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Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A investigação realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico teve como intuito verificar os efeitos da utilização da Nintendo Wii® no desenvolvimento de crianças da Educação Pré-Escolar. Optámos por combinar dois grandes paradigmas de investigação: qualitativo e quantitativo. A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso de carácter exploratório. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas e instrumentos: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora (BPM); entrevista semiestruturada a três Educadoras de Infância e inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação. A amostra foi composta por 11 crianças (6 do grupo experimental e 5 do grupo de controlo) de um grupo de cinco anos. A implementação decorreu em sete sessões, utilizando-se a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Os resultados desta investigação apontam para um contributo da Nintendo Wii® no âmbito da Educação Física em crianças do Pré-Escolar, contribuindo para o aperfeiçoamento de habilidades motoras
A investigação foi concretizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, pretendendo-se investigar qual o contributo da Nintendo Wii no desenvolvimento motor das crianças da Educação Pré-Escolar. A pesquisa foi mista (qualitativa e quantitativa) tendo-se realizado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Wilcoxon e Mann-Whitney). A metodologia mista combinou investigação-ação, dado que se concretizou na Prática de Ensino Supervisionado, na medida que contou com a observação e envolvimento da investigadora, tendo um papel ativo na interação com os sujeitos; e estudo de caso, de carácter exploratório, porque não foram encontradas investigações que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A investigação decorreu na Associação Jardim de Infância Dr. Alfredo Mota, num grupo de 22 crianças de 5 anos. Contudo, devido às limitações de tempo e espaço e à particularidade do estudo, optámos por realizar o estudo com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 do grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®). Estas crianças realizaram avaliações, no início e no final da investigação, de alguns fatores psicomotores (equilíbrio, praxia global, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca. As técnicas e instrumentos de recolha de dados adotados foram: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; BPM; entrevista semiestruturada a três educadoras e inquéritos por questionários aos encarregados de educação que foram aplicados no final da intervenção. A implementação deste estudo realizou-se em sete sessões. Nestas sessões utilizou-se a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Após a análise dos dados estatísticos verificou-se melhorias no desenvolvimento motor das crianças. Verificou-se também espírito colaborativo entre as crianças, competição saudável, a pontuação era catalisadora e motivadora para que as crianças se pudessem ir superando e os sucessos geraram maiores sentimentos de autoestima. Contudo, é importante referir que da triangulação dos dados se pode afirmar que este recurso deve ser usado de forma complementar apesar dos resultados positivos alcançados.
The increasingly visible sedentarism in the children of our current society is a problem that has been worrying the Childhood Educators. Taking into account the advancement of technology and the fact that children in today's activity rooms are considered as Digital Natives, we intend to introduce the Nintendo Wii® into the motor activities developed by children in order to verify their contribution to children's motor skills. To this end, the objectives of this study focused on the promotion of digital resources in activities related to motor expression; the analysis of the effect of the practice of motor activities performed with Nintendo Wii® and the identification of changes in children's motor development, namely in the analyzed variables, balance, laterality, body notion and global praxia, resulting from practice in the environment virtual. The present investigation was developed in the Supervised Practice in Pre-School Education, in a group of children between the ages of 4 and 5 years. In this investigation the qualitative and quantitative paradigm was combined. A mixed qualitative approach was also developed, combining action research and exploratory case study, due to the uniqueness of the study. For the collection of data, several instruments and techniques were used: participant observation, field notes, audiovisual media, BPM, semistructured interview and questionnaire surveys. The implementation was developed in seven sessions, in which the children of the experimental group used the Nintendo Wii® and its accessories (Wii Remote and Balance Board). After the due analysis of all the collected data, we can conclude that the Nintendo Wii® contributes significantly in the children's motricity, that is, in the improvement of motor skills. It is noteworthy that the accomplishment of motor activities with the Nintendo Wii® generated in the children spontaneous collaborative spirit; healthy competition, because what mattered was the accomplishment of motor activities and not exactly the gain of points, and the punctuation emerged as a motivating element in terms of people, giving rise to greater feelings of selfesteem.
