou as Perspetivas Pedagógicas inerentes à área disciplinar abordada. Se Kemp considerava que “é a criatividade dos compositores que determina a criatividade dos intérpretes”. É possível que consideremos que “é a consistência da Formação Musical que determina e condiciona a construção de um músico”. Elementos como a capacidade de trabalho, talento, criatividade, inteligência emocional, motivação, entre outros, estarão sempre “indexados” ao domínio que se tem da linguagem musical, no seu todo, objeto de estudo da Formação Musical. Talvez o seu desiderato perene seja contribuir para que os alunos tenham a oportunidade de contactar, conhecer, exprimir e adquirir uma visão universal da música, que lhes permita, também, ter consciência da diversidade cultural.
Este documento é o resultado da conclusão do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto. Divide-­‐se em duas partes. A primeira é o relato da Prática de Ensino Supervisionada, feita com duas turmas: uma turma de Formação Musical e outra de Música de Conjunto. A segunda parte, designada Projeto do Ensino Artístico, é uma investigação sobre “ferramentas para a aquisição de competências na realização de ditados melódicos”. Estas são algumas das questões orientadoras: O que está por trás da incapacidade de transcrever o que se ouve? Até onde vai a responsabilidade do professor? É possível estabelecer um guia de recursos didáticos para o efeito? Depois de uma pesquisa sobre estudos e sugestões de vários autores é proposto um guia de recursos didáticos, cujo propósito é fornecer ferramentas de trabalho para o professor, tendo em vista a formação auditiva do aluno e a sua preparação para a realização de ditados melódicos com sucesso.
Este estudo analisa a música do quotidiano de jovens que frequentam o ensino especializado de música do ponto de vista da sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. A partir da experiência em contexto de Prática de Ensino Supervisionada numa turma de classe de conjunto vocal de terceiro ciclo e secundário, pretendi observar qual a importância que a música do quotidiano participativo tem no incremento da motivação dos alunos. Partindo da reflexão do contexto em que decorreu a PES, construí um modelo teórico de análise que serviu de referência para a planificação de toda a prática letiva. Através da utilização de uma metodologia de investigação-ação baseada na investigação qualitativa, procurei envolver os alunos de uma forma ativa e participativa na ação educativa. Os resultados descritos parecem evidenciar um incremento na motivação através utilização da música do seu quotidiano nas aulas de classe de conjunto coral.
Ao nível do Canto, muito se tem interrogado acerca da predisposição de um cantor para o desenvolvimento de distúrbios ao nível da Articulação Temporomandibular (ATM), dada a sua exposição à elevada mobilidade desta zona músculo-esquelética. Efetivamente, a Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma das desordens mais complexas do organismo capaz de desencadear alterações nos movimentos mandibulares que provocam prejuízos tanta na articulação da fala como na qualidade da voz. No sentido de verificar a relação entre ATM e produção vocal, 5 estudantes de Canto, do sexo feminino, entre os 17 e os 27 anos de idade, a frequentar instituições do ensino oficial e diagnosticadas clinicamente com DTM, participaram neste estudo, sendo submetidas à aplicação de duas ferramentas indissociáveis ao diagnóstico desta patologia, os questionários Índice Anamnésico de Fonseca (IAF) e Critérios de Diagnóstico para Pesquisa de Disfunções Temporomandibulares (CDP/DTM). Como complemento desta pesquisa, participaram ainda 8 docentes de Canto e 8 profissionais de saúde a fim de se compreender não só a importância desta articulação e o impacto que um distúrbio na mesma pode inferir no processo de ensino e aprendizagem, mas também as possíveis estratégias a implementar para a sua prevenção ou aquando do percurso de tratamento. Verificou-se que indivíduos com grau moderado de dor, principal sintomatologia provocada pela DTM, apresentam suscetibilidade a desequilíbrios das estruturas funcionais mastigatórias, articulatórias e ressoadoras, emergindo na diminuição da qualidade vocal, dada a influência resultante na ação fonatória. Observou-se, ainda, uma redução da amplitude mandibular, conduzindo a um desconforto no momento de abertura e/ou encerramento da mandíbula e confirmando, deste modo, a relevância desta articulação no dia-a-dia de um cantor. Foi também possível concluir-se que os profissionais devem reconhecer a importância da saúde e estabilidade da ATM, tomando consciência das práticas pedagógicas e performativas adotadas e percebendo se estas se direcionam no objetivo de uma abordagem da voz como um todo, apesar da sua complexidade interdisciplinar, já que uma prática inadequada pode comportar, em vários casos, um fator impulsionador ou perpetuador do problema já existente. Por fim, evidenciaram-se como terapêuticas preponderantes a fisioterapia e o acompanhamento psicológico. Se a primeira estratégia se apresenta como um ótimo recurso para o alívio da dor e reeducação neuromuscular e mandibular, a segunda expõe-se como um mecanismo de restabelecimento mental, permitindo ajustes de condutas menos apropriadas e refletoras de hábitos rotineiros considerados incorretos e prejudicais para o paciente portador de DTM.
