Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

36 records were found.

Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
O vigente projeto representa o culminar da licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Aqui, encontra-se presente e aprofundado todo o conhecimento adquirido ao longo dos três anos desta licenciatura. Este documento visa a elaboração e desenvolvimento de uma nova identidade visual para a Beleza do Sal, bem como da sua estratégia de comunicação. A Beleza do Sal e uma empresa de cosmética natural e artesanal sediada em Aveiro, e que apresenta como base dos seus produtos o sal recolhido das suas salinas. O desenvolvimento de uma identidade visual para a empresa advém da vontade que esta tem em marcar presença no seu mercado. Assim, aqui encontra-se todo o processo de elaboração da mesma, desde a contextualização dos temas tratados ao longo deste projeto, ate a sua conceção grafica. Este documento aprofunda variados temas lecionados ao longo da presente licenciatura, especialmente ligados a area do Design de Comunicaçao. Uma ana lise mais profunda a empresa em questão, bem como o estudo e também ana lise de outras empresas do mesmo ramo, encontram-se também aqui presentes como analise comparativa e estudo de mercado. Como desfecho, a concepção gráfica de uma nova identidade visual e a elaboração da estratégia de comunicação apresentam-se sob a forma pratica de todos os conhecimentos adquiridos nesta licenciatura.
O vigente projeto foca-se em aplicar na prática todos os conhecimentos adquiridos no seguimento da Licenciatura de Design de Comunicação e Audiovisual, na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco. O projeto centra-se no estudo e na criação de sinalética e na criação de uma estratégia de comunicação para a Câmara Municipal da Guarda. Os Passadiços do Mondego estão numa fase de desenvolvimento e estão a ser inseridos na paisagem do Vale do Mondego de modo a contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural da região. Com isto, surgiu o nosso projeto. A elaboração da sinalética passa pela recolha de documentos de entidades responsáveis pela legislação de normas europeias e passa ainda por uma devida adaptação. Deste modo foi possível efetuar uma sinalética dentro dos padrões, porém com identidade própria. A estratégia de comunicação foca-se na criação de materiais físicos e digitais de modo a dar a conhecer o novo elemento turístico da cidade. De modo a complementar o projeto, e inserindo-se na estratégia de comunicação, foi desenhado um website com o objetivo de integrar todas as faixas etárias dos visitantes, integrando-os na natureza com algumas informações ao longo do percurso. Todo o projeto passa por uma recolha de dados contínua, desde o que o cliente pretende até ao estudo de casos existentes. Isto permite a análise daquilo que é mais utlizado e até que ponto funciona ou não perante o público. Passa também por uma fase teórica aprofundada sobre temáticas importantes para o projeto nomeadamente: design de comunicação; gráfico ou comunicação visual; design de informação; turismo; sinalização, sinalética e wayfinding; e mapas. Estas recolhas permitiram análises profundas sobre os temas em questão, clarificando ideias e ajudando na obtenção de soluções. As recolhas e análises sobre os temas e casos de estudo, permitiram responder aos objetivos gerais e específicos. Deste modo, foi possível a criação de uma estratégia de comunicação e desenvolvê-la através de meios impressos e digitais, assim com uma sinalética. Apesar dos Passadiços do Mondego ainda não estarem concluídos, em breve serão um dos elementos turísticos mais ricos em diversidade e beleza do Concelho. O fator que o torna um bom espaço é a valorização da natureza e do próprio visitante, contribuído para a sua saúde física e mental.
O projeto do presente relatório é direcionado a uma loja de instrumentos, Euromúsica, tendo em conta a criação de toda a identidade e comunicação da mesma. Optei por este projeto, pois achei muito interessante, uma vez que é uma passagem de geração. Esta empresa foi fundada há 33 anos, e neste momento está a necessitar de uma nova identidade visual e de comunicação. Esta empresa situa-se na Av. da República em Lisboa. A escolha deste projeto carateriza-se por ser muito interessante, e pelo o fato de tentar ir ao encontro das necessidades dos músicos e captar a atenção do público em geral, para os benefícios da música nas nossas vidas. Uma vez que esse interesse pela música também me atrai achei por bem realizar este projeto. Para o projeto da Euromúsica foi analisada a comunicação da empresa desenvolvida uma pesquisa a nível teórico das temáticas abordadas. Foram realizadas pesquisas de estudos de casos, ao nível da comunicação e posteriormente foi desenvolvida a investigação ativa, onde se realizou a componente prática de design gráfico do projeto.
Este projeto tem como objetivo consolidar os conhecimentos obtidos durante os três anos de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual e também o contacto com o mercado de trabalho. O trabalho consiste em responder a um problema comum em novas e pequenas empresas, a entrada no mercado e a comunicação para com os consumidores. Para tal, toda a identidade visual tem que ser pensada como um todo, desde a criação da marca gráfica até à comunicação para os consumidores. Após uma análise de mercado e dos concorrentes, diretos e indiretos, não só foi possível concluir-se quais as tendências do mercado e dos consumidores, mas também ajudou a marca a tomar decisões como a melhor forma de entrar no mercado, definir o público-alvo e a imagem da mesma e como se afirmar.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Produção Audiovisual
O vigente projeto, tem como base desenvolver e colocar em prática conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual. O mesmo trata-se do desenvolvimento de um projeto de criação de uma Identidade Visual, bem como elementos comunicativos gráficos e audiovisuais para uma promotora musical. São abordadas várias áreas de estudo como o design de identidade visual, design de comunicação, design e captação audiovisual, webdesign, entre outros de modo a desenvolver estratégias de comunicação que não existiam anteriormente no seio da empresa. O projeto passa pela análise aprofundada a vários concorrentes diretos e indiretos, de maneira a compreender quais estratégias estes usam, e como se posicionam no mercado. Após essa análise foi concebido todo o desenvolvimento do projeto que reúne todas as soluções que foram necessárias para auxiliar a empresa a atingir os seus objetivos.
Este projeto foi concebido com intuito de melhorar a estratégia de comunicação num clube de futebol, o Clube Desportivo de Alcains. O objetivo geral deste projeto é aproximar os adeptos e sócios ao clube. Criar uma empatia entre ambos, sendo uma vila pequena, que o adepto conheça realmente quem representa o clube da sua terra e do seu coração. Para que o mesmo fosse possível, foi realizado um estudo e respetiva análise a outros casos, baseado sempre numa fundamentação teórica. Em seguida, analisou-se o estado atual da comunicação do Clube Desportivo de Alcains e procurou-se identificar as fraquezas e os pontos fortes enquanto marca. Com este projeto foi possível perceber o potencial da comunicação de um clube de futebol relativamente à sociedade. Foi possível elaborar uma estratégia de comunicação, que passa por uma comunicação audiovisual, foi possível criar a primeira linha de merchandising do clube e colocá-la disponível para todos.
O objetivo deste projeto foi a reestruturação da comunicação deste clube de futebol, a Associação Recreativa e Cultural do Bairro do Valongo. Escolhi esta instituição de forma a poder potenciar a sua comunicação e assim ajudar a mesma a ganhar o respetivo valor. O objetivo será sempre melhorar a comunicação e imagem deste clube através de uma correta estratégia de comunicação. Para a comunicação deste clube, foram desenvolvidos diversos conteúdos desde a criação de suportes para a comunicação nas redes sociais, um novo estacionário, um novo cartão de sócio, a criação de suportes analógicos como a frota automóvel e o cachecol do clube e ainda uma animação para a marca da academia de futebol do clube.
O presente relatório resulta do desenvolvimento de um projeto de redesign da identidade visual da Associação de Atletismo de Castelo Branco, partindo do estudo de diferentes áreas do design, como o design gráfico e design de interfaces e Usabilidade. Para que o mesmo fosse possível, foi feito estudo de casos a diferentes Associações de Atletismo e, posteriormente, analisaram-se as fraquezas e os pontos fortes da Associação. Com este projeto foi possível redesenhar e melhorar a Identidade Visual para que a marca gráfica da mesma tivesse um aspeto mais moderno e atrativo para o público-alvo, sobretudo, mais jovem.
O presente relatório resulta do desenvolvimento do projeto de criação de uma estratégia de comunicação integrada para o Grupo Desportivo Águias do Moradal. A estratégia visa melhorar todo o universo comunicativo do clube, em vários suportes e meios, focando-se principalmente na criação de uma linguagem visual coerente e consistente, para que essa seja aplicada nesses mesmos suportes e meios. Para isso, parte-se de uma revisão de literatura e da metodologia de estudo de diversos casos de clubes de futebol com estratégia de comunicação integrada coerente, funcional e ativa. Essas fases servem o objetivo de criar uma estratégia de comunicação modernizada, melhorando a relação adepto-clube e a atração de novos sócios e simpatizantes do clube. Foram desenvolvidas várias propostas, para vários meios, sendo que, no meio digital, se desenvolveram publicações para redes sociais e uma estruturação calendarizada para as mesmas. Em termos de conteúdo audiovisual, foi desenvolvido um planeamento para que o clube consiga fazer transmissões ao vivo e ter resumos de jogos, também esses, com uma estruturação definida e com o desenvolvimento de todos os grafismos necessários para os mesmos. Também foram desenvolvidas propostas para alguns dos suportes analógicos que o clube utilizava, como é o caso dos pósteres A3 e do cartão de sócio e, em termos de merchandising, uma proposta de mais produtos para venda e da implementação, desses mesmos e do merchandising já vendido pelo clube, para venda online.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual