Divulgação do património e cultura albicastrense – realidade aumentada
Sousa, Adriana Stoffel de Lemos
2019
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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto
O presente relatório de estágio é o resultado de uma investigação que
compreendeu dois momentos. O primeiro, a Prática de Ensino Supervisionada, que foi
realizada no decorrer do ano letivo 2016/2017 e o segundo, a investigação
que aborda a inclusão de tecnologias digitais, mais concretamente as gravações em
formato MP4, no contexto de ensino/aprendizagem do violino com o intuito de
averiguar a sua validade quando aplicadas neste contexto.
Para o efeito, foi feito um enquadramento teórico que incluiu a importância das
tecnologias no ensino da música e, em particular, a utilização de ficheiros em formato
MP4. É também feita menção ao método Suzuki por ser o método de ensino de violino
utilizado na lecionação das aulas descritas que foram objeto de investigação.
A investigação foi de cariz qualitativo, com um estudo de caso que incidiu sobre
uma aluna em fase de iniciação de aprendizagem do instrumento (6 anos), tendo esta
sido monitorizada ao longo de um ano letivo por meio de gravações de
vídeo (trocadas entre o professor e os pais da aluna) das suas sessões de estudo com
vista à melhoria do rendimento da sua performance, onde se incluiu o processo de
ensino e de aprendizagem.
Das atividades práticas foi possível verificar um desempenho positivo por parte da
aluna e um aumento no seu sentido crítico, pelo cuidado que demonstrou na seleção
dos vídeos a enviar para o professor.
Foi recolhido o testemunho dos pais da aluna, os quais evidenciaram a mais valia
da utilização deste suporte digital na aprendizagem do violino por parte da sua
educanda.
Foram feitos questionários a professores e alunos de violino, 40 questionários a
cada grupo, onde se verificou que ambos os grupos eram favoráveis à utilização das
tecnologias digitais. Contudo, verificou-se que a predisposição dos alunos para a
utilização de tecnologias era superior à dos professores.
Com a análise dos dados, pode-se concluir que a utilização de um suporte digital
MP4 pode promover uma maior qualidade quer no ensino quer na aprendizagem do
violino.