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Tese de doutoramento em Sociologia, Universidade da Beira Interior, 2002
Trabalho apresentado para conclusäo do curso de Estudos Superiores Especializados em Educaçäo Especial
The purpose of this article is to contribute for the debate about the construction of governance spaces which guarantee the continuity of the regional development public policies, thus articulating actors and optimizing strategic projects in order to improve regional competitiveness and sustainability. The call by European Union policymakers for wider and more direct involvement in improving European governance is coupled with the increased usage of new information and communications technologies by public administrations across the EU. Portugal is involved in a catching-up process with high investments in the areas of innovation and ICT infrastructures, nonetheless governance remains a field of action that deserves further attention and discussion. Based on the analysis of the Portuguese Digital Cities and Regions Program, we argue that the interest in the “digital” has been constructed around a rather narrow set of empirical and theoretical issues concerning mainly to technological innovation, neglecting other strategic political areas, such as the politics of governance and state re-territorialization around the city-region, the technological and social innovation, the role of democracy and citizenship in city-regions politics, and tensions around social reproduction and sustainability across the city-regions. These questions will be analysed and discussed in the light of the Portuguese experience and some final considerations will be outlined concerning the weaknesses and strengths of digital cities and regions governance. The analytical work was based on observations in different Portuguese digital cities and regions with the ultimate goal of increasing regional competitiveness and cohesiveness.
Neste trabalho procurou-se avaliar a resistência ao frio dos microtúbulos corticais em diferentes variedades e populações de centeio (Secale cereale L.). Para tal as sementes de duas variedades oriundas da Alemanha, uma oriunda da Polónia e duas populações regionais de Portugal foram incubadas a 20ºC, 8ºC (1h, 4h e 24h) e 4ºC (1 h, 4h, 24h) e pela técnica de imunofluorescência foi visualizado o padrão de microtúbulos corticais. Verificou-se homogeneidade de comportamento intervarietal nas modalidades de 20ºC e 8ºC e 4ºC (1 h e 4h), mas na modalidade de 4ºC-24h o comportamento entre as variedades e/ou populações diferia significativamente entre si. A comparação do padrão de microtúbulos corticais e o comportamento morfológico em termos de crescimento radicular revelou existir correlação entre os dois parâmetros. Variedades com baixo crescimento radicular a 4ºC não apresentavam microtúbulos resistentes ao frio no final de 24h a 4°C, enquanto as populações e variedades que apresentavam maior crescimento radicular a baixas temperaturas ou curvas de crescimento radicular semelhantes a 8ºC e 4°C apresentavam microtúbulos resistentes ao frio no final de 24h a 4ºC.
A temática do envolvimento das famílias de crianças e jovens com défice cognitivo-motor, no processo de desenvolvimento dos filhos, tem nos últimos anos sofrido uma evolução que começou por os pais serem a causa dos problemas dos seus filhos, até hoje assumirem papéis de interventivos e activos. Neste contexto, há a necessidade de conhecermos as famílias dos alunos, nas diversas dimensões e como refere Mcwilliam (2003) a não satisfação das necessidades familiares em áreas como a alimentação assumem vantagem sobre as necessidades educativas da criança. O presente estudo tem como finalidade analisar as necessidades dos pais de crianças e jovens com défice cognitivo – motor em idade escolar. Pretendemos identificar as necessidades mais frequentes e prioritárias para os pais. Por fim procuramos identificar de que forma as características da família se relacionam com as necessidades. A nossa investigação é um estudo de caso de natureza qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário sobre as necessidades das famílias, desenvolvido por Bailey e Simeonsson (1988) e adaptado à realidade portuguesa, por Pereira (1996) e uma ficha de dados biográficos. Os resultados mostram que todas as categorias de necessidades são frequentes nas famílias. Os resultados dão ainda a conhecer as necessidades prioritárias para os pais: Informação, Financeiras, Apoio, Serviços da Comunidade e verificamos que globalmente as características das famílias estão relacionadas com as suas necessidades. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
A temática do envolvimento das famílias de crianças e jovens com défice cognitivo-motor, no processo de desenvolvimento dos filhos, tem nos últimos anos sofrido uma evolução que começou por os pais serem a causa dos problemas dos seus filhos, até aos dias de hoje de assumirem papéis interventivos e activos. Neste contexto, há a necessidade de conhecermos as famílias dos alunos, nas diversas dimensões e como refere Mcwilliam (2003) a não satisfação das necessidades familiares em áreas como a alimentação assumem vantagem sobre as necessidades educativas da criança. O presente estudo tem como finalidade analisar as necessidades dos pais de crianças e jovens com défice cognitivo – motor em idade escolar. Pretendemos identificar as necessidades mais frequentes e prioritárias para os pais. Por fim procuramos identificar de que forma as características da família se relacionam com as necessidades. A nossa investigação é um estudo de caso de natureza qualitativa. O instrumento utilizado foi um questionário sobre as necessidades das famílias, desenvolvido por Bailey e Simeonsson (1988) e adaptado à realidade portuguesa, por Pereira (1996) e uma ficha de dados biográficos. Os resultados mostram que todas as categorias de necessidades são frequentes nas famílias. Os resultados dão ainda a conhecer as necessidades prioritárias para os pais: Informação, Financeiras, Apoio, Serviços da Comunidade e verificamos que globalmente as características das famílias estão relacionadas com as suas necessidades. O estudo termina com algumas recomendações para futuros trabalhos a realizar neste âmbito.
