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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
O vigente projeto representa o culminar da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Aqui, encontra-se presente e aprofundado todo o conhecimento adquirido ao longo dos três anos desta licenciatura. Este documento visa a elaboração e desenvolvimento de uma nova identidade visual para a Beleza do Sal, bem como da sua estratégia de comunicação. A Beleza do Sal e uma empresa de cosmética natural e artesanal sediada em Aveiro, e que apresenta como base dos seus produtos o sal recolhido das suas salinas. O desenvolvimento de uma identidade visual para a empresa advém da vontade que esta tem em marcar presença no seu mercado. Assim, aqui encontra-se todo o processo de elaboração da mesma, desde a contextualização dos temas tratados ao longo deste projeto, ate a sua conceção grafica. Este documento aprofunda variados temas lecionados ao longo da presente licenciatura, especialmente ligados a area do Design de Comunicaçao. Uma ana lise mais profunda a empresa em questão, bem como o estudo e também ana lise de outras empresas do mesmo ramo, encontram-se também aqui presentes como analise comparativa e estudo de mercado. Como desfecho, a concepção gráfica de uma nova identidade visual e a elaboração da estratégia de comunicação apresentam-se sob a forma pratica de todos os conhecimentos adquiridos nesta licenciatura.
O vigente projeto foca-se em aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos no seguimento da Licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. O projeto centra-se no estudo e na criação de sinalética e na criação de uma estratégia de comunicação para a Câmara Municipal da Guarda. Os Passadiços do Mondego estão numa fase de desenvolvimento e estão a ser inseridos na paisagem do Vale do Mondego de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural da região. Com isto, surgiu o nosso projeto. A elaboração da sinalética passa pela recolha de documentos de entidades responsáveis pela legislação de normas europeias e passa ainda por uma devida adaptação. Deste modo foi possível efetuar uma sinalética dentro dos padrões, porém com identidade própria. A estratégia de comunicação foca-se na criação de materiais físicos e digitais de modo a dar a conhecer o novo elemento turístico da cidade. De modo a complementar o projeto, e inserindo-se na estratégia de comunicação, foi desenhado um website com o objetivo de integrar todas as faixas etárias dos visitantes, integrando-os na natureza com algumas informações ao longo do percurso. Todo o projeto passa por uma recolha de dados contínua, desde o que o cliente pretende até ao estudo de casos existentes. Isto permite a análise daquilo que é mais utlizado e até que ponto funciona ou não perante o público. Passa também por uma fase teórica aprofundada sobre temáticas importantes para o projeto nomeadamente: design de comunicação; gráfico ou comunicação visual; design de informação; turismo; sinalização, sinalética e wayfinding; e mapas. Estas recolhas permitiram análises profundas sobre os temas em questão, clarificando ideias e ajudando na obtenção de soluções. As recolhas e análises sobre os temas e casos de estudo, permitiram responder aos objetivos gerais e específicos. Deste modo, foi possível a criação de uma estratégia de comunicação e desenvolvê-la através de meios impressos e digitais, assim com uma sinalética. Apesar dos Passadiços do Mondego ainda não estarem concluídos, em breve serão um dos elementos turísticos mais ricos em diversidade e beleza do Concelho. O fator que o torna um bom espaço é a valorização da natureza e do próprio visitante, contribuído para a sua saúde física e mental.
O projeto do presente relatório é direcionado a uma loja de instrumentos, Euromúsica, tendo em conta a criação de toda a identidade e comunicação da mesma. Optei por este projeto, pois achei muito interessante, uma vez que é uma passagem de geração. Esta empresa foi fundada há 33 anos, e neste momento está a necessitar de uma nova identidade visual e de comunicação. Esta empresa situa-se na Av. da República em Lisboa. A escolha deste projeto carateriza-se por ser muito interessante, e pelo o fato de tentar ir ao encontro das necessidades dos músicos e captar a atenção do público em geral, para os benefícios da música nas nossas vidas. Uma vez que esse interesse pela música também me atrai achei por bem realizar este projeto. Para o projeto da Euromúsica foi analisada a comunicação da empresa desenvolvida uma pesquisa a nível teórico das temáticas abordadas. Foram realizadas pesquisas de estudos de casos, ao nível da comunicação e posteriormente foi desenvolvida a investigação ativa, onde se realizou a componente prática de design gráfico do projeto.
