Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

6 records were found.

Este artigo foi apresentado como comunicação na XVI Reunião de Primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens que decorreu no Luso, em Maio de 1995.
As lamas celulósicas primárias constituem-se como um resíduo produzido em grandes quantidades cm Portugal. Este subproduto é caracterizado por apresentar um teor elevado de matéria orgânica (M.O.) e, se não utilizado, pode constituir focos de poluição em determinados locais. Com o objectivo de avaliar a influência da aplicação de diferentes níveis de lamas celulósicas (30, 60, 90 e 120 t.ha-1) e/ou estrume de aviário (2, 4 e 6 t.ha-1), no teor de M.O. de um solo Pg (pardo litólico não húmico de granito) ácido e pobre em M.O., efectuaram-se dois ensaios: um em vasos, com a cultura de azevém, e outro de incubação de terras, em estufa de ambiente controlado. Os resultados obtidos mostram haver aumentos significativos do teor de matéria orgânica no solo perante adições de doses crescentes de lamas, tendo-se podido observar, a partir do ensaio de incubação, não terem surgido alterações evidentes nos níveis atingidos, até pelo menos seis meses após a incorporação dos resíduos.
Com o objectivo de avaliar a influência da rega com águas residuais urbanas depuradas (A.R.) no teor em Ca, Mg e Na das forragens, bem como sobre o nível desses elementos no solo, efectuou-se um ensaio em vasos com o azevém (Lolium multiflorum Lam.), cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito). Verificou-se que a rega com A.R. poderá ter um efeito depressivo no teor em Ca da forragem (gramínea), que conduziu a um aumento no seu teor em Na e que é susceptível de levar a um progressivo aumento do seu teor em Mg. A diluição da A.R. e a calagem conduziram à obtenção de plantas com uma relação sódio /cálcio mais favorável. A rega com A.R. provocou um aumento do teor em sódio de troca e da condutividade eléctrica do solo, não tendo o teor em cálcio e magnésio de troca sofrido alteração significativa.
O presente artigo foi apresentado como comunicação no VII International Symposium CIEC.
The aim of this experiment was to evaluate the relevance of chlorinated wastewater use in irrigation. Bearing this purpose in mind an experiment in pots with Lolium multiflorum Lam. was made. The soil used (cambisoil) was acid and poor in organic matter.
Com o objectivo de avaliar o possível interesse da utilização de água residual (A.R.) na rega, foi efectuado um ensaio em vasos com azevém (Lolium multiflorum Lam.) cultivado num solo Pg (pardo litólico não húmico de granito), ácido e pobre em matéria orgânica (M.O.). A água residual utilizada na rega provinha da Estacão de Tratamento de Águas Residuais de Beirolas - Lisboa, onde foi sujeita a um tratamento de nível secundário pelo processo das lamas activadas. Verificou¬-se que a rega com A.R. conduziu a aumentos significativos na produção do azevém sem afectar sensivelmente a sua qualidade, mas a sua aplicação não dispensou a adubação NPK nem a calagem. Quanto às características do solo avaliadas após o ensaio sobressaiem, como parecendo susceptíveis de apresentar mais interesse para a sua fertilidade o facto de a rega com A.R. ter provocado aumentos de condutividade. eléctrica, no teor em nitratos, boro e sódio de troca e ter diminuído o teor em potássio "assimilável". A diluição da A.R. conduziu a um decréscimo no nível de M.O. do solo bem como de sódio de troca.