Search results
3 records were found.
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto
Contém ref. bibliográficas
O presente relatório foi redigido no âmbito das unidades curriculares de Prática
de Ensino Supervisionado e do Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de
Música na variante Formação Musical e Música de Conjunto.
O texto está estruturado em duas partes: a) Prática de Ensino Supervisionado; b) A
Formação Musical no contexto do projeto Orquestra Geração - Manual de apoio para a
Iniciação Musical.
A primeira parte deste texto - Prática de Ensino Supervisionado - foi desenvolvida
na turma de 2ºgrau de Formação Musical da Escola Artística de Música do
Conservatório Nacional e na turma de Classe de Conjunto (Coro) do Projeto Orquestra
Geração na escola EB1 Ricardo Alberty.
Neste trabalho são apresentadas contextualizações da escola, projeto e turmas
onde foi realizada esta prática. São também apresentadas as planificações de aula e
respetivas reflexões.
É apresentado um registo de aulas síncronas observadas, regime adotado
depois do encerramento das escolas decretado pelo governo devido ao aparecimento
da pandemia Covid-19, assim como uma exposição da situação do ensino em Portugal
neste período.
Na segunda parte deste texto - A Formação Musical no contexto do projeto
Orquestra Geração - Manual de apoio para a Iniciação Musical - são apresentadas as
questões da investigação, bem como os seus objetivos, a fundamentação teórica do
estudo desenvolvido, a metodologia adotada e os resultados da pesquisa.