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O concreto, de um modo geral, apresenta um bom comportamento em situação de incêndio quando comparado com o aço, todavia em função da temperatura ocorrem algumas transformações químicas e físicas que podem comprometer esse desempenho. Apesar das alterações das propriedades mecânicas e térmicas do concreto quando sujeito a temperaturas elevadas e após situação de incêndio já terem sido avaliadas em vários estudos, ainda é um campo aberto onde é necessário muita investigação. O presente artigo apresenta os resultados de um estudo experimental sobre a avaliação das propriedades mecânicas residuais de concretos normais após incêndio. Para o efeito foram selecionados agregados graníticos e agregados calcários, dado serem os agregados mais utilizados na construção civil em Portugal e em muitos outros países. Os parâmetros testados foram: o nível de carregamento (0,3fcd e 0,7fcd); o processo de arrefecimento (arrefecimento ao ar e arrefecimento por jato de água) e o nível máximo de temperatura atingida (20, 300, 500 e 700ºC). As propriedades mecânicas estudadas foram a resistência à compressão residual, resistência à tração direta e resistência à tração por compressão diametral, resistência à flexão, módulo de elasticidade e coeficiente de Poisson. As temperaturas atingidas e o arrefecimento rápido do concreto apresentaram um efeito negativo sobre as propriedades mecânicas residuais. Este efeito foi mais notório na resistência à compressão residual do que nas restantes propriedades mecânicas estudadas.
A resistência ao fogo é uma propriedade essencial que deve ser testada em elementos estruturais de um edifício e não apenas nos seus materiais constituintes, ainda que as caraterísticas do material afetem o desempenho das estruturas. A alteração das propriedades mecânicas do betão, quando sujeito a temperaturas elevadas, deve-se a fatores inerentes aos materiais constituintes, nomeadamente a alterações físicoquímicas da pasta de cimento e do agregado e a incompatibilidade térmica entre o agregado e a pasta de cimento, e a fatores de natureza ambiental, como o nível de temperatura, a taxa de aquecimento, o nível de carga aplicado e a perda de humidade. Com o objetivo de contribuir para um conhecimento mais sistemático da influência de alguns fatores nas propriedades residuais do betão normal após incêndio, efetuou-se um estudo experimental com dois tipos de betão, um constituído por agregados calcários e outro constituído por agregados graníticos. Este trabalho apresenta os resultados das propriedades mecânicas residuais dos dois tipos de betão em estudo, submetidos a diferentes métodos de arrefecimento (arrefecimento ao ar e arrefecimento por jato de água), a diferentes níveis de carga (0,3fcd, 0,7fcd) e a diferentes níveis de temperatura (300°C, 500°C, 700°C).
This paper presents the results of an experimental research on the assessment of the effect of the load level and cooling process on residual mechanical properties of ordinary concretes after fire. The concretes tested were made of granite or calcareous aggregates since they are the most used in civil construction in general. For each concrete was determined the residual compressive; direct and splitting tensile and flexural tensile strengths and modulus of elasticity. The influence of the loading level (0.3 and 0.7fcd), cooling process (cooling in the air and cooling by water jet) and temperature (20, 300, 500 and 700ºC) on the mentioned mechanical properties was determined. The high temperatures attained and the rapid cooling down process on the concrete showed a negative effect on its residual mechanical properties. The load level showed a favorable effect on the residual compressive strength of the concrete cooled slowly in the air but the opposite was observed in the case of sudden cooling down by water jet.
This paper presents the results of an experimental research on the normal and high- temperature compressive strength of concretes with steel or textile fibres or rubber aggregates from recycled tires. The studied compositions included a reference (RC), two textile fibers (TF), two steel fibres (SF) and a rubber aggregates (RA) concrete. The specimens were tested in compression for different levels of temperature (20, 300, 500 and 700ºC). During the heating the specimens were subjected to a constant loading level of 0.5fcd. The results of this experimental program showed that steel and textile fibres are a good solution in the compressive behaviour of the concrete regarding to cracking control. The results for the rubber aggregate concrete revealed a loss on compressive strength with the increase of the rate of these aggregates in concrete.
This paper presents the results of an experimental research on the assessment of the residual mechanical properties of calcareous and granite aggregate concretes after fire. The influence of the following parameters was tested: the loading level (0.3 and 0.7fcd); the cooling process (cooling in the air and by water jet) and the maximum temperature that the concrete was subjected to (20, 300, 500 and 700 °C). The mechanical properties studied were the residual compression, direct and splitting tensile and flexural strengths, modulus of elasticity and Poisson's ratio. The results showed in general that the higher the temperature and faster the cooling process is, as the one by water jet, the higher the negative impact on the residual mechanical properties of the concrete is, being the strength nearly null for above 600 °C.
7as Jornadas de Segurança aos Incêndios Urbanos.; 2as Jornadas de Proteção Civil
Nesta comunicação faz-se uma análise da Regulamentação Portuguesa de Segurança Contra Incêndio e Proposta da sua Aplicação em Moçambique. Pretende-se compor um conjunto de propostas para um regulamento de Segurança Contra Incêndio em Edifícios para Moçambique baseado na transposição do Regulamento Técnico de Segurança Contra incêndio em Edifícios (RT-SCIE) de Portugal, nomeadamente dos artigos que se adequam ao atual desenvolvimento da construção de edifícios em Moçambique. No entanto, pretende-se criar uma regulamentação capaz de reduzir a probabilidade de ocorrência de incêndios, circunscrevendo e minimizando os seus efeitos, nomeadamente a propagação do fumo e gases de combustão, facilitar a evacuação e o salvamento dos ocupantes em risco e permitir a intervenção eficaz e segura dos meios de socorro. Por outro lado, aglutinar num único documento e duma maneira concisa e objetiva, todo o instrumento regulador de segurança contra incêndio em edifícios, para Moçambique.
A sustentabilidade é uma preocupação para a indústria da construção civil, uma vez que é responsável pelo consumo de uma grande quantidade de recursos naturais e por impactos ambientais. Assim, a utilização de agregados reciclados em substituição dos agregados naturais mostra-se benéfica ao minimizar os impactos ambientais, o consumo de recursos naturais e na redução de alguns problemas urbanos associados à acumulação de lixo. Neste contexto, o trabalho de investigação desenvolvido teve como objetivo o estudo da utilização de agregados reciclados de borracha de pneu na composição do concreto, contribuindo com uma alternativa sustentável para o problema do depósito de pneus após a sua vida útil. O trabalho laboratorial realizado compreendeu ensaios de resistência à compressão do concreto. Estudaram-se três composições de concreto, uma composição de referência, uma composição com uma taxa de substituição de 15% e outra com taxa de substituição de 30% de agregados naturais por agregados reciclados de borracha de pneu usados. Os diferentes provetes de concreto foram submetidos a vários níveis de carregamento (0,15fcd; 0,3fcd e 0,7fcd) e a diferentes níveis de temperatura (20, 300, 500 e 700ºC). Os resultados obtidos permitiram verificar que o aumento da percentagem de agregados de borracha reciclados de pneu inserido no concreto conduz a um aumento do controlo de fendilhação e minimiza o surgimento de fissuração de origem térmica.
This paper presents the results of an experimental research on the ambient and high-temperature compressive strength of concretes made with steel or textile fibers from recycled tires. The studied compositions included a reference (RC), two textile fibers (TF) and two steel fibers (SF) concretes. The other aggregates were crushed ones and natural sand and the cement content 400kg/m3 for a water/cement ratio of 0.31. The specimens were tested in compression for different levels of temperature (20, 300, 500 and 700ºC). The specimens were heated, under loading, inside a tubular furnace accomplished to a tensile/compression machine. During the heating, the specimens were subjected to a constant loading level of 0.5fcd. The results of this experimental program showed that steel and textile fibers are a good solution in the compressive behavior of the concrete regarding to cracking control. However, some difficulties in the concrete preparation were experienced as the mixing of fibers.
O betão é um dos materiais responsáveis pelo aumento do consumo de cimento e agregados naturais na construção civil, levantando questões de sustentabilidade dos recursos naturais. Este facto conduz à necessidade de desenvolver tecnologias inovadoras e materiais alternativos para melhorar não só o nível de desempenho do betão mas, acima de tudo, apoiar a política de proteção ambiental. O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de investigação experimental, que a adição de fibras têxteis e de fibras de aço provenientes da reciclagem de pneus é viável para produzir um betão com um comportamento satisfatório quando submetido a elevadas temperaturas.
O betão é um dos materiais responsáveis pelo aumento do consumo de cimento e agregados naturais na construção civil, levantando questões de sustentabilidade dos recursos naturais. Este facto conduz à necessidade de desenvolver tecnologias inovadoras e materiais alternativos para melhorar não só o nível de desempenho do betão mas, acima de tudo, apoiar a política de proteção ambiental. O objetivo deste trabalho é demonstrar, através de investigação experimental, que a adição de fibras de aço e têxteis provenientes da reciclagem de pneus é viável para produzir um betão com um comportamento satisfatório à temperatura ambiente e quando submetido a elevadas temperaturas.
A variedade de possíveis condições e características do ambiente pode resultar em padrões comportamentais diversos dos indivíduos numa situação em que ocorra a necessidade da evacuação da edificação. Uma evacuação segura e rápida, em qualquer situação, depende de um conjunto de fatores e variáveis que podem ser organizadas em categorias ligadas às características físicas e geométricas dos edifícios, a ações que ocorrem dentro do ambiente, aos fatores ambientais dentro da estrutura e pôr fim ao comportamento dos ocupantes. O tempo de evacuação está relacionado com esse conjunto de fatores que também são influenciados pelo próprio incêndio. Quando se trata de crianças e jovens em idade escolar, o comportamento difere se comparado aos adultos. As crianças variam em habilidades físicas e cognitivas e fatores como compreensão, capacidade de locomoção e maturidade são muito relevantes em uma necessidade de evacuação. Isso torna as crianças um grupo vulnerável perante a situação de incêndio. Existem modelos computacionais, já bem desenvolvidos, que simulam a evacuação em edificações. Este artigo tem como objetivo abordar as categorias de variáveis que influenciam na evacuação, apresentar estudos de casos de evacuação envolvendo crianças em edificações escolares e descrever alguns dos modelos computacionais que permitem simular a evacuação.
Os edifícios de natureza industrial, por conta das características do processo fabril de bens de consumo e de transformação de matéria prima, possuem distintas características construtivas. A ocorrência de um incêndio nestes edifícios pode provocar a perda do patrimônio, de equipamentos, de bens manufaturados e de vidas humanas que ali trabalham, além de outras questões indiretas (p.ex. questões de ordem ambiental). Associemos ao exposto a possibilidade de eventos de incêndios externos a este tipo de edificação, que é o caso de incêndios que ocorrem na interface industrial florestal, e teremos um cenário potencial capaz de promover perdas e consequências severas ao desenvolvimento de uma região e até de um país, interrompendo atividades produtivas, aumentando o desemprego e prejuízos econômicos relevantes. Em Portugal, foram afetadas pelo grande incêndio ocorrido em 2017 na região do Pedrógão Grande um total de 15 indústrias, sendo 5 severamente danificadas e 8 totalmente destruídas. Diante desta situação potencial, é fundamental conhecer, por meio de metodologias reconhecidas na avaliação do risco de incêndio, quais os riscos envolvidos e das necessidades de atendimento para mitigação e/ou controle destes riscos. Na área de segurança ao incêndio existem metodologias que podem ser adotadas para a avaliação do risco de incêndio nas edificações industriais, como os métodos de Gretener e de FRAME (Fire Risk Assessment Method for Engineering). Identifica-se que o método hieráquico pode ser aplicado na avaliação do risco de incêndio em edifícios industriais, por meio de estudos já conhecidos. O objetivo deste artigo é de identificar os potenciais riscos relacionados com o problema do incêndio na zona de interface industrial florestal, levantar os aspetos que sejam relevantes e que possam ser ponderados na avaliação do risco de incêndio por meio de metodologias existentes utilizadas para avaliar o risco de incêndio em edifícios industriais.