Regions are widely recognised as playing a fundamental role in the promotion of the knowledge economy, but most research has been focusing on diagnosing territorial archetypes, their dynamics peculiarities, as well as their drivers of innovation and innovative performance. Less attention has been paid on establishing a linkage between these theoretical foundations and the design of a policy framework and guidelines to promote regional innovation ina systemic way. Based on a vast theoretical research and on the analysis of empirical evidence, the main objective of this article is precisely to discuss this issue in the light of the mainstream theoretical frameworks that enable a better understanding of the relationship innovation-territory, analysing, also, the main criticisms those approaches are arising among some scholars. This article will present a discussion of the main approaches that constitute the theoretical corpus of the so-called territorial innovation models, pointing out to some of their main ambiguities, misconceptions and conceptual gaps and, lastly, will integrate this reflexion into an alternative framework proposal for a new generation of regional innovation policy.
Innovation has moved to the foreground in regional policy in the three last decades. Public policies have been shaped by «best practice models» derived from high-tech urban-metropolitan areas and successful regions. However, lessons learned from these examples are rarely transferable elsewhere. The regional innovation systems in peripheral regions, and the likelihood of their acting as instruments for territorial competitiveness, have rarely been the subjects of discussion. The main objective of the article is precisely to take Portugal as an example to enrich this analysis. The first part of this article examines the concept of regional innovation systems against the background of modern theories of innovation and regional policies. It is argued that the role of localized learning is of strategic importance in the promotion of endogenous regional development. The authors then discuss the structural barriers and opportunities to promote regional innovation strategies in the Portuguese political, economic and social context, and, finally, they point out some specificities that need to be addressed in the redesign of public interventions in order to improve regional competitiveness and sustainability.
Innovation has been assuming a growing role in regional policy over the past three decades. Public policies have been shaped by "best practice models" associated with new technologies and successful urban-metropolitan areas. However, the knowledge obtained from these examples are rarely transferable to other territorial contexts. The reflection on the role of regional policy based on the promotion of the innovation potential in peripheral regions with structural development problems has been clearly relegated to a secondary plan. The main objective of this article is precisely, first, to analyze the main impacts globalization and knowledge economy are having on the territories, then discuss this issue in the light of the main theoretical frameworks that enable a better understanding of the relationship innovation-territory, analyzing, finally, the main implications in the design and implementation of territorial innovation policies directed towards the promotion of competitiveness of peripheral least favored regions. Peripheral regions with structural development problems need basically to avoid tecnopolitan drifts and other misconceptions associated with the fads of the ready-made recipes, rethinking their competitive positioning and finding new formulas that allow improving their insertion patterns into the modern knowledge economy global flows. We must no longer consider territorial innovation policy as a mere process of resource allocation and spatial design; it should be understood as a set of policies that favor the creation of resources and new wealth. Today there is a wide consensus about the fact that the competitive success of the territories rests less on the traditional economic and geographical determinisms than on the socio-political capacity of initiative and organization - is not an easy challenge, but, as paradoxical as it may seem, it is an excellent auspice for peripheral regions.
Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22699TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27172TFCNHQA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29551TFCA.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-18641TFCPAG.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29307TFCA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29293TFCA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-29298TFCA.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso em Engenharia das Ciências Agrárias e Ambiente – Ramo Agrícola apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, do qual só está disponível o resumo.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-19750TFCPAG.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25741TFCPAG.
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Agronómica - Ramo Agronomia.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27287TFCNHQA.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-25671TFCEARA.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-20044TFCPAG.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Relatório do Trabalho de Fim de Curso de Engenharia de Produção Agrícola.
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-22973TFCPAG.
Dissertação de Mestrado em Fruticultura Integrada apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Dissertação apresentada à Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Agronómica.
Diversos estudos têm vindo a dar relevo à matriz institucional de apoio à inovação empresarial e ao desenvolvimento local e regional, previlegiando a inventariação/caracterização das infra-estruturas institucionais existentes e a apresentação de propostas que visam preencher as lacunas existentes nessa matéria. Neste artigo, embora se reflicta sobre os limiares necessários de infra-estruturas institucionais, privilegia-se a reflexão sobre a capacidade institucional instalada na Sub-região estudada. Partindo de uma reflexão socioeconómica de enquadramento, passa-se, em seguida à identificação de factores que importa potenciar para reforçar a capacidade de intervenção do tecido institucional da Sub-região, no seu todo, para depois se fazer uma análise mais virada para o tecido institucional de apoio à actividade produtiva. A necessidade de aprofundar e alargar a reflexão sobre a capacidade institucional a instalar/instalada nas diversas regiões e de identificar as políticas e as medidas mais adequadas a essa qualificação são algumas das notas conclusivas apresentadas.
Contém ref. bibliográficas
Contém referências bibliográficas
Disponível na Biblioteca da ESACB na cota C30-27548TFCEA.