Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Músical e Música de Conjunto.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto.
Introdução A infeção causada por Clostridium difficile tem registado mudanças na sua incidência ao longo dos últimos anos, resultando numa das maiores preocupações a nível global de saúde pública. Tem grande importância no ramo da medicina devido às altas taxas de recorrência que apresenta, bem como de mortalidade e morbilidade associadas, tornando-se uma das infeções associadas aos cuidados de saúde causadora de diarreia mais comuns relacionada com o uso de antibióticos. Objetivo demonstrar as vantagens, segurança e eficácia do transplante de microbiota fecal como alternativa para o tratamento da infeção provocada por Clostridium difficile recorrente. Material e Métodos Para a realização deste trabalho foram analisados artigos publicados entre 2005 e 2019 nas bases de dados PubMed e Scielo, recorrendo à utilização das seguintes combinações de palavras-chave: Clostridium difficile infection, risk factors, recurrent, diagnose, treatments, fecal microbiota transplantation e prevention. Dados e Discussão O tratamento atualmente utilizado com os antibióticos metronidazol, vancomicina ou fidaxomicina tem revelado falhas em 5 a 35% dos indivíduos, incorrendo em novas recorrências da infeção. O tratamento para esta infeção na sua forma recorrente aparenta ser reduzido, sendo que o estudo e a pesquisa de novas soluções têm ganho um especial interesse nos últimos anos, como é o caso do transplante de microbiota fecal. Este constitui numa alternativa eficiente consistindo na introdução de microbiota intestinal de um doador saudável num doente alterando e restaurando desta forma a diversidade da flora intestinal. Conclusão Este método tem ganho cada vez mais notoriedade devido à sua taxa de 80 a 100% de sucesso, no entanto a sua utilização permanece limitada com a necessidade de realização de mais estudos de modo a ser indicada como terapia inicial.