O presente Relatório Profissional inicia com uma reflexão sobre o estágio realizado durante a Prática Educativa Supervisionada, bem como o estudo de investigação derivado da Prática Educativa Artística. Atualmente, na prática profissional presente, é crescentemente notório um índice de maior desmotivação por parte dos alunos, derivado de inúmeros fatores que envolvem o próprio docente e a instituição. A autoestima assume um papel relevante na educação, pois influencia a forma como o aluno estabelece os seus objetivos e projeta as suas expectativas para o futuro (Bednar, & Peterson, 1995). Sendo assim, estratégias que regulem os níveis de bem-estar emocional representam ferramentas indispensáveis aos profissionais de educação que pretendem promover a aprendizagem de forma consciente e ponderada na autoestima do aluno. De acordo com Chalita (2001), a habilidade emocional é o grande pilar da educação, limitando-se o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais quando se verifica exclusão de emoção no processo de ensino. O simples facto de reconhecer que o processo de aprendizagem pode ser lento e duradouro pode promover a impaciência e frustração do aluno. O presente estudo aborda cenários menos favoráveis que comumente causam um decréscimo ou instabilidade na autoestima, autoconceito e bem-estar emocional do aluno. Neste sentido, foi elaborado um estudo de caso restrito com crianças violinistas, focalizado nas necessidades emocionais de cada uma, de maneira a perceber as repercussões, efeitos e consequências que a aplicação de medidas específicas pudessem gerar. Os resultados, comparados com um grupo padrão de crianças, proporcionaram conclusões que considero concretas e pertinentes para o sistema educativo artístico atual.
Este trabalho propõe uma abordagem de ritmo falado original e desenvolve um sistema simples e flexível para traduzir as operações necessárias durante a realização musical do ritmo em palavras rítmicas e instruções claras e intuitivas. O sistema proposto neste trabalho localiza-se, na literatura, próximo aos sistemas de ritmo silábicos, como o sistema francês de nomear os tempos também conhecido como Galin-Paris-Chevé (Chevé, 1844); a abordagem de Curwen/Kodály (Palkki, 2010) a proposta de solfejo de Gordon/Froseth (Gordon, 2012) e, em especial, o Takadimi System (Hoffman, Pelto, & White, 1996). Assim como o Takadimi System, nossa proposta de sistema foi profundamente inspirada pelos princípios rítmicos estabelecidos na tradição de ritmo falado do sul da Índia, conhecida como o Konakkol, e os aproveita e adapta onde estes podem expandir e enriquecer a nossa prática do ritmo. Nosso trabalho foi pautado pelos seguintes objetivos: primeiro, explorar e compreender as propostas de sistemas anteriores, identificar suas capacidades e deficiências e estabelecer os requisitos necessários para integrar estas capacidades em um único sistema abrangente; segundo, desenvolver e propor um sistema de solfejo rítmico que compreenda as qualidades dos esforços anteriores e atenda às críticas apontadas a estes sistemas ao longo do tempo, sejam estas levantadas por outros autores ou por nossa própria reflexão; terceiro, realizar uma experiência de ensino do nosso sistema a alunos iniciantes e, por um processo iterativo e interativo, reavaliar nossas escolhas e consolidar um sistema que seja prático e adequado ao aprendizado; quarto, descrever a metodologia utilizadas em sala de aula para ensinar ritmo a partir do nosso sistema, estabelecendo parâmetros para outros educadores que desejem ensinar a partir do nosso trabalho. Nosso esforço é inspirado pelo princípio de compreender o ritmo como uma estrutura depreendida do material sonoro da música – não do papel – e estabelecer o ritmo falado como uma linguagem primitiva à partitura. Nossa intenção é contribuir para o esforço de outros educadores, que acreditam, como nós, que o aprendizado musical é melhor quando guiado pelo ouvido, pelo gesto corporal e pela voz; mas compreendem como uma abordagem clara e estruturada convida a curiosidade e inteligência dos estudantes a participar do processo de aprendizado.
Este trabalho surge no âmbito do Mestrado em Ensino de Música – Variante de Formação Musical e Música de Conjunto, e está dividido em duas partes. A primeira parte descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada – Estágio, realizada ao longo do ano letivo 2020-2021, na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, onde acompanhei uma turma do 3º grau de Formação Musical e outra de Coro. A segunda parte diz respeito ao Projeto de Investigação denominado por “Conservatório Regional de Angra do Heroísmo – uma história cultural e pedagógica” que consiste numa investigação histórica. Como dar a conhecer o percurso histórico e singular do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo?
O presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Superior Politécnico de Castelo Branco e é constituído por duas partes diferentes mas complementares. A primeira parte baseia-se na apresentação, descrição, análise e reflexão da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu durante o ano lectivo 2016/17 na Esproarte - Escola Profissional de Arte de Mirandela, nas disciplinas de instrumento e classe de conjunto. A segunda parte descreverá o Projeto de Ensino Artístico articulado com a classe de música de conjunto da Orquestra Energia de Murça e a Orquestra de 9.ºano da Esproarte, também no ano lectivo 2016/2017. A temática deste projeto desencadeou uma discussão teórica sobre questões inerentes ao comportamento dos discentes. Pretende-se com este trabalho esclarecer o fenómeno da (in)disciplina escolar e explicar algumas das variáveis individuais e socioprofissionais que contribuem para a existência deste problema. Os desafios identificados de forma empírica e através da bibliografia estudada, determinaram a adoção de uma metodologia de investigação/ação. Desta forma, foram elaborados e entregues aos alunos, inquéritos para perceber a importância da música no seu dia-a-dia e do seu comportamento na aula de orquestra, nomeadamente nos dois meios aqui apresentados. Os dados recolhidos através de inquéritos, permitem considerar que a aprendizagem musical e a prática regular de concertos interferem positivamente na motivação das crianças a nível comportamental, na sua aprendizagem e na imagem social da música e do seu ensino.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção de grau Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção de grau Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Música - área de especialização em violoncelo.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização de Guitarra.
Relatório Final de Estágio apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Formação Musical e Música de Conjunto.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Música de Conjunto.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, Variante de Formação Musical e Música de Conjunto.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em ensino de Música.
Dissertação apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música - Área de Especialização em Canto.
Resumo O presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducentes ao grau de mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto. O relatório divide-se em duas partes. Na primeira apresenta-se a descrição e reflexão crítica do estágio de natureza profissional, resultante do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto na Escola de Artes do Norte Alentejano em Portalegre e no polo de Sousel, respetivamente, durante o ano letivo de 2013/2014. Apresenta-se a caracterização do meio, das escolas e das turmas e, também, planificações e reflexões das respetivas aulas, por disciplina, para ilustração da prática de ensino supervisionada desenvolvida. A segunda parte do relatório apresenta um estudo de investigação que se centra na análise da importância da disciplina de Formação Musical no contexto do Ensino Artístico Especializado da Música. Este estudo emergiu do contexto da prática, pela perceção, por um lado, do desfasamento entre os desatualizados programas da disciplina e a realidade atual desta, no âmbito da aprendizagem do instrumento nos cursos básicos, por outro, pelo facto de o ensino da música é ser procurado por muitos alunos, para quem o objetivo não é o de se tornarem profissionais na área da música mas apenas o de adquirirem alguma formação básica. Com vista a evidenciar a importância que é atribuída à Formação Musical no contexto do Ensino Especializado da Música, estabeleceram-se, como objetivos do estudo, identificar o papel da formação musical no Ensino Especializado de Música; identificar as razões que levam as crianças e seus encarregados de educação a optar pelo ensino Especializado da Música; identificar, junto dos docentes de várias comunidades educativas, as problemáticas e as necessidades mais prementes para o sucesso da disciplina; analisar o grau de satisfação dos discentes no âmbito da Formação Musical; estabelecer um paralelo entre a forma como se ensina e a forma como se aprende. Consideramos que a Formação Musical deve contribuir para que os alunos tenham a oportunidade de contactar, de conhecer e de adquirir uma visão universal da música, que lhes permita ter consciência da diversidade cultural. Contudo, existem vários problemas envolvidos que têm de ser ultrapassados. Nos programas da disciplina de Formação Musical, os diferentes géneros musicais não estão explicitamente assinalados, pelo que dependem da valorização que lhes é atribuída por cada um dos professores. Assim, os professores são os agentes do sistema de ensino cuja ação é determinante na escolha do repertório estando esta ação condicionada pela formação que tiveram.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
O Relatório de Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música, que apresento neste documento, compreende duas partes: - A 1.ª parte caracteriza a Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina no ano letivo de 2015/2016, a uma aluna de 3.º grau de violoncelo e a uma classe de conjunto constituída por seis alunos de violoncelo, com níveis entre o 2.º e o 6.º grau. - A 2.ª parte descreve o Projeto do Ensino Artístico, que incidiu sobre o estudo individual de violoncelo, tendo como instrumento de investigação um questionário, aplicado a alunos e professores de várias escolas do ensino artístico especializado em Portugal Continental.
