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Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior Dr. Lopes Dias do Instituto politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos
Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, professora coordenadora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica do Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr.º Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos,
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
O presente relatório surge no âmbito do 9º Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco com vista à obtenção do grau de mestre e com o objetivo de refletir sobre os conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem teórica e sobre a aplicação e consolidação das competências especializadas nas áreas-chave dos cuidados paliativos. Os cuidados paliativos são uma abordagem que visa melhorar a qualidade de vida da pessoa e da família, prevenindo e aliviando o sofrimento através da identificação precoce, da avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais (World Health Organization, 2020b). Para além da contextualização da prática clínica, o relatório tem ainda como objetivo refletir criticamente sobre a aquisição de competências especializadas nas áreas-chave dos cuidados paliativos e justificar e demonstrar a implementação do projeto de intervenção. No que diz respeito ao projeto de intervenção, este tem como objeto de estudo os cuidados paliativos na pessoa com paralisia cerebral. Pretendeu-se, assim, abordar a temática, demonstrando que os objetivos foram cumpridos e justificando as atividades realizadas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção de Grau de Mestre em Cuidados Paliativos
O presente Relatório insere-se no âmbito do 8º Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e é parte integrante dos requisitos para obtenção de grau. Este relatório encontra-se dividido em duas partes e pretende refletir sobre os conhecimentos e competências adquiridos durante o primeiro ano de aprendizagem teórica e consolidados durante a prática clínica. A primeira parte é uma descrição crítica e reflexiva sobre a prática clínica e divide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo é dirigido à caracterização do contexto de estágio, com descrição do serviço, sua missão e equipa, onde se inclui ainda uma breve análise estatística dos casos acompanhados. O segundo capítulo apresenta uma reflexão crítica sobre as competências adquiridas e a concretização dos objetivos delineados através da discussão dos casos clínicos mais desafiantes e marcantes. A segunda parte é dedicada ao projeto de intervenção, que se centra na área dos cuidados em fim de vida, nomeadamente nas últimas horas e dias de vida, e que surgiu naturalmente uma vez que a prestação de cuidados de saúde de excelência a doentes em fim de vida foi o mote para a concretização deste Mestrado. Neste sentido, foi desenvolvida uma ação de formação nesta área do cuidar com o propósito de sensibilizar e dotar os profissionais de saúde com competências e conhecimentos que permitam um melhor acompanhamento a estes doentes. Nesta parte apresenta-se também uma revisão sistemática da literatura sobre a vivência da solidão no fim de vida.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
O presente relatório surge no âmbito da conclusão do 9º Mestrado em Cuidados Paliativos (CP) da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias – Instituto Politécnico de Castelo Branco. Neste relatório são definidos os objetivos que visam a aquisição de competências no âmbito desta área profissional, pelo que se procedeu a uma análise crítico-reflexiva da obtenção dos mesmos através da realização de um estágio clínico numa equipa especializada de CP. Os processos de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de saúde visam o desenvolvimento de práticas centradas no doente e na resposta às suas necessidades com o maior rigor científico disponível. Para o efeito, o desenvolvimento de projetos de intervenção, formação e investigação que respondam a essas demandas devem ser uma prioridade ao nível da nossa atuação profissional como complemento à tomada de decisão. A Doença Renal Crónica (DRC), pela sua complexidade e morbimortalidade, tem despoletado grandes desafios ético-clínicos aos profissionais de saúde, sendo cada vez mais relevante a importância dos CP na sua gestão. Se em determinados doentes, a instituição de técnicas de substituição da função renal (TSFR) tem trazido benefício, a verdade é que em muitos outros a sua iniciação e/ou continuidade será questionável. Por este motivo, o planeamento de um projeto de intervenção no âmbito da suspensão da hemodiálise (HD) a doentes em fim de vida com DRC teve por objetivo sistematizar os fatores intervenientes nesse processo, como contributo à tomada de decisão dos profissionais nesse âmbito. Paralelamente, foi delineado um projeto de formação na mesma área como forma de capacitar os profissionais na aquisição de conhecimentos teóricos neste domínio. Por último, procedeu-se à execução de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) subordinada ao tema: “Utilização de ferramentas prognósticas e de necessidades paliativas nos doentes com doença renal crónica” que relevou a necessidade de desenvolver mais investigação neste âmbito dado a escassez de literatura encontrada. A metodologia utilizada consistiu numa análise critico-reflexiva das aprendizagens em articulação com a aquisição de conhecimentos teóricos baseados na melhor evidência científica disponível.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