Este projeto tem como objetivo consolidar os conhecimentos obtidos durante os três anos de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual e também o contacto com o mercado de trabalho. O trabalho consiste em responder a um problema comum em novas e pequenas empresas, a entrada no mercado e a comunicação para com os consumidores. Para tal, toda a identidade visual tem que ser pensada como um todo, desde a criação da marca gráfica até à comunicação para os consumidores. Após uma análise de mercado e dos concorrentes, diretos e indiretos, não só foi possível concluir-se quais as tendências do mercado e dos consumidores, mas também ajudou a marca a tomar decisões como a melhor forma de entrar no mercado, definir o público-alvo e a imagem da mesma e como se afirmar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
O vigente projeto, tem como base desenvolver e colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual. O mesmo trata-se do desenvolvimento de um projeto de criação de uma Identidade Visual, bem como elementos comunicativos gráficos e audiovisuais para uma promotora musical. São abordadas várias áreas de estudo como o design de identidade visual, design de comunicação, design e captação audiovisual, webdesign, entre outros de modo a desenvolver estratégias de comunicação que não existiam anteriormente no seio da empresa. O projeto passa pela análise aprofundada a vários concorrentes diretos e indiretos, de maneira a compreender quais estratégias estes usam, e como se posicionam no mercado. Após essa análise foi concebido todo o desenvolvimento do projeto que reúne todas as soluções que foram necessárias para auxiliar a empresa a atingir os seus objetivos.
Este projeto foi concebido com intuito de melhorar a estratégia de comunicação num clube de futebol, o Clube Desportivo de Alcains. O objetivo geral deste projeto é aproximar os adeptos e sócios ao clube. Criar uma empatia entre ambos, sendo uma vila pequena, que o adepto conheça realmente quem representa o clube da sua terra e do seu coração. Para que o mesmo fosse possível, foi realizado um estudo e respetiva análise a outros casos, baseado sempre numa fundamentação teórica. Em seguida, analisou-se o estado atual da comunicação do Clube Desportivo de Alcains e procurou-se identificar as fraquezas e os pontos fortes enquanto marca. Com este projeto foi possível perceber o potencial da comunicação de um clube de futebol relativamente à sociedade. Foi possível elaborar uma estratégia de comunicação, que passa por uma comunicação audiovisual, foi possível criar a primeira linha de merchandising do clube e colocá-la disponível para todos.
O objetivo deste projeto foi a reestruturação da comunicação deste clube de futebol, a Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo. Escolhi esta instituição de forma a poder potenciar a sua comunicação e assim ajudar a mesma a ganhar o respetivo valor. O objetivo será sempre melhorar a comunicação e imagem deste clube através de uma correta estratégia de comunicação. Para a comunicação deste clube, foram desenvolvidos diversos conteúdos desde a criação de suportes para a comunicação nas redes sociais, um novo estacionário, um novo cartão de sócio, a criação de suportes analógicos como a frota automóvel e o cachecol do clube e ainda uma animação para a marca da academia de futebol do clube.
O presente relatório resulta do desenvolvimento de um projeto de redesign da identidade visual da Associação de Atletismo de Castelo Branco, partindo do estudo de diferentes áreas do design, como o design gráfico e design de interfaces e Usabilidade. Para que o mesmo fosse possível, foi feito estudo de casos a diferentes Associações de Atletismo e, posteriormente, analisaram-se as fraquezas e os pontos fortes da Associação. Com este projeto foi possível redesenhar e melhorar a Identidade Visual para que a marca gráfica da mesma tivesse um aspeto mais moderno e atrativo para o público-alvo, sobretudo, mais jovem.
O presente relatório resulta do desenvolvimento do projeto de criação de uma estratégia de comunicação integrada para o Grupo Desportivo Águias do Moradal. A estratégia visa melhorar todo o universo comunicativo do clube, em vários suportes e meios, focando-se principalmente na criação de uma linguagem visual coerente e consistente, para que essa seja aplicada nesses mesmos suportes e meios. Para isso, parte-se de uma revisão de literatura e da metodologia de estudo de diversos casos de clubes de futebol com estratégia de comunicação integrada coerente, funcional e ativa. Essas fases servem o objetivo de criar uma estratégia de comunicação modernizada, melhorando a relação adepto-clube e a atração de novos sócios e simpatizantes do clube. Foram desenvolvidas várias propostas, para vários meios, sendo que, no meio digital, se desenvolveram publicações para redes sociais e uma estruturação calendarizada para as mesmas. Em termos de conteúdo audiovisual, foi desenvolvido um planeamento para que o clube consiga fazer transmissões ao vivo e ter resumos de jogos, também esses, com uma estruturação definida e com o desenvolvimento de todos os grafismos necessários para os mesmos. Também foram desenvolvidas propostas para alguns dos suportes analógicos que o clube utilizava, como é o caso dos pósteres A3 e do cartão de sócio e, em termos de merchandising, uma proposta de mais produtos para venda e da implementação, desses mesmos e do merchandising já vendido pelo clube, para venda online.
Brand Visual Identity is an identification system that, with flexibility, ensures the unity and coherence of visual communication (in multiple media: physical as products, objects, or graphics; architectural and ambiance; audio-visual; digital and virtual). Brand Marks occupy a top place in the good performance of most Brand Visual Identity systems, even when these rely more on imagery and use Brand Marks with less expressiveness. In dynamic Visual Identity systems, the Brand Marks may constitute themselves as systems within the Brand Visual Identity supersystem. This study aims to dissect existing brand marks, focusing on how the graphic components (symbol, logotype) are designed, prioritised, and correlated to achieve differentiation, contrast, recognition, and memorisation. This include an empirical examination based on direct observation and exploration and in survey by questionnaire with a sample of 400 participants, aiming at the definition of design principles to aid the design of Brand Marks and to be considered in the definition of the “map of competitors” tool, which intends to aid in the analysis of multiple visual identities competing in the same market or segment.