— O crescente sedentarismo nas crianças de nossa sociedade atual é um problema que vem preocupando os Educadores da Infância. Levando em conta o avanço da tecnologia e o fato de que as crianças nas salas de atividades atuais são consideradas Nativos Digitais, pretendemos introduzir o Nintendo Wii® nas atividades motoras desenvolvidas pelas crianças, a fim de verificar sua contribuição para as habilidades motoras das crianças. Para tanto, os objetivos deste estudo foram focados na promoção de recursos digitais em atividades relacionadas à expressão motora; a análise do efeito da prática de atividades motoras realizadas com o Nintendo Wii® e a identificação de mudanças no desenvolvimento motor de crianças, nomeadamente nas variáveis analisadas, equilíbrio, lateralidade, noção de corpo e praxia global, resultantes da prática no ambiente virtual. A presente investigação foi desenvolvida na Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, em um grupo de crianças entre 4 e 5 anos de idade. Nesta investigação, o paradigma qualitativo e quantitativo foi combinado. Uma abordagem qualitativa mista também foi desenvolvida, combinando pesquisa de ação e estudo de caso exploratório, devido à singularidade do estudo. Para a coleta de dados, foram utilizados diversos instrumentos e técnicas: observação participante, notas de campo, mídia audiovisual, BPM, entrevista semiestruturada e questionários. A implementação foi desenvolvida em sete sessões, nas quais as crianças do grupo experimental usaram o Nintendo Wii® e seus acessórios (Wii Remote e Balance Board). Após a devida análise de todos os dados coletados, podemos concluir que o Nintendo Wii® contribui significativamente na motricidade das crianças, ou seja, na melhoria das habilidades motoras. Vale ressaltar que a realização de atividades motoras com o Nintendo Wii® gerou no espírito colaborativo espontâneo das crianças; competição saudável, porque o que importava era a realização de atividades motoras e não exatamente o ganho de pontos, e a pontuação emergia como um elemento motivador em termos de pessoas, dando origem a maiores sentimentos de autoestima
As salas de atividades, com que atualmente os Educadores de Infância se deparam, são ocupadas por «Nativos Digitais». Ou seja, aqueles que nasceram numa época totalmente rodeada de novas tecnologias. Cabe ao educador tirar partido das potencialidades das tecnologias e usá-las nas atividades que desenvolvem com as crianças. Assim, com este estudo pretendemos introduzir a Nintendo Wii® em atividades de Educação Física com crianças da Educação Pré-Escolar. O presente estudo foi concretizado no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com 11 crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. A investigação foi mista (qualitativa e quantitativa), tendo-se efetuado uma descrição detalhada dos fenómenos no contexto e uma análise de dados estatísticos (Mann-Whitney e Wilcoxon). A metodologia mista combinou investigação-ação e estudo de caso, de carácter exploratório, na medida em que não foram encontrados estudos que envolvessem a Nintendo Wii® no âmbito da Educação Pré-Escolar. A recolha de dados foi realizada através de diversos instrumentos e técnicas: observação participante; notas de campo; meios audiovisuais; Bateria Psicomotora; entrevista semiestruturada às educadoras de infância e inquéritos por questionários aos encarregados de educação, aplicados no término da intervenção. A intervenção decorreu em sete sessões. Nestas, 6 das crianças, pertencentes ao grupo experimental, utilizaram a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (Wii Remote e Balance Board). Com a análise pormenorizada dos dados recolhidos, apurámos que a realizaçãode atividades de Educação Física com a Nintendo Wii® geraram nas crianças sentimentos espontâneos de entreajuda entre elas; competição saudável, pois a pontuação surgiu como motivação em termos pessoais, originando sentimentos de maior autoestima. É importante mencionar que este recurso deve ser utilizado como complemento da Educação Física e não como substituto
Objetivos: Promover a introdução dos recursos digitais em atividades relacionadas com a expressão motora, analisar o efeito da prática de atividades motoras realizadas com a Nintendo Wii® e identificar mudanças no seu desenvolvimento motor resultantes da prática no ambiente virtual. Métodos: A investigação decorreu num Jardim de Infância, com 11 crianças: 6 pertencentes ao grupo experimental (utilizaram a Nintendo Wii®) e 5 ao grupo de controlo (não utilizaram a Nintendo Wii®) que realizaram avaliações relativamente ao equilíbrio, praxia, noção do corpo e lateralidade), presentes na Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor Fonseca. O estudo realizou-se em 7 sessões utilizando a Nintendo Wii® e respetivos acessórios (2 Wii Remote e 1 Balance Board). Foi utlizado o programa SPSS (versão 20), testada a normalidade através do teste Shapiro-Wilk e provas não-paramétricas de Wilcoxon e Mann-Whitney. Resultados: O grupo experimental apesar de não evidenciar diferenças estatisticamente significativas, apresenta, em todas as variáveis avaliadas valores mais favoráveis em comparação com o grupo de controlo. Conclusões: Verificou-se que a utilização da Nintendo Wii® melhores resultados no grupo experimental nas variáveis analisadas (equilíbrio, lateralidade, noção do corpo, praxia global).