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O presente relatório surge no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida ao longo do ano letivo 2019/2020 e da investigação referente ao Projeto de Ensino Artístico, encontrando-se dividido em dois capítulos. O primeiro capítulo remete para a Prática de Ensino Supervisionada, que foi realizada no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, contendo todas as informações relevantes desta prática. O segundo capítulo recai sobre o Projeto de Ensino Artístico, que engloba uma investigação intitulada “O impacto do ensino do trompete na aprendizagem de crianças com PHDA: um estudo de caso”, no qual pretendemos compreender qual o contributo que a música tem no desenvolvimento da atenção e da concentração em crianças com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) e entender como é que o ensino do trompete pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com este diagnóstico. A presente investigação resultou de uma metodologia qualitativa, sob forma de estudo de caso, com recurso a observação direta, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Embora conscientes de que não poderemos fazer generalizações a partir deste estudo, os dados obtidos parecem apontar que a aprendizagem de um instrumento musical (trompete) pode contribuir para o desenvolvimento das crianças com PHDA, tanto a nível escolar como familiar.