A formação avançada dos profissionais que integram as equipas de cuidados paliativos (CP) é uma necessidade que, no meu caso, se cruza com uma motivação pessoal de concluir o mestrado em CP e que culmina no presente relatório de prática clínica para a obtenção do referido grau académico nesta área do saber. Este relatório está dividido em 4 partes. Na primeira apresento o modelo de organização da equipa. A prática clínica foi realizada numa equipa domiciliária de CP que foi escolhida por se encontrar alinhada com a minha própria prática enquanto enfermeira, com a vantagem de ter um modelo de organização e funcionamento diferente da equipa comunitária em que trabalho e de constituir uma mais-valia na concretização do projeto de intervenção, uma vez que esta equipa é parceira numa comunidade compassiva. Na segunda parte do relatório desenvolvo as competências adquiridas em estágio, onde integro todas as aprendizagens e reflexões críticas sobre as mesmas. O estágio deu-me a oportunidade de colocar em prática a teoria ministrada em contexto académico, sendo espelhadas na identificação e reflexão que faço das intervenções realizadas, organizadas pelos 4 pilares dos CP. Fui integrada na equipa e realizei visitas domiciliárias de acompanhamento do doente e cuidador/família. O estudo de caso escolhido e descrito na terceira parte do trabalho orienta para a discussão da importância das redes de vizinhança compassiva nos cuidados à pessoa com doença avançada e em fim de vida e no apoio ao seu cuidador. Esta temática é desenvolvida na parte IV, no projeto de intervenção, pela urgência da criação e implementação de medidas de saúde pública que caminham ao lado das respostas dos serviços de saúde e sociais, envolvendo toda a comunidade civil nos cuidados ao doente com necessidades paliativas. Desta forma, as ações desenvolvidas tiveram como objetivo a sensibilização da equipa comunitária e intra-hospitalar de cuidados paliativos e da câmara municipal, para lançar sementes na constituição de uma comunidade compassiva.
O presente relatório de prática clínica, surge no âmbito do 10º Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e tem como propósito dar cumprimento aos requisitados fundamentais à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos (CP). O relatório é construído com o intuito de redigir e descrever de forma reflexiva e crítica apoiado na evidência científica, da prática clínica, estruturada nos pilares dos CP (Comunicação, Controlo de Sintomas, Apoio à Família, Trabalho em Equipa) e na apresentação de um projeto de intervenção, que passa pela realização de ações de formação com o tema: “Prestação de cuidados ao doente em fim de vida” dirigida à equipa de CP da Unidade Local de Saúde (ULS) e a diferentes cuidadores formais na área de abrangência da ULS: Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Grupos de voluntariado e ainda pela realização de um Estudo quantitativo, descritivo-correlacional e retrospetivo com o tema: “Motivos que levam o doente em fim de vida a recorrer ao SU”. O projeto de intervenção surge com o propósito de contribuir para evitar a recorrência do doente em fim de vida ao Serviço de Urgência (SU). Uma resposta na ajuda personalizada e dignificada no fim de vida deve assentar numa abordagem paliativista/humanista do cuidar, no respeito pela sua dignidade humana. Destarte, o projeto de intervenção é estruturado numa proposta de melhoria baseada no indicador de Resultado: Idas ao SU (mais que um) nos últimos trinta dias de vida, com um valor standard de 30%, com desenvolvimento da metodologia Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities (SWOT) para autoavaliação do serviço. Em forma de conclusão, este relatório, pela reflexão/informação/discussão implícita, no qual são apresentados dados relacionados com os motivos da recorrência do doente em fim de vida ao SU, através do Estudo quantitativo, descritivocorrelacional e retrospetivo com o tema: “Motivos que levam o doente em fim de vida a recorrer ao SU”, reforça a necessidade da restruturação das organizações de saúde, com novos modelos de cuidados e recursos para dar resposta efetivas, com mais qualidade aos doentes em fim de vida, para que estes possam vivenciar os últimos momentos da sua vida sem recorrer ao SU.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Jaime Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Cuidados Paliativos
Dissertação de Mestrado em Sociologia variante família e população, Universidade de Évora, 1997
Tese de Doutoramento em Enfermagem, Universidade de Lisboa, 2010
A investigação realizada tem como objectivo principal: compreender a estrutura e o processo de interacção entre o enfermeiro e o doente em fim de vida, num serviço de internamento de um hospital de agudos, com a finalidade de construir uma teoria de médio alcance (TMA). A maioria (55%) dos doentes continuar a morrer nos hospitais de agudos, onde a sua situação clínica, a natureza emocional dos cuidados e a rede de variáveis inerentes ao contexto determina um cenário muito complexo e difícil. A partir da década de 60, surgiram várias teorias de enfermagem, agregadas no que se designou por Escola da Interacção, e que a enfatizaram como a área central da prática de enfermagem. Projectando os seus conceitos estruturantes na interacção com o doente em fim de vida, verifica-se um hiato quanto a essa fase da vida, pois a proximidade da morte cria um conjunto de circunstâncias que a dificultam e muitos conceitos adquirem nuances peculiares, e portanto, necessitam ser estudados, documentados e teorizados, particularmente no contexto onde ocorrem mais frequentemente, o hospital. Mantive obediência a todos os princípios éticos de uma investigação deste tipo obriga. A metodologia adoptada foi a Grounded Theory (GT). A recolha de dados feita em dois serviços de medicina interna de um hospital de agudos; os sujeitos em análise são os enfermeiros e os doentes em fim de vida, que aceitaram participar no estudo; adoptei multitécnicas (observação participante e entrevistas), estive presente em 42 turnos (manhã e