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O Relatório de Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de Música, que apresento neste documento, compreende duas partes: - A 1.ª parte caracteriza a Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Conservatório Regional do Algarve Maria Campina no ano letivo de 2015/2016, a uma aluna de 3.º grau de violoncelo e a uma classe de conjunto constituída por seis alunos de violoncelo, com níveis entre o 2.º e o 6.º grau. - A 2.ª parte descreve o Projeto do Ensino Artístico, que incidiu sobre o estudo individual de violoncelo, tendo como instrumento de investigação um questionário, aplicado a alunos e professores de várias escolas do ensino artístico especializado em Portugal Continental.
Tese apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Música, Área de Especialização em Violoncelo
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto
O propósito do presente estudo de caso passa por compreender em que medida, a adaptação de estratégias de ensino e o desenvolvimento de uma relação próxima entre professor e aluno potencializam de forma positiva o processo de ensino aprendizagem do Violoncelo, numa criança com Mutismo Seletivo. Para tal foram defenidos como objetivos específicos: descrição do processo de ensino/aprendizagem do caso em questão; caracterizar os fatores envolvidos no processo ensino/aprendizagem do violoncelo com uma criança com Mutismo Seletivo; identificar os fatores que potencializam o processo de ensino/aprendizagem do violoncelo numa criança com Mutismo Seletivo. A metodologia utilizada neste estudo acenta num estudo de caso único, de caráter qualitativo. Foi realizada uma entrevista para recolha de dados, bem como registos de observação direta. Os resultados obtidos apontam para a importância do papel do professor e da relação professor-aluno como fatores potencializadores de sucesso no processo de aprendizagem do instrumento.
A primeira parte deste trabalho refere-se à prática de ensino supervisionada, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. Neste sentido, a minha prática pedagógica desenvolveu-se com uma aluna com Trissomia 21, com a qual desenvolvi um processo de ensino e aprendizagem do violoncelo, como meio facilitador do seu desenvolvimento holístico, numa ótica de escola inclusiva. O trabalho desenvolvido com a aluna, ao longo do estágio, demonstrou-me que fui evoluindo na minha maneira de ensinar e de interagir com a mesma. Como professor de instrumento, acredito que vá aprendendo sempre mais com o passar dos anos. Sei que tenho ainda muitas arestas para limar, mas que são essas que me ajudarão a evoluir. Vejo-me como um profissional que deseja ter um profundo conhecimento e com um leque de competências distintas, que permitam o mais profundo entendimento de cada aluno em situações concretas, facilitadoras do desenvolvimento de uma prática consciente e justificada através de intervenções adequadas que “façam a diferença”.
O presente relatório é constituído por duas secções, estando a primeira delas relacionada com o estágio realizado no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda com o trabalho de investigação referente à unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira secção é composta por toda a informação relativa ao estágio profissional que decorreu ao longo do ano letivo de 2016/2017, na Escola de Música de Belmonte. Na segunda secção são apresentados os resultados do trabalho de investigação intitulado Acessórios para a Prática Pedagógica do Violoncelo. Estes mesmos resultados são o fruto de um conjunto de entrevistas de vários professores de violoncelo do ensino oficial da música. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma lista de acessórios de violoncelo que poderá ser utilizada por qualquer professor de violoncelo, onde as características de cada um são apresentadas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Violoncelo) e Música de Conjunto