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Este trabalho constitui-se como um caso de estudo descritivo e objetiva compararas tendências detectadas pela plataforma TrendsObserver (Portugal) e pelo Futuro do Presente laboratório (Brasil), entre os anos de 2012 a 2016, tencionando apreender a sistema􀆟zação das investigações, efetivadas nos dois países, na área dos Estudos de Tendências. O desenho metodológico compreendeu análise de conteúdo e o corpus abarcou conceitos, ramificações, imagens e cool examples apresentados emreports pela plataforma e pelo laboratório.
O objetivo deste texto é propor um modelo conceitual de análise de tendências socioculturais com base na gestão visual de projetos para o Fashion Lab — Coletivo Criativo, localizado em Blumenau, Brasil, confgurando-se como relatório fnal de pesquisa. Considerando o surgimento de espaços colaborativos no contexto pós Revolução Industrial, esses locais congregam elementos potenciais para a análise de tendências, uma vez que há o incremento da competitividade, da assertividade e da inovação na concepção de soluções para a área da moda. Em relação às teorias utilizadas, o texto vale-se do conceito e da descrição de métodos de análise de tendências, da compreensão de gestão visual de projetos e, por fm, da defnição de modelo conceitual. Quanto aos passos metodológicos, a pesquisa se classifca como de natureza aplicada, qualitativa e com objetivos descritivos. A investigação é fruto de Revisão Bibliográfca, da aplicação da Teoria Fundamentada nos Dados - Grounded Theory, com técnica de entrevista semiestruturada, e da redução, categorização e interpretação dos dados por meio da Análise Qualitativa de Dados. Como resultado alcançado, o modelo conceitual, fundamentado pela gestão visual de projetos para o Fashion Lab investigado, é proposto a partir dos requisitos pertinentes oriundos da pesquisa de campo e da materialização do relatório final de pesquisa.
O presente trabalho se configura como um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso, do Bacharelado em Moda, da Universidade do Estado de Santa Catarina, e tem como objetivo examinar o fenômeno da narrativa transmidiática como estratégia para comu-nicação de moda no contexto pandêmico. O desenho metodológico compreendeu re-visão da literatura e análise da campanha da primeira linha de produtos sustentáveis da marca italiana Gucci, denominada Gucci Off The Grid, sob o prisma da cultura da convergência e com base nos sete princípios da narrativa transmidiática formulados por Jenkins (2009). Como resultado alcançado, constatou-se que a campanha analisada cons-truiu uma narrativa suficientemente ampla para ser explorada em mais do que uma mí-dia, relacionando a maioria dos princípios da narrativa transmidiática com sucesso.