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Este artigo apresenta a validação de um modelo numérico para o estudo da resposta dinâmica não-linear de T-stub’s, desenvolvido com o software ABAQUS. O T-stub é usado no “método das componentes” para definição da resposta das componentes que mais contribuem para a ductilidade de ligações metálicas aparafusadas, nomeadamente a chapa de extremidade em flexão. O comportamento numérico do T-stub é validado recorrendo aos resultados obtidos em ensaios experimentais sob regime quase estático e também sob carregamentos dinâmicos de curta duração. Neste estudo são considerados T-stub’s soldados com banzos de espessura 10 e 15 mm em aço S355 e parafusos de dimensão M20 e de classe 8.8. O modelo numérico inclui a representação dos efeitos de possíveis taxas de deformação elevadas, com base na caracterização do material a partir de testes de Split Hopkinson Bar em compressão com uma taxa de deformação de 600 s-1.
The “T-stub” model is used in Eurocode 3 – part 1.8 as part of the “component method” for the representation of steel connection’s tension zone and is usually responsible for providing ductility to the connection. Looking forward to establish the “T-stub’s” maximum displacement capacity, fracture simulation of steel elements is here explored following “element deletion” technique for a given level of ductile damage. Material softening and triaxial stress state dependency are assessed based on finite element analysis of common uniaxial tension tests. Numerical model describing the “T-stub” behaviour and displacement capacity are compared against experimental tests of statically loaded “T-stub” specimens with thicknesses of 10 and 15 mm. Based on the calibrated FE model for monotonic loading, the behaviour of this tensile component is evaluated for impulsive loading regimes. The material behaviour is improved to take into account the possible development of elevated strain rates based on results from Split-Hopkinson Bar tests, through the incorporation of the Johnson-Cook’s elevated strain rate law for material strain-hardening description.
Neste artigo apresenta-se um programa experimental em T-stubs sujeitos a cargas de impacto. O modelo do T-stub é utilizado para a avaliar o comportamento das componentes, existentes na zona tracionada da ligação, sendo estas as que mais contribuem para a ductilidade das ligações. As principais variáveis aqui estudadas são a espessura do banzo do T-stub (10 e 15 mm) e a intensidade da carga de impacto. Os resultados dos ensaios dos T-stubs, quando sujeitos a cargas de impacto, evidenciam um aumento da resistência plástica e uma diminuição da deformação do T-stub quando comparados com os dos ensaios quase estáticos.