Concrete is a heterogeneous material compounded of aggregates embedded in a cement paste matrix. The heterogeneity of concrete constituents can result in severe thermal damage at the cement pasteaggregate interface. When cement paste is exposed to high temperatures, different hydration products gradually lose water causing mass loss. This paper presents the results of an experimental investigation on the physical and chemical properties of a steel and polypropylene fibre high strength concretes at elevated temperatures. Several tests were carried out, such as thermal analysis (TGADTA), X-Ray Diffraction (XRD) and Scanning Electron Microscopy (SEM). Five concrete compositions with different steel fibres dosages and types were selected for the study: one without steel fibres, two with DRAMIX 3D steel fibres and two with DRAMIX 5D steel fibres (both with 45 and 75 kg/m3). All compositions had the same amount of polypropylene fibres (2 kg/m3). The temperatures levels tested were: 20, 200, 500, 800 and 1000 °C. These tests were performed with the purpose of evaluating the temperature effect on mineralogical changes that occurred in the hardened cement paste and its influence on compressive strength of these concretes at high temperatures.
Os materiais mais usados na construção de edifícios, à medida que a sua altura aumenta, evoluíram da madeira para a alvenaria de pedra ou tijolo e, finalmente, nas primeiras décadas do século XX, para o betão armado, com a publicação em 1918 do “Regulamento para o emprego do beton armado” [1]. A fonte de informação mais fidedigna e completa para caracterizar o parque habitacional em Portugal é o Instituto Nacional de Estatística (INE) através dos Censos que se realizam com uma periodicidade de cerca de 10 anos. O último censo foi realizado em 2011 [2]. As estruturas em aço são mais frequentemente usadas em edifícios industriais, sendo ainda residual a sua utilização em edifícios habitacionais. Em 2009 o consumo de aço em Portugal para edifícios industriais foi de 75000 toneladas e para edifícios habitacionais foi de 1600 toneladas (www.cmm.pt).
Análise da aplicação dos métodos de avaliação de risco de incêndio Gretener, FRAME e MARIEE ao edifício sede do Ministério da Infraestrutura e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, situado na zona central de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, bloco R, edificação tombada pelo patrimônio histórico nacional. A comparação dos resultados busca avaliar se a aplicação dos métodos é eficiente à realidade arquitetônica e de segurança contra incêndio no Brasil.
O artigo trata da aplicação do método de Análise de Risco de Incêndio Global à Igreja Nossa Senhora do Rosário – Pirenópolis/GO. O método foi aplicado considerando as características da edificação em 2002 (antes do incêndio) e em 2020. A comparação entre os resultados indica quais melhorias foram aplicadas nas medidas de segurança contra incêndio e o quanto tais medidas impactam no resultado final da análise de risco.
Com exceção das edificações de uso unifamiliar, todas as outras construções precisam contar com pelo menos quatro sistemas de segurança contra incêndio (SCI): saídas de emergência, iluminação de emergência, sinalização de emergência e extintores de incêndio. Tais sistemas têm a finalidade de garantir um mínimo de segurança aos usuários da edificação, facilitando a evacuação em situações de emergência e, no caso dos extintores, garantindo a possibilidade do combate ao princípio de incêndio. Para que estes quatro sistemas básicos tenham eficácia é preciso que os usuários da edificação saibam como e quando utilizá-los. O treinamento da população fixa da edificação para o uso de extintores e da população flutuante para o uso dos demais sistemas é fundamental para garantir as condições mínimas de segurança para os usuários.
Nos últimos anos, o mundo tem observado alguns dos maiores incêndios florestais em termos de dimensão, número de operacionais e meios de socorro necessários no combate, levando, muitas vezes, a perdas patrimoniais e humanas. Os Grandes Incêndios Florestais (GIF) de 2017 em Portugal, pelo seu grau de destruição na floresta, habitações e indústrias e pelo número de vidas que tirou, são exemplos de incêndios florestais de grandes dimensões, similares aos ocorridos nos Estados Unidos da América ou no Canadá. O presente artigo pretende analisar os edifícios industriais danificados pelos GIF de 2017 ao nível das estruturas, materiais usados em fachadas e coberturas e saber a influência que estes tiveram em impedir ou em colaborar na propagação do incêndio florestal. Partindo dessa análise de danos, comparou-se os sistemas construtivos implementados durante a reconstrução com os que existiam à data dos GIF, por forma a verificar se os edifícios industriais ficaram mais resilientes ao risco de incêndio florestal. Verificou-se na reconstrução da maioria dos edifícios industriais a utilização de materiais que demonstraram capacidade reduzida de resistência e reação ao fogo agravada nos GIF de 2017, mantendo assim o risco de sofrerem os mesmos tipos de dano, caso ocorra um incêndio florestal na Interface Industrial-Florestal onde estão inseridos.