Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

4 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design de Interiores e Mobiliário
No âmbito da unidade curricular de Projeto, escolhi fazer o meu projeto final na área de equipamento. O meu objetivo é criar equipamento para animais de estimação, mais especificamente os gatos. Esta escolha deve-se à preocupação da resolução dos problemas relacionados com este tipo de equipamento, pretendendo projetar algo que possa estar numa habitação solucionando os problemas existentes e que esse equipamento estivesse em harmonia com o mobiliário existente, sendo privilegiada a interação com o dono. O seguinte projeto, destinado à área do Design de Equipamento, apresenta, cinco equipamentos de forma a responder às necessidades dos gatos e também ao seu dono. O estudo feito no desenvolvimento foi resolver as problemáticas tal como a saída das areias da caixa como também, criar um equipamento que tivesse a função da arrumação da ração e dos objetos essenciais como a pá da areia e o saco da areia; desenvolver também uma zona de dormir, de lazer e um arranhador. Portanto é proposto elaborar um equipamento que seja funcional e prático e que ao mesmo tempo seja harmonioso com o envolvente. A tecnologia adequada à produção remete para um processo automatizado com o recurso a uma máquina CNC (Computer Numeric Control), devido à complexidade de execução intrínseca ao desenho de encaixes, permitindo otimização de tempo e recurso e de forma a produzir o produto em série, sendo por sua vez mais acessível ao público-alvo que se pretende abranger. O material escolhido foi contraplacado, que permite estruturas resistentes.
O presente estágio curricular foi desenvolvido na Aurea Interiores situada em Castelo Branco, correspondendo à etapa final do mestrado em Design de Interiores e Mobiliário. Com a execução do estágio curricular pretende-se cruzar todos os conhecimentos adquiridos durante a licenciatura e o mestrado com os saberes obtidos na empresa, e ter o primeiro contacto com o mercado de trabalho. O facto de estar a estagiar numa empresa de interiores deu para conhecer a realidade do mercado de trabalho, conhecer metodologias de trabalho, fornecedores, projetar em equipa e interagir com clientes. Durante o período de estágio de Outubro até Abril participei em vários projetos, na qual se desenvolveu trabalho na vertente dos interiores de espaços domésticos e de espaços comerciais e projetos fictícios para publicidade nas redes sociais. Também obtive conhecimentos ao nível da aplicação do têxtil nos interiores, as suas aplicações no espaço e compreensão da ficha técnica.