Este Relatório de Estágio está dividido em duas partes, refletindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O objetivo da primeira secção é descrever o estágio pedagógico, no contexto da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada. Este estágio decorreu no ano letivo de 2019/2020, no Conservatório de Música da Jobra. A segunda secção do Relatório está dividida em duas partes. A primeira, descreve a evolução da inteligência emocional, aprofundando o estudo desse conceito em vários autores. A segunda parte incide sobre um estudo de cariz experimental acerca da forma como a inteligência emocional é capaz de influenciar a performance de um trompista. O conceito de inteligência emocional irá englobar aspetos como a motivação e o otimismo no aluno, bem como quais serão as emoções não reguláveis durante um momento de performance que o influenciam diretamente. O estudo incidirá também sobre a análise do teste de inteligência emocional designado Trait Meta-Mood Scale – 24, criado para quantificar a inteligência emocional. No final é possível compreender que a inteligência emocional tem sim um papel muito importante na performance, bem como na forma em que isso é observável.
O presente relatório foi redigido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionado e do Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto. O texto está estruturado em duas partes: a) Prática de Ensino Supervisionado; b) A Formação Musical no contexto do projeto Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical. A primeira parte deste texto - Prática de Ensino Supervisionado - foi desenvolvida na turma de 2ºgrau de Formação Musical da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na turma de Classe de Conjunto (Coro) do Projeto Orquestra Geração na escola EB1 Ricardo Alberty. Neste trabalho são apresentadas contextualizações da escola, projeto e turmas onde foi realizada esta prática. São também apresentadas as planificações de aula e respetivas reflexões. É apresentado um registo de aulas síncronas observadas, regime adotado depois do encerramento das escolas decretado pelo governo devido ao aparecimento da pandemia Covid-19, assim como uma exposição da situação do ensino em Portugal neste período. Na segunda parte deste texto - A Formação Musical no contexto do projeto Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical - são apresentadas as questões da investigação, bem como os seus objetivos, a fundamentação teórica do estudo desenvolvido, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa.
O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto de Ensino Artístico, do 2º ano de Mestrado em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte descreve e analisa a Prática de Ensino Supervisionada de Clarinete desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, no ano letivo 2019/2020. A segunda parte descreve o projeto de investigação realizado, cujo objetivo principal foi identificar quais as causas a que os alunos/intérpretes de clarinete atribuem para o êxito e/ou fracasso na aprendizagem/performance do clarinete e os seus efeitos na motivação para o desempenho académico/performance musical. Pretendeu-se também conhecer a opinião dos professores de clarinete acerca da importância das atribuições causais para o sucesso da aprendizagem/performance do clarinete. As causas que os alunos/intérpretes percebem como intervenientes nos resultados que atingiram, ajudam a compreender a forma como estes se vêem a si próprios e ao mundo que os rodeia. Os esquemas de atribuição causal vão influenciar o comportamento, as emoções e as cognições de cada aluno. Ao perceberem as causas de um resultado, podem guiar o seu comportamento futuro, alterando as causas passíveis de controlar os seus desempenhos. O conhecimento das atribuições causais funcionam como motivação para um aluno/intérprete atingir melhores resultados futuros. Sendo a motivação um impulsionador da aprendizagem e as atribuições causais um método de motivação, e de acordo com a experiência obtida enquanto docente na Prática de Ensino Supervisionada e como investigador no Projeto de investigação realço a importância das atribuições causais na aprendizagem do clarinete. Neste presente relatório estão descritas quais as causas mais atribuidas no bom e no fraco desempenho musical de estudantes de clarinete. Para situações de bom desempenho, as causas são maioritariamente internas, instáveis e controláveis, ou seja, dependem apenas do sujeito e passíveis de mudar. Para situações de fraco desempenho as causas apontadas neste relatório são maioritariamente externas, instáveis e incontroláveis, isto é, dependem do meio onde o sujeito está inserido e não dependem do controlo deste. As atribuições são cruciais para o desenvolvimento do aluno/intérprete de clarinete pois podem instigar comportamentos futuros. Desta forma, o aluno/intérprete de clarinete poderá ter controlo da sua preparação para a perfomance e do seu desempenho, e o professor poderá agir de forma objetiva na evolução do aluno.
Tese apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Música, Área de Especialização em Violoncelo
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Performance
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação de Mestrado em Gestão e Economia da Saúde, Universidade de Coimbra, 2005
Dissertação de Mestrado em Gestão da Informação nas Organizações, Universidade de Coimbra, 2001
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Performance
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música, especialização de Guitarra
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Trompa) e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto