Projeto redesconstrução
Vaz, Sara Elisabete Pinho
2019
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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Percussão) e Música de Conjunto
O Relatório apresentado advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada
do Mestrado em Ensino de Música, opção Instrumento (Percussão e Música
de Conjunto), onde se relata a prática pedagógica de um aluno de percussão e de uma
classe de conjunto no Conservatório Regional de Castelo Branco, durante o ano letivo
de 2017/18. Além da prática pedagógica, o Relatório incide num projeto delineado no
âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Ensino Artístico, onde se pretende uma re-
flexão das competências adquiridas durante a realização do Mestrado.
Na primeira parte do relatório dão-se provas da prática pedagógica e apresentam-se
planificações e reflexões apropriadas para o documento elaborado.
Na segunda parte apresenta-se uma investigação sob o contexto da Gestão e organização
do estudo individual com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Pretende-se apresentar uma ferramenta que, utilizando meios electrónicos, rentabilize
o tempo de contacto dos alunos com os instrumentos e que permita a monitorização
do estudo ao professor e ao aluno. Para isso, são apresentadas estratégias de estudo e
metodologias para contexto de sala de aula por forma a desenhar e concretizar essa ferramenta.
Com a sua criação, prevê-se ser possível analisar a evolução do desempenho
do aluno e, com essa análise, potenciar essa evolução.
Durante o período de utilização da ferramenta, uma plataforma desenhada para o
efeito, foi registado um conjunto de aulas e de sessões de estudo, nessa plataforma.
A fim de conhecer o meio, realizaram-se entrevistas a docentes de percussão que
deram os seus contributos na identificação de problemas específicos relativos ao instrumento
percussão e que relataram as suas metodologias e estratégias de estudo individual,
que transmitem aos seus alunos. Aos alunos que participaram no estudo, foram
feitos dois inquéritos, um por questionário e outro por entrevista, respetivamente no
início e no fim da implementação, para auscultar as suas prospeções e as suas reflexões
acerca do uso da plataforma. Utilizaram-se, como instrumentos de investigação, a revisão
bibliográfica, os inquéritos elaborados e a observação em sala de aula através da
plataforma desenvolvida.
Em suma, a ferramenta utilizada conduziu resultados positivos, promovendo uma
melhor gestão, organização e rentabilização do tempo de estudo.