Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

22 records were found.

Estudo e conservação da natureza
A distribuição dos estimadores de máxima verosimilhança, em contextos de censura pelo tempo, depende de parâmetros perturbadores que impossibilitam a determinação de intervalos de confiança exactos para os parâmetros populacionais. Nestas situações, são usados resultados assimptóticos, que permitem obter intervalos de confiança aproximados, com uma probabilidade de cobertura próxima da confiança do intervalo. Neste trabalho, utiliza-se a metodologia PBSRLLR na determinação de intervalos de confiança aproximados para parâmetros populacionais, de distribuições pertencentes á família de Log-Localização e Escala, em especial Weibull e Lognormal. Pretende-se estudar a evolução da probabilidade de cobertura dos intervalos, para o quantil de probabilidade p, de acordo com vários factores: • A dimensão da amostra (em especial amostras de pequena dimensão); • A proporção de falhas na amostra • O valor de p; • A metodologia usada. Foram implementadas várias funções no programa estatístico “R-PROJECT”, que permitem levar a efeito o processo de inferência necessário à determinação dos intervalos de confiança. Como complemento e com a finalidade de melhorar a velocidade dos métodos, as funções que comportam um elevado número de cálculo foram escritas em “Linguagem C”
Uma das questões que surge com mais frequência em Estatística Aplicada é a comparação de valores médios populacionais. Neste trabalho, procede-se a uma breve revisão de alguns testes paramétricos e não paramétricos mais utilizados na abordagem desta questão e apresentam-se também os procedimentos bootstrap enquanto metodologia alternativa eficaz no tratamento do problema apresentado. Num estudo de simulação aplica-se o teste T, o Teste de Mann-Whitney-Wilcoxon e o bootstrap a amostras geradas artificialmente, com o objectivo de comparar valores médios populacionais e confrontar o desempenho das metodologias aplicadas.
Factor fundamental na implementação de políticas de desenvolvimento regional é o conhecimento da estrutura económica das regiões, em termos estáticos e dinâmicos; da análise (não exclusiva) destas duas vertentes poderá resultar: a) a determinação de condições que favoreçam o desenvolvimento; b) a determinação de condições que conduzam a maiores níveis de assimetrias regionais. No sentido em que os recursos naturais e a sua utilização diferem espacialmente, as relações entre regiões são potencialmente geradoras de situações de desequilíbrio, contradizendo os objectivos de coesão. O presente artigo objectiva analisar a estrutura económica sectorial da região Centro de Portugal. Para este efeito, ir-se-á apresentar uma matriz de informações e, posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração e dispersão espacial das variáveis. Por fim, analisa-se a estrutura económica pelo grau de especialização das economias regionais. Paralelamente, aborda-se a relação da especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região, perspectivando esclarecimentos da coerência dessa mesma dotação. Os resultados traduzem uma coerência genérica entre as duas vertentes, periclitante em factores intangíveis e sustentada em factores tangíveis. Os resultados sugerem ainda uma vincada assimetria geográfica, do interior para o litoral da região.
Neste trabalho consideram-se o bootstrap e a subamostragem enquanto metodologias computacionalmente intensivas que podem constituir um meio de resposta eficaz na avaliação da precisão de uma determinada estatística. Num estudo de simulação aplicam-se estas metodologias a observações geradas por uma distribuição de probabilidade exponencial.
Neste trabalho consideram-se as metodologias de reamostragem e subamostragem. Estas metodologias, computacionalmente intensivas, são hoje amplamente utilizadas na Inferência Estatística no cálculo de intervalos de confiança para um determinado parâmetro de interesse. Num estudo de simulação aplica-se o Bootstrap e a subamostragem a conjuntos de observações provenientes de populações normais com o objectivo de determinar intervalos de confiança para o valor médio.
O artigo pretende analisar a estrutura económica sectorial da região centro de Portugal(NUT II), recorrendo à avaliação em função dos indicadores de análise regional mais relevantes. Para este efeito, apresenta-se primeiro a matriz de informações, em termos de emprego e do número de empresas situadas na região Centro e para cada uma das subregiõs (NUT III) desta região. Posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração/dispersão espacial das duas variáveis tomadas em consideração para o estudo. Finalmente, tenta-se analisar a estrutura produtiva de cada subregião pelo grau de especialização das economias regionais de forma a retirar ilações de carácter qualitativo. A par com informações quantitativas recolhidas, abordar-se-á a formatação de especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região objectivando esclarecimento sobre a coerência dessa mesma dotação.
A censura está, em geral, presente nos Testes de Vida. Quando a censura em causa é do Tipo I, não existem métodos analíticos que possibilitem a construção de intervalos de segurança, dificuldade esta que se deve à complexidade da respectiva função de verisimilhança. Neste trabalho consideram-se o bootstrap e a subamostragem, enquanto procedimentos úteis na determinação de intervalos de confiança para os parâmetros da distribuição do tempo de vida, num contexto de censura Tipo I. Num estudo de simulação aplicam-se estas metodologias a amostras censuradas artificialmente, provenientes de uma distribuição Weibull, com o objectivo de determinar intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p.
Várias aproximações à estatística razão de verosimilhanças têm sido recentemente propostas na literatura com o objectivo de melhorar a inferência sobre um parâmetro populacional Ѳ. Neste trabalho consideram-se as aproximações propostas por Barndorff-Nielsen e Severini e apresenta-se uma possível aproximação boootstrap á estatística de verosimilhanças. Num estudo de simulação determinam-se intervalos de confiança para o quantil de probabilidade p através da estatística razão de verosimilhanças e da aproximação de Severini com o objectivo de comparar o desempenho destas metodologias. Na construção dos intervalos de confiança recorre-se à distribuição normal bem como às distribuições bootstrap.
he literature on accounting, business, and finance, as a sub-area of the sciences of administration and management, has been receiving strong attention from researchers since the 1950s. This study´s main goal is to evaluate the nature and course of development of the literature on these research areas. A bibliometric analysis on the top journals published on the Web of Science and on the Scopus databases is conducted. Results synthesize the conceptual framework related to this area of science, identifying the roots of its intellectual structure, which give life to the respective tree of knowledge. New paths for future research are outlined.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
This study aims to fulfil a gap in the literature, delivering a road map to understand the course and nature of the fair value accounting literature, further showing how the 2008–2009 financial crisis affected it. Bibliometric methods analyze 377 documents retrieved from the Web of Science and Scopus databases. Results show a heavy increase in fair value accounting literature starting due to the 2008–2009 financial crisis, further showing a shift from fair value accounting regulations to topics such as fair value measurement, earnings management, value relevance, and banks. Results provide further evidence about relevant themes, showing that topics related to financial crises stay relevant, even during times of growth.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas