Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música - Instrumento e Música de Conjunto
Este Relatório de Estágio está dividido em duas partes, refletindo o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O propósito da primeira secção passa por descrever o estágio pedagógico, completado no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Este decorreu durante o ano letivo 2016/2017, no Conservatório Regional de Castelo Branco. A segunda parte do Relatório incide sobre um estudo de investigação de natureza experimental, realizado no escopo da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. O mesmo pretendeu examinar e compreender a conexão entre a improvisação no jazz, a autoeficácia, a autoconfiança e a motivação. Devido a, na esfera do jazz, ser expectável que os músicos improvisem, afigurou-se que seria uma mais-valia abordar este assunto através de uma tentativa de otimizar a performance dos sujeitos da amostra neste domínio da música. Foi então aplicado um modelo de treino coletivo da improvisação, que visou levar os indivíduos a experienciar um nível mais alto de confiança nas suas aptidões musicais, tornando-os consequentemente mais motivados para improvisar. No fim, foi de facto possível confirmar a existência de uma relação causa-efeito entre os constructos supramencionados.