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O presente trabalho tem como objectivo a construção de um guião aplicável ao repertório existente em Portugal para guitarra clássica. A designação, Repertório para Guitarra Clássica em Portugal 1900 a 2017, advém de uma investigação, catalogação e tentativa de divulgação de obras compostas para guitarra clássica, no período compreendido entre 1900 e 2017, por compositores de nacionalidade portuguesa, incluindo também indivíduos de outras nacionalidades que tenham residido em Portugal durante períodos significativos e que, devido às suas múltiplas actividades e contributos, seria injusto omitir o seu trabalho unicamente por não terem nacionalidade portuguesa. Este trabalho de investigação encontra-se dividido em duas partes. A primeira inerente à prática de ensino supervisionada e a segunda à construção do guião acima mencionado. Na primeira parte, são apresentadas a cidade onde decorreu a prática supervisionada, a instituição envolvida e as turmas com as quais o mestrando teve contacto. Serão apresentados neste trabalho alguns planos de aula, relatórios e actividades extra-curriculares. Na segunda parte, encontra-se uma exposição sobre os métodos de investigação, o estado de arte, a problemática e, como não poderia deixar de ser, todo o trabalho relativamente à criação do guião denominado Repertório para Guitarra Clássica em Portugal 1900 a 2017. Sobre a construção do Guião, este servir-se-á da análise de trabalhos já realizados neste âmbito e de uma pesquisa minuciosa e cuidada em centros de investigação musicológicos, editoras, bibliotecas, entre outros. Após a construção deste guião, este foi enviado a profissionais das várias áreas da música a fim de ser validado. Além da realização do catálogo em questão, com este trabalho pretende-se poder contribuir directamente para um conjunto diversificado de leitores, apesar do seu enquadramento académico, abrangendo o público em geral mas, claro, em especial aquele ligado à música: guitarristas, músicos, críticos, estudantes, professores, investigadores de música e de outras vertentes artísticas e por fim, mas não menos importante, das ciências sociais e humanas. Pretende ainda ajudar outros investigadores/guitarristas que se arrisquem a investigar estes assuntos. É minha intenção, com a realização deste trabalho de investigação, poder dar a conhecer os compositores e o repertório que poderá não estar registado, publicado ou ser encontrado de forma sistemática ou de fácil acesso.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Guitarra Clássica) e Música de Conjunto
Este Relatório de Estágio, estruturado em duas partes, foi elaborado para obtenção do título de Mestre em Ensino de música – saxofone e classe de conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Na primeira parte, é feito um resumo da Prática Ensino Supervisionada decorrida no Conservatório Regional de Castelo Branco. Na segunda parte, é apresentado o projeto de investigação que gira em torno de um conjunto de práticas musicais definidas através da terminologia Música Erudita Ocidental Contemporânea. Sem particularizar a aprendizagem do saxofone e atendendo a um enquadramento histórico e atual da música e do seu ensino em Portugal, têm-se como objetivos analisar de que forma essas práticas musicais estão integradas no ensino artístico especializado de música, perceber a sua representatividade na vida dos alunos e, nesse âmbito, reforçar os conhecimentos dos alunos através de atividades. Por conseguinte, são escolhidos dois estabelecimentos de ensino artístico: o Conservatório Regional de Castelo Branco e o Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum. Segue-se a criação de um percurso de investigação que concilia metodologias qualitativas e quantitativas, recorrendo à análise documental, a um inquérito por questionário e à observação. Foi inquirida uma população de 172 alunos do 7º ao 12º ano de escolaridade, proporcionando que descobrisse ou redescobrisse excertos de 22 obras contrastantes de compositores que vivem ou viveram nos séculos XX e XXI, os quais contrastam com as músicas populares ouvidas pela sua maioria. Uma muito resumida introdução à música erudita ocidental dos séculos XX e XXI é também encontrada neste Relatório de Estágio. Serviu de base à atividade e destina-se a todos aqueles que queiram descobrir um pouco mais sobre os movimentos artísticos em música que surgiram e se desenvolveram ao longo dos últimos cerca de 120 anos.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Saxofone) e Música de Conjunto