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Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
O estágio curricular decorreu nas oficinas da Escola Superior de Artes Aplicadas, sediadas na Escola Superior de Tecnologia, e integração no ESART PROJECT FACTORY. Este teve a duração do ano letivo 2019/2020, tendo início em outubro de 2019 e conclusão em outubro de 2020. Consistiu fundamentalmente em trabalho individual e em equipa, de projetos de design, ligados às tecnologias analógicas e digitais, estas últimas passaram pelo aperfeiçoamento no que diz respeito à utilização do software Fusion 360, e aprendizagens na maquinação em CNC e na impressora 3D. Foram também aprofundados outros passos ligados ao projeto, como: os desenhos técnicos, a orçamentação e a comunicação. Além disso, foi feito o apoio aos alunos na realização dos seus trabalhos tanto nas oficinas analógicas como nas digitais, e também, a divulgação do curso e dos projetos dos alunos nas redes sociais. É de realçar que uma parte do estágio decorreu durante o período de quarentena, devido ao COVID-19, dessa forma alguns trabalhos foram condicionados ou direcionados pelo vírus. Ainda durante o estágio foi desenvolvido um projeto de investigação no âmbito da cultura material, referente a técnicas tradicionais de construção da cadeira alentejana. Esta investigação procura demonstrar que o artesanato e o design podem ser desenvolvidos em conjunto de modo a criar peças de mobiliário atuais.
A presente proposta consiste no projeto final de curso, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Final durante o 6º semestre, do curso de Design de Interiores e Equipamento, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este projeto consiste na restauração de uma de três moradias pertencentes ao condomínio Cerrado Matias situado em Pêro Pinheiro, concelho de Sintra, Distrito de Lisboa. Pretendeu-se que esta casa ganhasse vida e se tornar-se num espaço familiar e confortável para o dia a dia. Esta casa servirá de habitação para um casal na casa dos 30 anos que tenciona construir família neste espaço. Através desta intervenção, encontrou-se um equilíbrio entre contemporâneo e o natural, conseguindo tornar o espaço apelativo ao cliente em questão. Foram valorizadas algumas características já existentes na moradia de modo que a mesma não tivesse que passar por intervenções que não fossem necessárias. Com esta moradia houve a necessidade de manter as fachadas, criar um espaço de trabalho (escritório), um quarto com acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e de criar zonas funcionais.
One of the basic prerequisites for acquiring reading and writing is phonological awareness. A child with hearing impairment does not correctly identify speech sounds, reproduces errors in reading, and subsequently in writing. The development of auditory perception and phonological awareness are essential for the complete development of the child. The purpose of this research was to promote the use of digital educational resources, to develop skills in the phonological process and to implement play activities that motivate the child to learn. It is intended to answer the research question: “Can digital educational resources be a facilitator of the promotion of auditory perception and phonological awareness in a hearing impaired child?”. After the theoretical framework, an intervention plan was drawn up and through the digital educational resources: “Cochleando”, “Comunikit: Rhymes and Initial Sounds” and the Sign Language Dictionary “Spread the Sign”, we conclude that they are an asset to development of phonological awareness in the teaching-learning process.
Um dos pré-requisitos básicos para a aquisição de leitura e escrita é a consciência fonológica. Uma criança com deficiência auditiva não identifica corretamente os sons da fala, reproduz erros na leitura e, posteriormente, na escrita. O desenvolvimento da perceção auditiva e da consciência fonológica são essenciais para o completo desenvolvimento da criança. O presente trabalho de investigação teve como objetivos promover a utilização de recursos educativos digitais, desenvolver competências do processo fonológico e implementar atividades lúdicas que motivem a criança para a aprendizagem. Pretende-se desta forma dar resposta à questão de investigação: “Os recursos educativos digitais poderão ser um facilitador da promoção da perceção auditiva e da consciência fonológica numa criança com deficiência auditiva?”. Após o enquadramento teórico foi elaborado um plano de intervenção e através dos recursos educativos digitais: «Cocleando», «Comunikit: Rimas e Sons Iniciais» e o dicionário de Língua Gestual «Spread the Sign», concluímos que os mesmos são uma mais valia a nível do desenvolvimento da consciência fonológica no processo de ensino-aprendizagem.
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
O presente relatório tem como objetivo a divulgação do Projeto Final, na sequência da unidade curricular de Projeto, a lecionar no segundo semestre do terceiro ano, do curso de Design de Interiores e Equipamento. O espaço a ser alvo de intervenção foi projetado por Ernesto Korrodi, em 1907, para ser uma Habitação Unifamiliar, e possui uma área bruta de construção de 155,20m2, distribuído em três pisos. Como proposta para este projeto, pretendo a reabilitação da Casa Cor de Rosa, em Estúdios turísticos, em Pombal. Optei por trabalhar apenas dois dos três pisos existentes – piso 0 e piso 1- devido às alturas e dimensões permitidas por lei. O piso zero é composto por 54,41m2 e o piso um, por 50,25m2. A reabilitação desta habitação, num espaço de estúdios turísticos, deve-se ao facto de existir pouca oferta dentro deste tipo, no centro da cidade de Pombal. A intenção ao criar pequenos espaços é que sejam de interesse a um público-alvo que esteja de passagem, ou que a permanência seja de curta duração, proporcionando-se um tipo de estadia mais interessante, ao nível de surpresa do espaço. Este projeto caracteriza-se por ser um empreendimento de turismo, instalado num imóvel antigo que dispõe de um valor arquitetónico e histórico, o qual é totalmente respeitado no seu exterior, intervindo-se apenas no seu interior, que já se encontra descaracterizado, propondo assim, uma intervenção nova do espaço, nunca colocando em causa a sua arquitetura exterior. Encontrando-se o interior do edifício alterado, em relação ao projeto inicial e sendo um edifício do começo do séc. XX, onde ainda se faziam sentir muitos dos revivalismos do séc. XIX, optou-se por fazer um projeto de interiores inspirado em reis anteriores da História de Portugal, com um significado para a cidade de Pombal.
Carcinogenesis induced by high-risk human papillomavirus (HPV) involves inflammatory phenomena, partially mediated by cyclooxigenase-2. In pre-clinical models of HPV-induced cancer, cyclooxygenase-2 inhibitors have shown significant efficacy, but also considerable toxicity. This study addresses the chemopreventive effect and hepatic toxicity of a specific cyclooxigensase-2 inhibitor, parecoxib, in HPV16-transgenic mice. Forty-three 20 weeks-old female mice were divided into four groups: I (HPV16-/-, n = 10, parecoxib-treated); II (HPV16-/-n = 11, untreated); III (HPV16+/-, n = 11, parecoxib-treated) and IV (HPV16+/-, n = 11, untreated). Parecoxib (5.0 mg/kg once daily) or vehicle was administered intraperitoneally for 22 consecutive days. Skin lesions were classified histologically. Toxicological endpoints included genotoxic parameters, hepatic oxidative stress, transaminases and histology. Parecoxib completely prevented the onset of epidermal dysplasia in HPV16+/- treated animals (0% versus 64% in HPV16+/- untreated, p = 0.027). Parecoxib decreases lipid peroxidation (LPO) and superoxide dismutase (SOD) activity and increases the GSH:GSSG ratio in HPV16+/- treated animals meaning that oxidative stress is lower. Parecoxib increased genotoxic stress parameters in wild-type and HPV16-transgenic mice, but didn't modify histological or biochemical hepatic parameters. These results indicate that parecoxib has chemopreventive effects against HPV16-induced lesions while maintaining an acceptable toxicological profile in this model.