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O presente trabalho procura abordar a construção, a técnica e as respectivas influências existentes nas formas abobadadas da arquitectura tardo-medieval do ciclo de Braga e sua área circundante. O ponto de partida para esta análise recai, desde logo, nos construtores oriundos do Norte de Espanha, mais precisamente do ciclo Burgos que se fixam em Braga e na sua orla. Desse modo, podemos salientar que estes mestres foram fundamentais para a inovação das formas arquitectónicas, introduzindo uma torrente renovadora no modo de construir arquitectura, em especial as novas tipologias de abóbadas que, dessa maneira, introduziram no nosso território as mais perenes novidades conceptuais em voga pela Europa e, em especial, pelo território espanhol.
A identidade visual corporativa assume uma importância primordial no momento em que é projetada determinada estratégia de comunicação, uma vez que será a sua narrativa gráfica o elemento unificador da imagem corporativa de entidades, serviços ou iniciativas. Partindo deste princípio e conscientes de que o conceito de marca já não se cinge apenas ao mercado de consumo, o projeto de investigação MAGISTER - Arquitetura tardo-gótica em Portugal: Protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (séc. XV-XVI) sentiu a necessidade de atribuir uma identidade ao referido projeto de investigação, criando assim uma estratégia de comunicação eficaz e consistente. É a partir deste momento que o designer gráfico intervém enquanto estratega visual, capaz de traduzir os valores corporativos para uma outra linguagem que vá além da verbal.O presente artigo procura tratar o processo construtivo da identidade corporativa do projeto de investigação MAGISTER, tal como aborda a problemática da narrativa visual, enquanto fio condutor da construção da identidade, o sentido lógico dos elementos gráficos aplicados e todo o simbolismo impregnado nos seus elementos.
O evento foi organizado pelo Centro de Estudos de Desenvolvimento Regional (CEDER) do Instituto Politécnico de Castelo Branco.