Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor.
O Estudo Caso, prendeu-se numa investigação de carácter qualitativa, com a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), na área da Educação Especial. Pretendeu-se verificar se a inclusão na prática pedagógica de um recurso tecnológico em SPC, facilita a comunicação expressiva de crianças com NEE. Baseou-se no trabalho de campo, de um grupo de crianças com NEE, tendo várias fontes múltiplas de evidência: a observação participante; a análise documental; as notas de campo; as fontes audiovisuais, o inquérito por questionário e o focus group, com a respetiva análise de conteúdo. O SPC é uma ferramenta importante porque permite dar apoios inclusivos a crianças que têm dificuldades ao nível da comunicação, sendo comprovado através do texto e da canção adaptados em SPC.
O grande desafio da Escola de hoje é dar resposta às necessidades dos alunos, passando pela fusão do sistema de ensino regular e do sistema de ensino especial. Inclusão é a palavra de ordem quando ouvimos falar em educação. As tecnologias de informação e comunicação são aplicadas no sentido de melhorar a qualidade de vida de alunos com Necessidades Educativas Especiais, garantindo uma igualdade de oportunidades, que levará ao sucesso educativo. Conscientes de que a comunicação é fundamental na vida de qualquer ser, este artigo reflete uma abordagem de investigação de alunas do Mestrado do Curso de Ensino Especial no Domínio Cognitivo e Motor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco sobre a Promoção da Comunicação Expressiva em Sujeitos com Necessidades Educativas Especiais, recorrendo a um Sistema Alternativo de Comunicação, nomeadamente o Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação. Este estudo piloto teve lugar numa parceria entre a entidade formadora e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco. Neste estudo, procuramos analisar o efeito que produz a leitura de uma história adaptada no Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação e numa canção, comparada com a leitura da história analógica e avaliar a importância do livro adaptado no Sistema de Sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação para a literacia de crianças de Necessidades Educativas Especiais. Pretendeu-se ainda verificar o impacto dos recursos digitais, aferindo a existência ou não de diferenças ao nível da motivação, curiosidade, compreensão por parte das crianças. Consideramos que o sistema de Símbolos Pictográficos para a Comunicação, é um suporte tecnológico que contribui para o desenvolvimento de competências comunicativas, desenvolvimento da linguagem e da literacia, minimizando as barreiras de comunicação e beneficiando as crianças com necessidades educativas especiais, com uma maior e melhor interação social.