Improvisação e criação no contexto das aulas de formação musical
Pereira, Katarzyna Szymanska
2020
Search results
2 records were found.
Contém ref. bibliográficas
O presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do
Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola
Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades
curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A
primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de
Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo
2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe
de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e
uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda
parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação
desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo
como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem
de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram
aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como
instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos
alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os
resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o
desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.