tarde), num total de 175h de observação e realizei 9 entrevistas narrativas. A análise comparativa constante dos dados ocorreu em simultâneo com a recolha; na codificação aberta e axial usei a ferramenta informática NVivo 8®. Da análise dos dados do processo de cuidados e do processo de interacção enfermeiro-doente foi possível identificar os seus eixos estruturantes, os conceitos e as categorias centrais e as suas propriedades, donde destaco o «Avalia, revê e ajusta cuidados»; «Gestão de Informação»; «Gestão de Sentimentos»; «Confiança» e a «Aliança terapêutica». A relação consolida-se gradualmente e vai adquirindo um carácter de ajuda profissional; a intencionalidade está sempre presente; o variável potencial terapêutico depende do respeito pelo outro, da confiança mútua e da aliança terapêutica, é um trabalho a longo prazo e construído, paulatinamente; o tempo funciona como uma variável importante, e particularmente o desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro, da sua maturidade e interioridade, do modo como gere as dificuldades pessoais, relacionadas com o doente/ família e o contexto. O confronto entre o seu nível de competência e os valores associados ao Cuidar, com as teorias de Peplau, Mayerof, Watson, Orlando, Benner, Chalifour e Phaneuf, permitiu ancorar nos conceitos identificados todos os ingredientes major do Cuidar e de uma Relação de ajuda profissional, a um nível de perito, contribuindo para um percurso de aceitação progressiva da morte, com o mínimo de sofrimento físico e existencial e preservando a dignidade do doente. The methodology adopted was the Grounded Theory (GT). The data collection was performed in two departments of internal medicine of inpatient hospitals of acute illnesses, the subjects examined are the nurses and patients in end of life, who agreed to participate in the study; I have adopted multi techniques (participating observation and interviews), I attended 42 shifts (morning and afternoon) for a total of 175h of observation and I have made 9 narrative interviews. The comparative analysis of the data occurred simultaneously with the collection in the open and axial coding I used the software tool NVivo 8 ®. From the data analysis of the care process and the process of nurse-patient interaction it was possible to identify their structural axes, the concepts and main categories and their properties, from where I highlight the "Rate, review and adjust care”, ”Management Information”, “Management of Feelings”, “Trust” and “Therapeutic Alliance”. The relationship gradually consolidates and starts to acquire the character of professional help, the intent is always present, the variable therapeutic potential depends on the respect for others, mutual trust and therapeutic alliance; it is a long-term work built gradually; time serves as an important variable, and certainly the personal and professional development of nurses, their interiority and maturity, the way he/she manages the personal difficulties related to the patient / family and the context. The confrontation between the level of competence and the values associated with Care, with the theories of Peplau, Mayerof, Watson, Orlando, Benner, Chalifour and Phaneuf, allowed to anchor in the concepts identified all the major ingredients of Care and a relation of professional Care, at an expert level, contributing to a path of gradual acceptance of death, with the minimum of physical and existential suffering and preserving the dignity of the patient.
Provas Públicas apresentadas à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para a obtenção da categoria de Professor Coordenador.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2019.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior Dr. Lopes Dias.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2020.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior Dr. Lopes Dias, 2022
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior Dr. Lopes Dias, 2022
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco. Escola Superior Dr. Lopes Dias, 2022
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de prática clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos
Relatório de práica clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos
Dissertação de Mestrado apresentada à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Dissertação de Mestrado em Cuidados Paliativos apresentada à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gerontologia Social.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta e coorientação científica da Professora Ana Paula Pires Rodrigues Belo, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob a orientação científica da Diretora da ESALD Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e orientação científica do Assistente Convidado pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Mestre Eduardo Manuel Neves Oliveira Carqueja.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Mestre em Cuidados Paliativos Sandra Cristina Silva Neves, Enfermeira no Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E., e com coorientação da Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Doutora Ângela Sofia Lopes Simões, professora adjunta e a Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, professora coordenadora da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizada sob orientação científica da Assistente Social Doutora Carla Manuela Trinchete Reigada e coorientação da Professora Doutora Ana paula Gonçalves Antunes Sapeta, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos, realizado sob a orientação científica da Doutora Carla Manuela Trinchete Reigada, do Instituto Cultura e Sociedade da Universidade de Navarra e Professora Doutora Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta, da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.
