Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

398 records were found.

Descrição baseada em: 2ª série, nº 1 (Maio 1991)
No âmbito do Design Gráfico, a área de estudos da autora do presente trabalho, surgiu um grande interesse pela investigação do tema: Comunicação de Marketing e Identidade Visual, subjacente ao campo de Design de Comunicação. Assim, orientou seu estágio para uma especialização na área de Design de Comunicação, onde se procurou identificar os contributos/ interseções da Comunicação de Marketing para a área de especialidade do estágio, explorando o campo de estudos através dos trabalhos desenvolvidos nos estágios. Para isso, a autora utilizou uma metodologia não intervencionista, de caráter qualitativo e uma investigação ativa, contextualizada no âmbito do estágio. Surgiu, assim, a oportunidade de colaborar com a empresa Gato de Bigode, uma equipa de profissionais de Design de Comunicação e Comunicação de Marketing, onde foi explorado o desenvolvimento e a gestão do Design relativamente às áreas supramencionadas. A empresa escolhida é caracterizada como um Agência de Design, Marketing e Publicidade, situada em Lisboa. A Agência de Design Gato de Bigode foi fundada em 2012, desenvolve projetos de Design abrangendo áreas como Branding, Identidade, Imagem e Web. Com mais de 5 anos de existência é uma empresa sólida, com ideias muito próprias, técnicas e métodos de trabalho eficazes, que resultam no sucesso dos seus clientes. Com este estágio a autora teve a oportunidade de experienciar o contexto de trabalho em Design, prestando apoio à equipa de Designers e à empresa ao longo de todo o desenvolvimento dos vários projeto de investigação. A resposta ao argumento será dada através de uma metodologia mista, intervencionista (através dos vários projectos apresentados neste documento e análise dos vários processos existentes na empresa supra mencionada) e não intervencionista (estudos de documentos e casos similares aos propósitos do objecto em estudo). Com esta experiência procurou-se uma formação rica e consolidada no desenvolvimento de soluções de Identidade Visual, bem como conhecimentos mais sólidos e práticos da realidade empresarial. Com esta experiência a autora adquiriu práticas de trabalho, permitindo a sua inserção na área do Design de Comunicação.
Contém referências bibliográficas
Economia e política agrícolas
1 parte para violoncelo; 1 parte para flauta; 1 parte para trombone; 1 parte para fagote; 1 parte para trompa; 1 parte para viola; 1 parte para corno; 1 parte para 1º violino; 1 parte para 2º violino; 1 parte para clarinete; 1 parte para contrabaixo; 1 parte para oboe; 1 parte de percussäo
Educação pré-escolar
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Guitarra Portuguesa
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-10172TFCPAG ; C30-10182TFCPAG.
A ideia de realizar este mestrado, surge com a necessidade que nós, enquanto estudantes e executantes da música dita erudita e, em especial, enquanto executantes de música tradicional portuguesa, com especial ênfase no fado, tínhamos, e temos, de emprestar um carácter mais académico, ou mais erudito, se quisermos, à parte instrumental relacionada com esta nossa canção. Falamos então da Guitarra Portuguesa e da Viola de Fado. Nos últimos anos diversos autores têm vindo a reunir um espólio de música tradicional portuguesa, compilando-o em documentos recheados de partituras, que nos permitem não só perpetuar toda uma tradição, como facilitar a consulta de obras que de uma outra forma não estão tão acessíveis – ou porque não se encontram gravadas, ou porque as gravações têm pouca qualidade. O Livro dos Fados do autor e guitarrista António Parreira, é um dos exemplos do que se tem vindo a fazer neste sentido. A ideia de reunir 180 fados tradicionais em partituras foi um dos motes que nos levou à realização deste trabalho. Outros exemplos se podem referir como os trabalhos realizados pelo também guitarrista Arménio de Mello em conjunto com o poeta José Luís Gordo, compilados no livro 40 fados e que apresentam 40 melodias originais com diversos poemas, ambos transcritos em partitura. Temos mais exemplos de trabalhos realizados neste âmbito, assim como uma nova geração de compositores que escreve para guitarra portuguesa, seguindo o que recentemente guitarristas como Pedro Caldeira Cabral e Ricardo Rocha, entre outros, têm vindo a realizar – gravando e disponibilizando as suas obras em partitura. Analisando a história do fado e da própria música tradicional portuguesa, verificamos que o que tem passado ao longo das várias gerações é fruto da tradição oral. Quer as canções, os fados tradicionais, os cantes populares, entre muitos outros. Não obstante os cancioneiros existentes, verificamos uma lacuna no que à escrita musical diz respeito. No caso do fado, ou mais concretamente, no caso da guitarra portuguesa e da viola de fado, que não estão unicamente ligadas a este estilo musical, note-se, e tendo em conta os exemplos acima referidos, sentimos a necessidade de também nós disponibilizarmos o trabalho que temos vindo a realizar ao longo do nosso percurso musical enquanto instrumentistas. Neste sentido, este documento pretende apresentar, disponibilizar, motivar e facilitar a consulta, com vista à utilização e execução, de algumas das nossas obras, bem como dos professores orientadores deste trabalho. Nas páginas seguintes deste documento, iremos encontrar várias peças, dos compositores Ricardo Silva, João Silva e Custódio Castelo, com as várias notas de execução que permitem relacionar e ajudar a entender estas mesmas obras como espólio do panorama musical tradicional português.
Provas públicas apresentadas à Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do título de Especialista em Medicina Nuclear.
