Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
O presente Relatório de Estágio Profissional insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este é composto por dois capítulos: Capítulo I - Prática de Ensino Supervisionada e Capítulo II – Projeto de Ensino Artístico. No primeiro capítulo é apresentado o relatório da Prática de Ensino Supervisionada que decorreu ao longo do ano letivo de 2019/2020 no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar. Neste é apresentado um resumo do estágio realizado, do qual consta: 1) contextualização escolar; 2) caracterização das unidades curriculares; 3) descrição e análise da prática de ensino supervisionada; 4) reflexão sobre a experiência de ensino supervisionada; e 5) reflexão do processo de ensino-aprendizagem de piano. No segundo capítulo é apresentado o Projeto de Ensino Artístico intitulado: “O ensino de piano e a promoção da comunicação não-verbal em alunos com Perturbações do Espectro do Autismo” (PEA), o qual se encontra estruturado em duas partes principais – Enquadramento teórico e Estudo empírico. Na parte I é apresentado um enquadramento teórico ao tema abordado neste estudo. Na parte II é descrita a investigação realizada no âmbito do projeto. Este estudo pretende explicar de que forma o ensino de piano ajuda na promoção da comunicação não-verbal em crianças com PEA. Assim, procurou-se saber se a aprendizagem de piano contribui para melhorar a comunicação não-verbal de alunos com PEA. Também se tentou perceber se o contexto de sala de aula influencia a comunicação não-verbal de alunos com PEA e que estratégias os professores mais utilizam para promover a comunicação não-verbal destes alunos. Os resultados deste estudo mostram que o ensino de piano promoveu, nos casos estudados, a comunicação não-verbal dos alunos com PEA. A adaptação do professor e a adaptação da metodologia de ensino ao aluno com PEA apresentaram influência na promoção da comunicação não-verbal dos alunos com PEA. Existe ainda correlação entre os anos de docência do professor e o número de estratégias utilizadas no ensino de piano a alunos com PEA.