O presente relatório é realizado no âmbito do 8º Mestrado de Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, como parte integrante dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Cuidados Paliativos. Associado aos conhecimentos adquiridos ao longo da aprendizagem teórica, pretende-se assim descrever de forma reflexiva e crı́tica todo o percurso desenvolvido no contexto da Prática Clı́nica e assistencial junto de uma Equipa especializada que levou à aquisição de competências indispensáveis à prática de Cuidados Paliativos. Este documento encontra-se dividido em três capítulos. O primeiro capítulo visa caracterizar o estágio de 300 horas realizado num Departamento de Cuidados Paliativos de uma Unidade Local de Saúde da Região Norte, descrevendo-se modelo de organização daquela unidade, tipologia e funcionamento, sua caracterização e análise crítica. No segundo capítulo pretende identificar-se as competências adquiridas nas áreas-chave dos Cuidados Paliativos, durante a realização deste estágio: comunicação, controlo de sintomas, apoio à família, acompanhamento em situação de últimos dias de vida, apoio no luto e trabalho em equipa. São enunciados os objetivos e a forma como foram atingidos, pormenorizando-se as atividades realizadas para a sua concretização. Além disso, é feita a análise de um caso clı́nico que despoletou a discussão em equipa e a reflexão sobre as diferentes competências a adquirir. O terceiro capítulo descreve o projeto de formação e de intervenção desenvolvido no serviço onde decorreu o estágio, intitulado “Apoio Domiciliário em Cuidados Paliativos Pediátricos: Complementar Cuidados para fazer a Diferença”, direcionado a potenciar a capacidade de resposta dos profissionais da unidade em situações de suporte em idade pediátrica, incluindo não apenas o apoio à criança em situação de doença limitante e ameaçadora de vida, como ao seu núcleo familiar. É feita a identificação da área problema, a análise de SWOT, os objetivos, e o plano pedagógico da formação e de intervenção, fundamentando-se as diferentes etapas, desde o planeamento, à realização e avaliação. Inclui, ainda, a revisão sistemática da literatura “Impacto dos Cuidados Paliativos Pediátricos domiciliários na qualidade de vida de crianças com DCC e dos seus cuidadores informais: revisão sistemática” que constituiu o primeiro estudo deste tipo conhecido, quer a nível nacional, quer internacional. Apesar da escassez de estudos, da heterogeneidade metodológica e do elevado risco de viés dos resultados, os achados sugerem que o domicílio pode ser um local apropriado de cuidados, parecendo existir impacto positivo das equipas domiciliárias de CP Pediátricos no aumento da qualidade de vida de crianças e cuidadores, assim como no controlo de sintomas, redução da sobrecarga e nos níveis de satisfação dos cuidadores. Adicionalmente, e tendo a Prática Clínica sido interrompida por força do contexto de pandemia COVID-19, é feita uma reflexão ao longo dos diferentes capítulos sobre o seu impacto na organização do serviço, forma de abordar e cuidar dos doentes e suas famílias e na necessidade de reajuste do projeto de formação e intervenção inicialmente proposto. O segundo ano do Mestrado em Cuidados Paliativos permite, desta forma, aplicar e consolidar os conhecimentos adquiridos no primeiro ano, assim como contribuir para o desenvolvimento do saber sobre os Cuidados Paliativos em Portugal.
Dissertação de mestrado em Cuidados Paliativos. Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, 2018
Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessário à obtenção de grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
Relatório de Prática Clínica apresentado à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos.
The implementation of the Bologna process in higher education leads to rethinking the teaching-learning assumptions. Higher education today is focused on curricula, teaching-learning processes, subjects and course programmes attending to European credits system, teachers’ qualification and training, academic success and scholar results, performance standards, assessment of institutions, assessment of skills (and not merely knowledge). In 2010 a project (Construction of Learning | ConstAp) was developed in the Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal. The main goal was to motivate the adoption of changes concerning classroom methodologies and students’ autonomous workload guidance in the scope of the Bologna process implementation. This paper presents a proposal of pedagogical intervention to deal with the mentioned objectives, a project applied in a specific tourism course. The paper presents the first results collected regarding the project’s implementation and seeks to impart a methodology that can be applied to similar courses.