Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

3 records were found.

Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento (Guitarra) e Classe de Conjunto
Este relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música e engloba duas partes. A primeira parte apresenta a prática de ensino supervisionada, assim como todos os seus elementos, seja a caracterização da instituição que a acolheu seja o meio envolvente e a escola de ensino artístico de música, seja a caraterização das turmas e o plano anual das aulas. A partir daqui, surgem planificações de aulas, a título exemplificativo e por período, e as sínteses e reflexões de todas as aulas lecionadas, quer de Instrumento quer da Classe de Conjunto. A segunda parte foca o trabalho de investigação sob o tema O Impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante no Contexto Local e Nacional e no Ensino da Guitarra Clássica que pretende analisar o festival em si mesmo, perante a comunidade e enquanto incrementador do ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica. Já que o Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, a caminho da terceira edição no corrente ano de 2017, organizado pelo Centro Cultural de Amarante Maria Amélia Laranjeira e no qual temos estado envolvido, surgiu pela necessidade de colmatar a falta de oferta a nível formativo para os alunos de Guitarra Clássica do Centro Cultural de Amarante e pretendeu estabelecer-se como um evento guitarrístico de referência em Portugal, nada faria mais sentido, para nós, do que tomarmos como questão condutora do estudo: Qual o impacto do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante, no contexto de aprendizagem de guitarra no Centro Cultural de Amarante e no contexto guitarrístico local e nacional? A investigação que desenvolvemos pretendeu também constituir-se como reflexão sobre o percurso do festival até agora, servindo, nomeadamente, como “barómetro” para as futuras edições e sobre o seu papel no ensino e aprendizagem da Guitarra Clássica, na instituição que o acolhe.