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O empreendedorismo é um factor de criação de emprego, de aumento de competitividade e de crescimento económico dos países. Cientes deste facto, as universidades têm vindo a delinear e a oferecer programas de ensino do empreendedorismo, através dos quais que se pretende desenvolver nos alunos competências, habilidades e conhecimentos necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu espírito empreendedor. Este artigo visa analisar e descrever a importância do ensino do empreendedorismo, efectuando uma abordagem teórica sobre a temática. Paralelamente pretende identificar as vertentes do ensino do empreendedorismo, bem como analisar os problemas associados ao desenvolvimento de um currículo e as especificidades do processo de ensino/aprendizagem. Posteriormente, proceder-se-á a uma análise da situação nas universidades estado-unidenses, europeias e chinesas. O contributo deste artigo consiste em efectuar uma análise comparativa de três realidades muito distintas, atendendo aos níveis de implementação e de desenvolvimento de iniciativas em torno desta temática.
To assess Forest Biomass availability requires a hard field work survey and elaborate calculation techniques for vegetation classification and quantification. In March, April and May 2006, 900 sampling plots were surveyed with a help of a portable GIS (Geographical Information System) with GPS (Global Positioning System) capabilities. Within each sampling plot, an extensive field work was made in order to completely classify and quantify available forestry biomass. Data collection was regarding total number of trees within sampling plot, individual trees diameter at breast height, mean tree’s height, mean tree’s volume, mean tree’s canopy height and mean tree’s age. The results showed a range of values from 6.00 up to 21.00 dry ton./ha for adult Pinus pinaster (maritime pine) stands and from 1.00 up to 6.00 dry ton./ha for adult Eucalyptus globulus (eucalyptus) stands, both for thinning stands or for clear cut stands. In a second stage, they were applied geostatistic techniques (e.g. Weighted Inverse Distance, Kriging) in order to extend sampling plot results to fully study area and to create continuous biomass maps.