Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

38 records were found.

Dissertação apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Projeto Aplicado apresentado à Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão de Empresas.
Tese de Mestrado em Ciências da Educação área de especialização em Tecnologias Educativas
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
O relatório apresentado é o resultado final do estudo que realizámos no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores e Equipamento da licenciatura de Design de Interiores e Equipamento. Nesse sentido, o nosso trabalho versou sobre a requalificação e conservação do edifício do Corpo da Guarda principal - construído no século XVIII - e hoje se encontra sedeada a Câmara Municipal de Almeida, do distrito da Guarda. Na atualidade, a vila de Almeida integra o programa das Aldeias Históricas de Portugal. Os múltiplos apoios estruturais permitiram promover, alavancar e desenvolver o turismo nestas localidades situadas no inteiro do País, contribuindo positivamente para um território deprimido e assim promover uma melhoria da qualidade de vida dos habitantes. O projeto que nós desenvolvemos teve como principal objetivo criar um espaço mais funcional no edifício em causa, e por seguinte possibilite uma maior sinergia e dinâmica nas funções desempenhadas pelos funcionários que ocupam este espaço quotidiano. Para além disso é essencial a execução de um espaço interior que harmonize e esteja em concordância com o edifício em si, não descorando o seu valor histórico e patrimonial. Assim, foi nosso intuito dotar o espaço de uma linguagem simplificada e uniforme, mas coerente no seu contexto global, permitindo que se revele toda a proporção e simetria do edifício e faça uso de materiais nobres.
O vigente projeto, tem como base desenvolver e pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual. O presente projeto debruça-se sobre o estudo e a realização de uma nova estratégia de comunicação para a Câmara Municipal de Castelo Branco contribuindo para um desenvolvimento turístico e Cultural da mesma. A vigente estratégia passa pela criação de uma rota pelas obras de arte urbanas existentes no concelho, que para além de ter o objetivo de desenvolvimento turístico e cultural do município, vem responder a variados problemas como o importante combate à desertificação de aldeias envelhecidas, uma melhor aceitação da arte urbana e o criar memória de uma arte que é efémera. Este projeto passa por um sistema de afunilamento, sendo iniciado com a recolha de dados do cliente, passando por uma fase teórica aprofundada sobre temáticas pertinentes para o projeto, nomeadamente o princípio de arte urbana, o design de comunicação, o design gráfico, a sinalética/ sinalização, os mapas, as rotas, a comunicação gráfica e a comunicação audiovisual com o cruzamento de informação sobre os casos de estudos de várias rotas existentes em Portugal, permitiu a realização de análises aprofundadas dos mesmos e por fim a obtenção de conclusões de ideias, chegando a resultados, respondendo assim aos objetivos iniciais, através de meios impressos e digitais. Apesar da rota ser momentaneamente inexistente, é criada tendo em conta os meios comunicacionais já desenvolvidos pela Câmara Municipal de Castelo Branco de modo a manter a sua identidade visual e coerência no município.
Este projeto teve como objetivo criar uma identidade visual da marca “Tardogótico – Red de Investigación”, criar um website totalmente novo, assim como redes sociais para que deste modo a rede se possa comunicar entre si de uma maneira efetiva, por fim desenvolver dois tipos de comunicações, um congresso internacional e um ciclo de seminários que se realizará em formato webinar. O presente relatório é o culminar de todas as fases do nosso projeto onde começámos por dar um pouco a entender do nosso projeto, e aquilo que iriamos realizar no futuro. Em seguida foi realizada uma fase de análise onde estudámos e entendemos melhor quais seriam as nossas áreas de trabalho, aprofundando cada uma delas através da fundamentação teórica. O próximo passo foi fazer uma intensiva análise aos nossos casos de estudo, onde analisámos projetos semelhantes ao nosso e que nos pudessem ajudar no futuro, nesta fase foi analisado desde a marca gráfica de cada um dos casos até aos suportes criados para os eventos realizados ou promovidos pelos mesmos. Por fim desenvolvemos todos os pontos a que nos propusemos, a marca gráfica, um brandbook, o website, as redes sociais, e por fim todos os meios necessários para a realização dos eventos.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e à Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Design Gráfico
Este projeto tem objetivo o estudo e a realização de uma nova estratégia de comunicação para a Câmara Municipal de Sardoal, de forma a atrair um maior número de turistas. A presente estratégia, parte da criação de uma rota entre pontos de interesse patrimoniais, sendo importante para o desenvolvimento e crescimento da entidade em questão. Este projeto foi idealizado como um todo, mas dividido em várias fases. Começou-se por pensar, analisar e compreender as pesquisas primárias, e pela realização da fundamentação teórica. Segundo a pesquisa que foi realizada, concluiu-se que as rotas são uma das formas de conhecer diversas localidades, mais procurada pelo Turismo Cultural e Patrimonial. Foram analisadas todas as componentes teóricas e, em especial, os casos de estudo e dos seus suportes gráficos. Essa análise auxiliou no momento do desenvolvimento gráfico deste projeto, por facilitar na compreensão de alguns conceitos e da maneira como são vistos estes projetos e como comunicam, tendo sempre como principal objetivo, aumentar o turismo das diversas localidades. Terminou-se, assim, com o desenvolvimento dos meios de comunicação, impressos e digitais, para esta rota.
O relatório apresentado tem como objetivo dar a conhecer o projeto final de licenciatura em Design de Interiores e Equipamento, no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores, lecionada na Escola Superior de Artes Aplicadas, ESART, pertencente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. O espaço a ser alvo de intervenção corresponde à capela de São Sebastião, localizada na pequena aldeia de São Sebastião, no concelho de Ourém, distrito de Santarém. É desconhecida a data de edificação desta capela, no entanto, em 2014, por intermédio de uma intervenção arqueológica, foi possível identificar que esta construção terá ocorrido nos finais da época medieval. Atualmente, a capela encontra-se num estado bastante avançado de ruína, tornando-se urgente uma ampla e profunda intervenção. Desse modo, pretendemos, através deste projeto, dar resposta de reabilitação e remodelação, valorizando o seu passado e características arquitetónicas deste edifício que se encontra esquecido. O projeto que agora levamos a cabo, visa adaptar a capela de São Sebastião à função de edifício central de uma unidade hoteleira de Glamping1, que implica projetar uma tipologia de tenda que estabeleça uma relação de harmonia com o edifício, com a sua história e com o contexto rural envolvente. Deste modo, a capela dará lugar a um conjunto de espaços de receção e convívio e exteriormente, funções complementadas pelas tendas que servem de estadia para futuros clientes. Assim, o objetivo principal é de conceber um espaço que alie a História à contemporaneidade, uma “janela” aberta sobre a natureza.
O presente trabalho insere-se no âmbito da unidade curricular de Projeto de Design de Interiores e Equipamento, lecionado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, e visa apresentar o meu Projeto Final, com a escolha de umas das vertentes curriculares: Design de Interiores ou Design de Equipamento. Design de Interiores foi a vertente que optei para a realização do projeto, visto tratar-se da vertente profissional com a qual me identifico e, na qual pretendo aprofundar os meus conhecimentos. A preferência por esta vertente surge como forma de adquirir conhecimentos e de pôr em prática as múltiplas aprendizagens alcançadas ao longo da minha formação académica. O contacto com o cliente e com o espaço permitir-me-á também desenvolver competências no contacto com o público, obtendo assim uma maior experiência para a realização de futuros projetos como designer. Neste sentido, como proposta para o Projeto supracitado, pretende-se projetar a reabilitação de um edifício com origem no século XVI, situado na zona velha da vila da Batalha, distrito de Leiria. O edifício que se propõe abordar é atualmente propriedade da Câmara Municipal da Batalha e, no sentido de rentabilizar a propriedade pública, é proposta a conceção do Hostel Feeling Batalha. Para além disso, esta remodelação irá, de igual forma, contribuir para a resolução de algumas patologias associadas, principalmente, ao abandono do local. Ao longo dos séculos, o edifício desempenhou diversas funções, contudo, na atualidade, numa parte do no piso térreo, funciona a Galeria de exposições do Edifício Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como Galeria Gulbenkian que, ocasionalmente, exibe exposições temporárias, sendo que, essa parte não será intervencionada.
This article results from the analysis of results of the Ordo Christi Project - Artistic Heritage of the Order of Christ between Zêzere and Tejo rivers (15th and 16th centuries), developed by the Polytechnic Institute of Castelo Branco and other organizations in Portugal. This document focuses on integrated communication and the theme of information design. The investigative process starts from the case study of the Ordo Christi Project, namely the analysis of the supports and means of communication developed, applying a interventionist research methodology, qualitative basis. The project aimed to promote knowledge and contribute to make historiographic information clearer and more accessible to society, seeking its applicability for tourism and educational purposes. For the pursuit of the proposed objectives, it was found in communication and information design the strategic tools for divulgation of the results and the developed routes, expressed through multiple means of information, dissemination and promotion.
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciatura em Design de Interiores e Equipamento
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual
Contém ref. bibliográficas
Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design, Comunicação e Audiovisual