Search results
3 records were found.
Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música
Apesar de não existir uma definição consensual do Pensamento Crítico, podemos defini-lo sumariamente como uma forma superior do pensamento, que integra inúmeras competências e disposições cognitivas: a fundamentação de hipóteses, a capacidade lógica, as habilidades de elucidação e avaliação, a identificação de fontes válidas e confiáveis e a avaliação de valores, convicções e ações. Este trabalho de investigação, Desenvolvimento do Pensamento Crítico no ensino profissional da Percussão – Proposta de exercício prático, visa fomentar o Pensamento Crítico de alunos de Música no contexto ensino-aprendizagem da Percussão, no âmbito de uma Escola Profissional de Música. Visa também observar, analisar e compreender as vantagens da utilização do Pensamento Crítico no referido contexto. É apresentada uma revisão de literatura sobre (i) Breve contextualização da evolução da música do séc. XX e XXI, (ii) Realidade técnica/interpretativa da Percussão, (iii) Pedagogias contemporâneas, (iv) Pensamento Crítico – definição, ensino/desenvolvimento e disposições cognitivas/avaliação, (v) Categorias da exploração instrumental. São descritas metodologias/tarefas propiciadoras do Pensamento Crítico. É ainda proposto um exercício prático-artístico, Exploração instrumental como ferramenta para o desenvolvimento do Pensamento Crítico, que tem como principal enunciado: tendo como domínio específico a exploração instrumental, como podemos proceder de forma a efetuar uma possível reinterpretação musical de uma obra originalmente escrita para instrumentos de altura definida, utilizando instrumentos de altura indefinida? Os resultados da investigação - embora não generalizáveis para contextos diferentes ou mais abrangentes, em relação ao contexto em que o trabalho se realizou – sugerem que pensar criticamente torne mais eficiente o processo de ensino-aprendizagem da Percussão.