Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

114 records were found.

Contém referências bibliográficas
Modelos criados em computador
Programa de computador
Desenho assistido por computador
Contém outra obra: Uma aventura estaminal / argumento João Ramalho-Santos desenhos André Caetano.- p.34 p.- ISBN 978-989-26-0591-3.-D.L. 359226/13
Ervas infestantes e seu controlo
Dissertação de Mestrado em Ciências Biomédicas, Universidade Nova de Lisboa, 2008
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Inspecçäo Escolar
Contem: vol. I : A criança quem é?
Vol. 2: Appendice grammatical lexique
Tese de doutoramento em Engenharia Electrónica Industrial, Universidade do Minho, 2004
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Contém ref. bibliográficas
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-13418TFCMA.
O presente trabalho integra-se no Mestrado em Ensino de Música tendo o enfoque na prática de ensino supervisionada realizada no ano letivo de 2018/2019, sendo suportada no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em dois estabelecimentos distintos: a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e Conservatório Regional de Música de Vila Real. A primeira e segunda partes contemplam o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, desde a contextualização dos estabelecimentos de ensino, do meio envolvente, a caraterização dos alunos de instrumento e da classe de conjunto, o relatório das atividades pedagógicas e, por fim, uma reflexão crítica à minha prática pedagógica na lecionação de Cravo. Na terceira parte é exposto o Projeto de Investigação denominado: Abertura do Curso Básico de Cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real: Experiência Pedagógica, onde se retratam os principais acontecimentos inerentes a este projeto, desde a aquisição de um cravo, a criação do Ensemble de Música Antiga e a elaboração do Programa comum de Cravo e Órgão a ser implementado no ano letivo 2020/2021
Bibliografia, p. 373
Educação física e desporto
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Este projeto teve como objetivo criar uma identidade visual da marca “Tardogótico – Red de Investigación”, criar um website totalmente novo, assim como redes sociais para que deste modo a rede se possa comunicar entre si de uma maneira efetiva, por fim desenvolver dois tipos de comunicações, um congresso internacional e um ciclo de seminários que se realizará em formato webinar. O presente relatório é o culminar de todas as fases do nosso projeto onde começámos por dar um pouco a entender do nosso projeto, e aquilo que iriamos realizar no futuro. Em seguida foi realizada uma fase de análise onde estudámos e entendemos melhor quais seriam as nossas áreas de trabalho, aprofundando cada uma delas através da fundamentação teórica. O próximo passo foi fazer uma intensiva análise aos nossos casos de estudo, onde analisámos projetos semelhantes ao nosso e que nos pudessem ajudar no futuro, nesta fase foi analisado desde a marca gráfica de cada um dos casos até aos suportes criados para os eventos realizados ou promovidos pelos mesmos. Por fim desenvolvemos todos os pontos a que nos propusemos, a marca gráfica, um brandbook, o website, as redes sociais, e por fim todos os meios necessários para a realização dos eventos.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Carvo) e Música de Conjunto
Tendo em conta que ainda hoje existem lacunas na discussão da problemática do canto em língua portuguesa, uma discussão sobre a vocalidade proposta pelo repertório de canções brasileiras do século XX, bem como questões estéticas e textuais, mostra-se relevante. Desta forma, o presente trabalho realiza um estudo sobre o ciclo Quatro Cantigas, do compositor paulista Camargo Guarnieri, apontando ferramentas e possibilidades para sua interpretação. O trabalho apresenta-se em três capítulos, além de introdução e conclusões. Do primeiro capítulo constam um breve panorama do desenvolvimento da música brasileira e do tecido musical da São Paulo do início do século XX, altura em que Guarnieri passa a viver na cidade. Ainda no sentido de contextualizar o meio em que esteve inserido o compositor, discorrer-se-á sobre o movimento Nacionalista. O segundo capítulo trata da vida e obra de Camargo Guarnieri, além de fazer referência a Sílvio Romero, responsável pela recolha dos textos folclóricos utilizados pelo compositor. O terceiro capítulo traz uma breve análise sob parâmetros musicais e uma análise textual, bem como um levantamento de questões técnico-vocais e interpretativas relativas às Quatro Cantigas. A pesquisa pretende, ainda, partindo da análise específica realizada com este ciclo, contribuir para a discussão acerca da abordagem do repertório da canção brasileira de uma maneira geral.
Com este trabalho, pretendo suscitar a questão do caminho que deve ser percorrido por um cantor no estudo de um personagem de ópera. Com a escolha de três personagens que têm como elo de ligação e de inspiração o escritor e poeta William Shakespeare, pretende-se delinear o percurso que vai do texto até à música. Para além da introdução e das necessárias conclusões, abordo três questões essenciais, ao longo de sete capítulos. A primeira reporta-se à palavra e ao texto, focando também as personagens escolhidas, Desdemona, Romeo e Gertrude, no teatro de Shakespeare. Num segundo plano, abordo a ópera oitocentista e o modo como os compositores Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini e Ambroise Thomas estabeleceram a ponte entre o libreto e a música. Num terceiro domínio, abordo já a perspetiva do cantor, o modo como funciona o processo vocal, o tipo de vocalidade de um mezzosoprano e ainda a inserção dos referidos personagens nas respetivas óperas: Otello, I Capuleti ed I Montecchi e Hamlet. Esta dissertação apresenta ainda três entrevistas e cinco questionários feitos a atores e cantores, com o intuito de valorizar os dois mundos e perceber a sua eterna ligação no mundo da ópera.
A inovação de produto consiste no melhoramento significativo de bens ou serviços em suas particularidades funcionais ou de usabilidade. Na área do design é essencial observar e identificar problemas nas relações sistêmicas entre usuário-produto-meio a fim de adquirir soluções em projeto e melhorias na qualidade de produto, com a finalidade de proporcionar melhor qualidade de vida. O presente estudo aborda a importância da inovação e do design ergonômico de produto na aplicação de um artefato, um apoio plantar, que visa auxiliar o retorno venoso nos membros inferiores, identificando através de informações provindas de respostas de questionários quanto percepções dos usuários durante o uso dos artefatos, junto ao estudo das dimensões de qualidade do produto na finalidade de desenvolver um apoio plantar de movimentação ativa que atenda às necessidades sugeridas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música - especialização em Violoncelo.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música - especialização em Violoncelo
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para obtenção do grau de Mestre em Música - especialização em Violoncelo.