Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos para a obtenção do grau de mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Este trabalho divide-se em duas partes : a primeira diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada e refere-se a um ano de docência a duas turmas da Academia de Música de Lagos, uma de Formação Musical, outra de Classe de Conjunto. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, que focaliza a sua análise na sequência e importância de processos de aprendizagem musical. Este estudo tem como objetivo perceber qual o grau de importância das leituras nas aulas de Formação Musical. Desta forma, apresenta-se um enquadramento teórico em que são explanadas as diferentes perspetivas pedagógicas de : Robert Schumann, João Pinheiro, Helena Rodrigues, Anthony Kemp, Keith Swanwick, Lucy Green, Anthony Spring. As diferentes teorias convergem num fio condutor comum : a aprendizagem da leitura musical deve ser precedida do desenvolvimento de competências: auditivas; motoras; expressivas e sensoriais. Partindo do título deste trabalho: “A importância das leituras nas aulas de Formação Musical”, realizouEse um inquérito por questionário a 73 professores do Ensino Especializado da Música, com o objetivo de perceber a sua opinião sobre o tema em estudo. Na análise de dados, foi feita uma comparação entre a opinião dos professores inquiridos e os pedagogos que constam neste trabalho. As conclusões desta análise sugerem uma concordância entre a grande maioria dos professores inquiridos e as teorias defendidas pelos pedagogos apresentados. As aulas foram planificadas tendo por base as perspetivas pedagógicas dos vários pedagogos. Durante todo o ano letivo, os alunos mostraram um elevado grau de empenho, motivação e também importantes progressos na aquisição de diferentes competências!musicais.