Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

15 records were found.

Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27234TFCNHQA.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem Veterinária.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
A primeira parte deste documento consta de um Relato rio de Esta gio no a mbito da disciplina de Formaça o Musical, enquadrada na unidade curricular de Pra tica de Ensino Supervisionada. Essa atividade letiva decorreu entre 2018 e 2019 na Academia de Mu sica de Almada, centrando-se o relato rio na contextualizaça o da escola e do seu modelo de ensino, descriça o das pra ticas educativas e breve reflexa o crí tica do trabalho realizado com as turmas envolvidas. A segunda parte do documento apresenta um Estudo de Investigaça o realizado no a mbito da unidade curricular Projeto de Ensino Artí stico. Neste, partiu-se da criaça o de um material dida tico e lu dico para a iniciaça o a leitura musical, concebido como jogo de utilizaça o aberta, com vista a aplicaça o e experimentaça o em contexto escolar – o LerAoCubo. Foi intença o que o material contivesse, na sua ge nese, as qualidades de versatilidade e de ludicidade. A qualidade de versatilidade pretende trazer a possibilidade de reutilizaça o do material e da utilizaça o do mesmo para va rios fins, reduzindo assim o seu impacto ambiental. A qualidade de ludicidade pretende, a trave s do jogo e do riso, envolver a criança no processo de aprendizagem, permitindo que se crie um ví nculo com o material. O jogo foi utilizado e experimentado em contexto de aula por um conjunto de alunos e professores, com o objetivo de aferir a sua efica cia pedago gica e de observar a recetividade dos alunos, que registaram a sua experie ncia numa entrevista, posteriormente analisada.