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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Performance em Violino
Poème pour violon et orchestre Op. 25, composta em 1886 é uma das obras mais significativas da carreira do compositor Ernest Chausson. Além de ser uma peça expressiva do movimento da “nova escola francesa” é uma das mais famosas dentro do repertório violinístico. Esta autora, uma vez convidada para ser solista na execução da obra Poème junto à Orquestra Amazonas Filarmônica, realizou um processo de análise e estudo da obra sob orientação de seus professores Augusto Trindade e Alexandra Trindade, abordando aspectos técnico-interpretativos específicos para uma performance em concerto a fim de construir uma edição própria de estudo. Para tal, traçamos uma breve biografia relevante sobre o compositor na qual abordaremos sobre sua vida e seu envolvimento cultural e político junto ao cenário musical de grandes nomes como Debussy, César Franck, e Eugène Ysaÿe. A estreita amizade com Ysaÿe foi o elã para a composição do Poème, sendo encomendada e dedicada ao virtuose. Dentre fatos como primeiras execuções, primeira publicação e motivações do compositor, encontraremos a influência direta do violinista sobre a composição para perceber a abertura de Chausson para modificações em sua composição. A partir dos conhecimentos sobre o compositor e a obra, analisaremos intenções interpretativas pessoais, marcações de expressividade, de prevenção de falhas técnicas, de prevenção de falhas de leitura, e melhoramentos (conforme gosto pessoal, conhecimento e necessidade). Esses itens serão observados e comentados a partir de apontamentos de arcadas, dedilhações, dinâmicas e outros símbolos pessoais. A construção de edição de estudo permite que o performer tenha mais intimidade com a peça e com os processos para atingir suas metas interpretativas. A importância desse tipo de trabalho analítico para a comunidade científica está em refutar o conceito antigo de que a expressividade musical não pode ser estudada e acrescentar motivações e discussões que permeiam a performance violinística.