Type

Data source

Date

Thumbnail

Search results

10 records were found.

Descrição baseada em: (Out. 1997)
O objectivo do sistema MBS (Mobile Broadband System), actualmente objecto de pesquisa na Europa, no âmbito do projecto RACE R2067/MBS, é disponibilizar aos utilizadores móveis um acesso rádio de base ATM à futura rede de banda larga (IBCN). A implementação de um interface rádio para o sistema MBS não é tarefa simples, uma vez que as condições de propagação tornam os canais disponíveis bastante adversos à radiotransmissão (ritmos altos de transmissão sobre portadoras na banda das ondas milimétricas), e os objectivos dos serviços são ambiciosos (por exemplo: probabilidades de erro abaixo de 10-6 com atrasos de alguns milisegundos). Esta tese dedica atenção especial ao contributo de códigos de controlo de erros para bons compromissos entre qualidade do serviço e requisitos de potência de emissão. No início da tese, é descrito a interface rádio do sistema MBS (características e parâmetros principais), fazendo-se também referência às limitações e requisitos de transmissão. É apresentado em seguida o esquema de controlo de erros escolhido, baseado na concatenação de um código interno convolucional com rendimento 3/4 e de um código externo construído sobre um campo finito GF(26), que é um código RS(60,36) encurtado. Trata-se de um esquema híbrido (ARQ/FEC), muito flexível, desenhado para combinar capacidades de detecção e correcção de erros de um modo adaptativo; quando solicitado, é possível enviar um burst médio, com redundância adicional (para aumentar a capacidade de controlo de erros), em alternativa à retransmissão convencional. A operação do esquema de controlo de erros proposto é dependente de um limiar que é estabelecido de uma forma flexível, de acordo com os requisitos e as características do serviço, e, possivelmente, o estado do canal. Para finalizar a tese, são discutidos os resultados de desempenho num determinado cenário de simulação. Estes resultados demonstram claramente que o esquema de controlo de erros proposto é poderoso e flexível, podendo ser adaptado a uma variada gama de serviços e características do canal, e é uma contribuição importante para o desenvolvimento de um sistema eficiente.
Esta tese resultou duma pesquisa sobre a contribuição da codificação de canal e dos métodos de descodificação/detecção para a melhoria do desempenho geral do sistema, num contexto de transmissão por blocos com prefixo cíclico. O trabalho principal incidiu em técnicas avançadas de recepção iterativa, envolvendo descodificação SISO (Soft-In, Soft-Out) para cancelamento brando de interferências: interferência intersimbólica residual no caso SC (Single Carrier); interferência não-linear, devido a um ‘’clipping’’ no emissor, no caso OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing). Tanto para a opção SC como para a opção OFDM com “clipping”, são introduzidos nesta tese aperfeiçoamentos face a outras técnicas de recepção iterativa anteriormente propostas, incluído extensões para receptores com diversidade espacial, no que diz respeito à transmissão por blocos com prefixo cíclico completo, de acordo com a memória do canal. Uma das principais inovações desta tese é o algoritmo DDC (Decision Directed Correction) e suas aplicações numa transmissão em que o peso do prefixo cíclico é reduzido, preservando implementações simples baseadas na FFT (Fast Fourier Transform), nomeadamente para extensões das técnicas iterativas atrás mencionadas. Para concluir esta tese, são fornecidas comparações relevantes ''SC vs OFDM'', no contexto de recepção iterativa avançada, e é enfatizada a vantagem global da opção SC.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Comunicações Móveis.