Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

2 records were found.

O presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo 2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.