Apesar de não existir uma definição consensual do Pensamento Crítico, podemos defini-lo sumariamente como uma forma superior do pensamento, que integra inúmeras competências e disposições cognitivas: a fundamentação de hipóteses, a capacidade lógica, as habilidades de elucidação e avaliação, a identificação de fontes válidas e confiáveis e a avaliação de valores, convicções e ações. Este trabalho de investigação, Desenvolvimento do Pensamento Crítico no ensino profissional da Percussão – Proposta de exercício prático, visa fomentar o Pensamento Crítico de alunos de Música no contexto ensino-aprendizagem da Percussão, no âmbito de uma Escola Profissional de Música. Visa também observar, analisar e compreender as vantagens da utilização do Pensamento Crítico no referido contexto. É apresentada uma revisão de literatura sobre (i) Breve contextualização da evolução da música do séc. XX e XXI, (ii) Realidade técnica/interpretativa da Percussão, (iii) Pedagogias contemporâneas, (iv) Pensamento Crítico – definição, ensino/desenvolvimento e disposições cognitivas/avaliação, (v) Categorias da exploração instrumental. São descritas metodologias/tarefas propiciadoras do Pensamento Crítico. É ainda proposto um exercício prático-artístico, Exploração instrumental como ferramenta para o desenvolvimento do Pensamento Crítico, que tem como principal enunciado: tendo como domínio específico a exploração instrumental, como podemos proceder de forma a efetuar uma possível reinterpretação musical de uma obra originalmente escrita para instrumentos de altura definida, utilizando instrumentos de altura indefinida? Os resultados da investigação - embora não generalizáveis para contextos diferentes ou mais abrangentes, em relação ao contexto em que o trabalho se realizou – sugerem que pensar criticamente torne mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem da Percussão.
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5525
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5549
O Design é transversal a todas as ações do quotidiano da vida humana. Como área intrinsecamente multidisciplinar, ele aparece diante os nossos olhos em todos os instantes, comunicando várias mensagens, de formas diversas. Desta forma, dada a sua omnipresença na constante valorização de produtos ou serviços, afigura-se como essencial a integração do Design nas estratégias de valorização territorial. Design para o território: de que forma pode o Design comunicar o património cultural, histórico, natural, os serviços ou os produtos de uma região ou país? Esse é o ponto de partida do Encontro de Investigação “Design para o Território”, que terá lugar, pela primeira vez, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Trata-se de um encontro científico transfronteiriço, agregando centros de investigação portugueses e espanhóis que estão inseridos em regiões de baixa densidade populacional. No âmbito do Projeto Final em Design de Comunicação e Audiovisual, desenvolveu-se, de forma integral, a identidade visual deste evento. Partindo de convenções culturais e simbólicas, como sejam as constelações que outrora orientaram navegadores e agricultores, mas também da ideia de coesão territorial das regiões que participam no evento de investigação, o símbolo do evento foi desenvolvido e teoricamente fundamentado. Assim, a conceptualização da marca gráfica assume-se como a fase central do presente projeto, dado que esta orienta a criação do manual de normas, dos meios físicos e online para comunicação do evento (posters, merchandising, banners, sinalética, packshots, oráculos), assim como livros de resumos e livro contendo os artigos apresentados no evento científico. O processo criativo, detalhadamente documentado no presente relatório, terminou com a finalização de todos os suportes de comunicação físicos e online para o Encontro de Investigação, que se prevê que possa realizar-se presencialmente ou à distância, dependendo da evolução da pandemia COVID-19.
A Mindjam Téla é uma empresa são-tomense de tratamentos medicinais fundada por Amâncio Valentim, médico tradicional e presidente de associação de médicos tradicionais de STP. O meu projeto consiste no desenvolvimento de uma estratégia de comunicação viável para a empresa e tem como principal objetivo desenvolver soluções na área do design gráfico/comunicação, para a empresa de forma a proporcionar aos utentes uma espera mais dinâmica até o momento de atendimento. Pretendo também desenvolver uma solução de comunicação empresarial para que seja possível haver uma troca direta de ideias e conhecimentos sempre que necessário e consequentemente aumentar a visibilidades da empresa. Em STP, São Tomé e Príncipe, a prática não convencional na área da saúde é muito comum e sempre esteve presente na cultura africana e nomeadamente na cultura são-tomense. A medicina não convencional ou tradicional, está ao alcance de todos que se encontram no país, a sua eficácia está comprovada e o seu custo está à altura de todos que a procuram devido ao baixo poder de compra que domina o povo. Em 2008, realizou-se uma pesquisa científica inserida no projeto “Pagué” em colaboração com o Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz em que se comprovou efeitos antibacterianos e antifúngicos em 75 por cento de um conjunto de 50 plantas medicinais usadas por terapeutas tradicionais para combater infeções no país. Estes resultados podem ser consultados no livro "Estudo Etnofarmacológico de Plantas Medicinais de S. Tomé e Príncipe".
Documento disponível na Biblioteca da ESART na cota : 659 - 5539
Documento disponível na Biblioteca da ESART
Este trabalho faz parte de uma necessidade pessoal: facilidade na procura e compra de bilhetes em transportes públicos. Nos dias de hoje com tantos recursos tecnológicos que existem, ainda é uma dor de cabeça a compra de bilhete online, devido aos horários dos transportes estarem todos em sites diferentes. Os utilizadores assíduos destes transportes (que são cada vez menos) não querem perder tempo e a aplicação que desenvolvi serve para isso mesmo, uma forma de poupar tempo. É uma aplicação que faz a filtragem de todos os horários que mais se adequam ao utilizador. É uma ideia que pretende buscar o que já existe, juntar e acrescentar novidades. Já existem aplicações parecidas, mas nenhuma é tao abrangente quanto esta. Este projeto é baseado em pesquisa, simplicidade e intuição.