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Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Música - Área de Especialização em Tuba
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Música – Área de Especialização em Tuba.
O presente documento é a conjugação de um relatório de estágio, com um Projeto de Investigação realizado em paralelo ao mesmo, ambos apresentados à Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, no âmbito da Unidade Curricular de Projeto de Ensino Artístico, presente no plano de estudos do 2º ano de Mestrado em Ensino de Música. Na primeira secção reflete-se todo o processo vivido, ao longo do presente ano letivo (2016/2017), ao acompanhar uma classe de conjunto (constituída por quatro alunos de piano, violino, flauta e clarinete) e um aluno da classe de tuba do Conservatório Regional de Artes do Montijo. A segunda Secção encontra-se, fundamentalmente, suportada por dois grandes pilares. Primeiramente, é apresentado o questionário realizado, a fim de aferir quais os conhecimentos que os músicos (estudantes, amadores e/ou profissionais) possuem acerca dos principais aparelhos de respiração, bem como o uso que lhes é empregue. Concluiu-se, com a análise dos dados, que o nível de escolaridade pode estar, em certa medida, relacionado tanto com o conhecimento acerca do espólio de exercícios e aparelhos de respiração existentes, como com a prática regular de exercícios de respiração (em especial, antes e durante a prática musical). Numa segunda fase, e tendo em vista a resposta à problemática “Como maximizar a performance musical através da aplicação diária de exercícios de respiração com e sem aparelhos?”, foi desenvolvido um Método de exercícios de respiração (com e sem aparelhos) que, posteriormente foi aplicado numa amostra de quatro participantes, cada um com as suas especificidades. Apesar de pecar pela falta de apresentação de resultados médicos comprovados, foi possível observar os progressos de cada um, através, tanto dos registos pessoais, como da performance musical efetuada ao longo dos meses de aplicação do método. Pode, por isso, concluir-se que a performance musical pode, de facto, ser exponencialmente melhorada quando, aliado ao estudo de base, se efetuar exercícios de respiração que estimulem, preparem e trabalhem todo o sistema respiratório. Toda a elaboração deste relatório foi orientada pelo professor Ilídio José Viegas Martinho Massacote, que, de resto, foi fundamental em todas as vertentes deste crescimento pessoal, profissional e social.
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.
Tubistas que desejem ingressar em uma orquestra profissional passam quase obrigatoriamente por um processo de audição, momento, esse, que é muitas vezes determinante para a definição da sua vida enquanto músicos profissionais e para a sua entrada e progressão na carreira orquestral. A literatura existente sobre este tema é, para o caso específico da tuba, virtualmente inexistente e, em relação a outros instrumentos, ela debruça-se quase sempre sobre dois pontos principais: a preparação técnica e a gestão da ansiedade, deixando de fora uma terceira vertente que é, a meu ver, igualmente importante: a da compreensão profunda a nível musical-interpretativo do repertório geralmente pedido nessas audições, no caso específico deste trabalho os excertos orquestrais. Este estudo pretende, portanto preencher uma lacuna existente na literatura voltada à preparação de audições orquestrais, no caso, especificamente dirigido à tuba. A compreensão musical-interpretativa profunda de um conjunto seleccionado de excertos orquestrais servirá de base a recomendações para uma sólida preparação técnica de cada excerto, apoiada complementarmente por um inquérito realizado junto a tubistas brasileiros e portugueses que obtiveram sucesso em suas provas e que assim funcionaram como ‘role-models’. As opiniões e conselhos deles (inquiridos) serviram para reforçar os caminhos indicados visando uma preparação séria e metódica, a qual, sem descurar a vertente da ansiedade performativa, tem sempre como objetivo último alcançar condições ótimas para a realização de uma boa audição.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Classe de Conjunto
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Instrumento e Música de Conjunto