Brand Mark is one of the most relevant visual identity elements for the differentiation and identification of a brand and often the most used sign in various media. Although the effectiveness of some contemporary brand visual identity systems does not depend heavily on an easily recognizable symbol and/or logotype, Brand marks still play a very relevant role in most cases, especially in small systems. Previous studies were dedicated to the definition of selection and design criteria, as well as to the identification of connotations and Brand marks typologies in specific markets. However, the need for a tool for analysis and evaluation of Brand Marks persists, detecting graphic sectorial codes and the characteristics that determine symbolic and graphic effectiveness, power of fascination and comprehension. This work takes Visual Identity as research field of study and Brand marks as the research topic. The investigative process deals with the Semantic and Syntactic analysis of its infrasign of Brand Marks, in its relationship with the brand image. Based on literature review and framework of other studies or previous proposals, our main results are the definition of design principles and the identification of components that integrate the Brand Competitors Map for analysis of visual identity systems and of Brand Marks in particular.
In the scope of Branding projects, the (re) designing of the Visual Identity of Brands or in the scope of audits of Brand Image, we proceed to the research on Brand Marks. This analysis falls on the Brand Marks that will be intervened, but also on Brand Marks of competitors or cases considered as good practices. The research stage on Brand Marks is common in academic or professional projects and students and professionals have difficulty in giving meaning and usefulness to the information collected. The most widely used visual analysis tools allow for the characterization of samples made up of Brand Marks, but these do not help in the extraction of specific conclusions centered on meaning and design. This article describes the development of the competitors map, the Visual Research Tool which allows the objective analysis of Brand Marks, which allows for decision making about the design effectiveness of an isolated Brand Mark or about its (re) design by comparison to a sample of competing Brand Marks. This Visual Research Tool has been developed through literature review, analysis of other tools, the inclusion of a semantic, syntactic and pragmatic analysis, which also includes classifications such as the iconicity scale or the Vienna Classification, as well as principles of visual rhetoric. Using visual and symbolic data, this Visual Research Tool supports professionals and students to create strategic strategies for Brand Visual Identity. This article reports on the creation and evaluation of the Brand Marks’ competitor map.
This paper aims to present a paradigm regarding the circular economy (CE) concept's communication, referring to the difficulty presented by the type of reflexivity involved in the circular economy process. We conduct an exploratory study methodology intended “to develop pertinent hypotheses and propositions for further inquiry, a study developed in the context of the project, Program INTERREG V-A Spain-Portugal (POCTEP) 2014–2020, REiNOVA_SI (Re-industrialization of the agri-food sector - Sustainability and Innovation) is a transnational cooperation project between Portugal and Spain which aims to promote the use of circular economy practices in agri-food micro-enterprises and SMEs. The paper draws the hypothesis, in Design thinking context, that gamification can induce a reflexivity thinking on CE, specifically on Agrofood entrepreneurs in the Portuguese context. Reflexivity could empower the connection between the company and its local context and stakeholders dissuading the drivers for abroad markets positioning.
The greater influx of tourists to certain territories raised the need to inform, guide and communicate basic messages, with a universal language, expressed through various analog and digital supports. This proliferation of means has led to a profusion of guidance and public information systems, some of which are regulated (such as the traffic signs system, signaling of routes and paths or the signaling of protected areas) and other unregulated systems (such as the signaling of religious, equestrian, municipal, historical, heritage and cultural routes, etc.). This article is the result of an ongoing research project, which aims to systematize tourist signage in Portugal, in order to satisfy and induce the potential or real demand for guidance, direction and information of tourists, in a clear and precise way, in addition to transmitting a unique and homogeneous image of the tourist product. Its scope will provide a clear reference framework, which facilitates the implementation of a normalized system by the organizations responsible for the standardization and implementation of tourist signage in Portugal.
The purpose of this paper aims to describe the implementation of a Design Diagnosis practice within the scope of an International project under the acronym – REINOVA (Reindustrialization, entrepreneurship, and innovation in traditional productive sectors) was a project conducted by an international consortium composed by Portuguese and Spanish Institutions. The research presented is based on specific implementation of a strategy for the development of solutions within the scope of Design from the ESART partner within the REINOVA methodology. The discussion sessions that included the display of visual boards to the micro-entrepreneurs summarized the results of the image diagnosis and positively influenced the consumption context of some of the products previously idealized, namely the target audience, as well as the doses and form of presentation/communication of the product. The incentive programs for micro-companies must consider the volume of information that entrepreneurs need to address regularly, avoiding entropy in communication with small organizations.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual