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Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5191
Este projeto visa o desenvolver de uma coleção cápsula na área do design de acessórios que procura demonstrar que o processo criativo pode ter vários caminhos de acordo com o designer que a está a desenvolver. O foco principal foi demonstrar as diferentes fases criativas tais com a pesquisa de conceito e público alvo, produtos, sketchbook, desenvolvimento de padrões e respetivos estudos de cor e composição, o estudo dos padrões escolhidos como finais nos produtos finais. Após esta fase criativa finalizada foram realizadas as respetivas fichas técnicas dos produtos, dos padrões e ainda a ficha técnica de produto com as suas medidas. De seguida foram feitas as modelagens planas doa dois produtos escolhidos para a confeção, e ainda, foi feita a sua prototipagem, com o objetivo de visualizar as suas formas e dimensões. Para a possível realização destes dois produtos, foi mandado estampar o tecido com os padrões respetivos das peças, e só depois foi realizada a sua confeção. O interesse surgiu pelo facto de esta área não ter sido abordada no decorrer da Licenciatura em Design de Moda e Têxtil do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
O projeto apresentado neste relatório passa pelo desenvolvimento de uma coleção de 10 coordenados com peças multifuncionais. Ao longo do mesmo vai ser evidenciado a pesquisa, a justificação, os processos de criação (painéis, técnicos, protótipos, etc) e o produto final.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
O projeto apresentado neste relatório consiste na produção de um editorial de moda para a cliente, Metal Magazine. Funde a fotografia e a maquilhagem, áreas de interesse dos elementos da dupla com a moda, área que ambos estão a estudar. O editorial de moda apresentado e intitulado “Coup de Foudre” explora um amor à primeira vista entre duas personagens, Dalla e Christopher, e que termina de forma trágica. O projeto foi realizado pela dupla criativa de produção de moda: Jacquarelle, e para o seu desenvolvimento, foi necessário dividir o mesmo em várias fases, que mantêm entre si um fio condutor e abordam cada um dos aspetos essenciais para realizar um bom editorial de moda. Iniciou-se com uma pesquisa de revistas de moda com o objetivo de escolher o cliente, a revista onde gostaríamos de ver o nosso trabalho publicado. Depois de definido o conceito, procedeu-se às fases de determinação da localização onde iria decorrer o editorial, o planeamento do set, o casting dos modelos a integrar “Coup de Foudre”, o shopping das peças de vestuário, acessórios, calçado, o respetivo fitting e definição da make-up e hairstyling. Após todos esses aspetos bem definidos, seguiu-se o planeamento da produção do editorial. Organizar tudo, confirmar a disponibilidade dos modelos, dos espaços onde o editorial iria ser realizado, de modo a garantir que a produção poderia decorrer de forma fluída e ser bem-sucedida. Por fim, e não menos importante, selecionar as fotografias a integrar o editorial e editá-las recorrendo a softwares de edição de imagem. Após a edição de imagens, compor um documento (dossier) com todo o processo criativo.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5163
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Este projeto tem como objetivo abordar um tema recorrente, que é a poluição marinha, criada pelos pescadores, que revela o seu descuido com os mares. Para tal, o pretendido é a reutilização da roupa que usam para se proteger, no seu ofício, dando-lhe uma nova vida – a partir de roupa de oleado, que se encontra em desuso, será criada uma coleção cápsula de malas multiusos.
Documento disponível na Biblioteca da ESART
No seu Projeto final, a Aluna desenvolveu o tema “Caricaturas dos Ícones da Moda, Aplicação e Transformação de Peças de Vestuário”. Desenhou as caricaturas de cinco grandes Ícones da moda internacional. Retirou os elementos característicos dos vários Ícones e fez a ilustração dessas mesmas caricaturas. Posteriormente, aplicou técnicas de bordado das diversas caricaturas em pecas como t-shirts, sweat t-shirts, casacos básicos, entre outras peças de vestuário, utilizando a metodologia de Bruno Munari. Também aplicou na técnica de bordado alguns materiais, considerados desperdícios, por algumas empresas, como por exemplo linhas de bordar, tendo em conta as questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, tão essenciais, no mundo de hoje. Por fim criou um Lookbook com as peças apresentadas no Projeto.
Este projeto é a solução de um problema muito comum nas vidas das mulheres em geral, mas pensando nas mulheres portuguesas. O trabalho realizado trata da construção de uma marca com o nome de TetisJeans, que tem como objetivo proporcionar a três corpos diferentes jeans originais e de boa qualidade, com a particularidade de que essas senhoras não tenham de fazer ajustes nem tenham dificuldade a encontrar o seu par de calças perfeito. Todas as mulheres têm um corpo diferente umas das outras, dessa forma preocupámo-nos em saber quais os corpos com mais dificuldades em encontrar calças de ganga perfeitas no mercado. Há corpos que acabam por encontrar, mas são sempre necessários ajustes e outros que é muito raro encontrar pelo seu corpo maior e quando encontram, não se sentem perfeitas nelas pois têm sempre os mesmos cortes e cores, o que tira a vertente da originalidade. Trabalhamos com corpos triângulos, perna longa e plus size pois através de estudos populacionais percebemos que têm mais dificuldade de compra e menos opções de escolha. Através dos estudos de várias tabelas de diversos países conseguimos proporcionar calças de ganga para as mulheres que se enquadrem com a nossa filosofia. Procurámos em diferentes países porque, por exemplo, na América há mais procura de Plus Size devido ao excesso de obesidade que existe. Assim, como há mais procura há mais escolha, pois o mercado adaptasse a procura do consumidor. Assim, tencionamos resolver este problema e dar mais confiança a estas mulheres que têm esta dificuldade em vários momentos das suas vidas.
Este projeto está diretamente relacionado com a criação de um novo setor de uma marca de moda, tendo como principal inspiração a coleção “Pan Gu” Fall-Winter 20/21. No seguimento da criação da marca “Sakura Fashion Design”, pretende-se desenvolver a acessorização (malas, tote bag, handbag, funny bag) dessa coleção. Tendo em conta o conceito da marca assim como o conceito da coleção em si, foi efetuado um estudo prévio para o desenvolvimento de acessórios/malas, tendo em conta o design, a tecnologia nelas aplicada e os materiais utilizados na sua conceção. A ideia principal é a versatilidade face ao dia a dia, não descurando da sua estética.
Projeto de customização de vestuário, com peças de roupa resgatadas, combatendo assim o desperdício têxtil e promovendo uma consciencialização artística, onde Exspraymental dá uma nova vida às peças de roupa resgatadas, customizando-as, inserindo o graffiti na moda e têxtil, utilizando spray têxtil eco-friendly.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5195
O presente projeto foca-se na análise de fatores que influenciam a indústria têxtil, de modo a obter uma solução dos desperdícios da produção em massa. Resolve-se criar uma coleção cápsula, cujos coordenados são criados a partir da técnica upcycling no intuito de impedir que haja desperdícios. O objetivo é o reaproveitamento do material denim jeans através de uma transformação que faz as peças serem exclusivas aumento, desta forma, o seu ciclo de vida útil.
Relatório do trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório do trabalho de Fim de Curso em Design de Moda e Têxtil apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
TEX é uma fanzine têxtil, criada no âmbito da unidade curricular de projeto. Este foi um projeto pensado e idealizado por uma estudante, vindo de um gosto pessoal. Nos capítulos que se seguem será apresentado o conceito, toda a estrutura e desenvolvimento processual, tal como a sua conclusão. Um trabalho longo, com algumas dificuldades pelo caminho, mas feito com gosto.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 391 - 5183
O presente relatório pretende apresentar o desenvolvimento do projeto final, de uma coleção do segmento de lingerie com uma vertente sustentável, para o mercado brasileiro, com o objetivo de conhecer um novo segmento, os materiais e aviamentos. Esta coleção visa criar produções sustentáveis em Slow Fashion, e que estejam de acordo com o ambiente e com o desejo dos consumidores, que prezam pelo conforto e plenitude. É de grande relevância para o mercado brasileiro, pois há poucas marcas atuantes nesse segmento, trazendo uma produção em menor escala e com menos prejuízos e desgastes à natureza. Propicia às empresas e clientes uma produção e consumo conscientes, que contribuem efetivamente para um mundo mais sustentável. O projeto está dividido em quatro partes, inicia com a parte introdutória e os objetivos, depois através de uma pesquisa bilbiografica é apresentado o referencial teórico iniciando com uma pesquisa histórica da lingerie, uma abordagem sobre o mercado brasileiro, a sustentabilidade, os materiais e as certificações mais usadas, modelos e tamanhos destas peças. A terceira parte foi realizada aplicando os conceitos e materiais explicados anteriomente e seguindo o planeamento do cronograma definido, foi definido o conceito, o público-alvo, os concorrentes, paleta de cores, materiais e aviamentos. Depois de feitas as ilustrações, fichas técnicas e a prototipagem de um conjunto, temos a orçamentação, a comercialização e a viabilidade do projeto. E, por fim a última parte apresentam-se as conclusões.
Relatório de Estágio e Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para obtenção do Grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil.
Relatório de projecto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil.
A Moda de Autor Sustentável no Reino Unido é o objeto de estudo do estágio, dado que a temática da sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior no mundo da moda, verificando-se cada vez mais o surgimento de Marcas de Moda Sustentável e a incorporação deste conceito em marcas fortes do mercado. Por outro lado, também se observa o surgimento de um consumidor cada vez mais consciente desta problemática, exigindo das marcas uma maior responsabilidade social e ambiental. A realização do estágio constituiu um importante contributo para o aprofundamento de conhecimentos e experiências a nível pessoal e profissional na área da moda e da moda sustentável, através do contacto direto com todo o processo criativo de um atelier que utiliza uma metodologia muito própria e que aplica no seu processo produtivo opções sustentáveis. A investigação sobre o tema teve como ponto de partida os projetos desenvolvidos, em contexto de estágio curricular, no atelier da designer Georgia Hardinge. Para este estudo, foi desenvolvida uma metodologia de natureza mista, intervencionista e não intervencionista, de base qualitativa e quantitativa, que permitiu um conhecimento alargado da temática da sustentabilidade, em termos gerais e, em particular, na área da moda, indústria têxtil e do vestuário. Na fase dedicada ao desenvolvimento dos projetos no atelier, recorreu-se a uma metodologia intervencionista, a investigação ativa. Esta experiência foi enriquecedora para a mestranda, e impulsionadora de novos conhecimentos, técnicas e processos de trabalho, contribuindo também para a qualidade dos projetos desenvolvidos durante o estágio.
O presente documento procura contextualizar o aparecimento da Renda das Lérias, mas sobretudo contribuir para a valorização de conhecimentos/”saber fazer” num contexto em que, e infelizmente, o Artesanato ainda é desvalorizado pela sua inadaptação ao decorrer dos anos, nomeadamente na oferta de produtos contemporâneos e atractivos ao novo consumidor. Pretende ainda, através da observação e aprendizagem da técnica de execução desta renda junto do Grupo de Artesãs da Póvoa da Atalaia, desenvolver uma colecção cápsula de peças de vestuário e/ou acessórios onde se destaca a aplicação das Lérias, cujo objectivo é mostrar as potencialidades de uma técnica ancestral e dar resposta a novos mercados, sem, no entanto, desvirtuar as suas origens. É também de referir o factor de diferenciação que o artesanato representa na resposta para a “Sustentabilidade na Moda”, um dos focos desta investigação. A criação de laços emocionais com as peças produzidas, para além de acrescentar valor pessoal ao produto, aumenta, à partida, o período de vida desse mesmo produto, evitando assim a facilidade e desprendimento com que se “veste, usa e deita fora” da oferta massificada do “Fast Fashion”. A impossibilidade de desenvolver a colecção cápsula com o Grupo de Artesãs da Póvoa da Atalaia devido ao contexto pandémico no decorrer deste projecto, levou à procura e contributo essencial do Grupo de Tricot do Bairro do Orreiro, em São João da Madeira. Nós somos o que somos hoje, porque temos História; Somos produto das memórias dos mais velhos e é fundamental o seu registo para que, amanhã, possamos continuar a Ser e ter História.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Textil
Contém ref. bibliográficas
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, para obtenção do grau de Mestre em Design do Vestuário e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
O projeto apresentado no relatório surge da necessidade de procura de vestuário sustentável. A criação de uma coleção cápsula de casacos e acessórios onde estivesse incorporado o tema da sustentabilidade assumiu o nosso maior propósito, ao estarmos diretamente envolvidos pela área de estudo em questão. Neste relatório serão evidenciados os processos de criação inerentes à criação de uma coleção, bem como a posterior, e fundamental, escolha de materiais necessários à prototipagem e confeção dos produtos finais a apresentar. Todos estes aspetos foram motivantes para o desenrolar faseado e por setores de atividade do projeto, ao permitir criar um ambiente empresarial na distribuição e atribuição de tarefas aos elementos integrantes da proposta apresentada, transmitindo uma forte mensagem visual, que consiga assumir um papel fundamental na divulgação do projeto.
Relatório do projeto final de licenciatura em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil