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Trabalho de Projeto apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Licenciado em Design de Moda e Têxtil
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Design de Vestuário e Textil
Contém ref. bibliográficas
Hoje em dia vivemos numa sociedade em que nos deparamos com dilemas que, muitas vezes, têm a ver com a forma com que os jovens encaram o mundo. Contudo existem maneiras de conseguirmos contornar esses obstáculos, tentando perceber a origem de cada aluno e, principalmente, tentar juntamente com este encontrar-lhe um rumo.
Na presente proposta a discente desenvolveu um conjunto de ideias, que acredita que se forem concretizadas poderão dar frutos, defendendo sempre que tudo começa no ensino, e que mais do que nunca temos que ser criativos, encontrar formas criativas de interação com os alunos e fazê-los perceber e acreditar que existem muitos caminhos que poderão dar certo.
Tendo como premissa a questão, Que contributo pode ter o designer de moda para a melhoria do método de ensino - aprendizagem no perfil do aluno do ensino profissional, procurou-se encontrar o método mais adequado que permitisse dar resposta à sua problemática. Adotou uma metodologia mista (intervencionista e não intervencionista), que foi obtida através da experiência de estágio e de pesquisa.
A proposta é dividida por capítulos, sendo que no primeiro será feita uma contextualização do estudo, é apresentado o diagrama de enquadramento teórico que leva o leitor até à envolvência do projeto. É também apresentado o desenho de investigação, o organograma, os objetivos, os benefícios e a estruturação do trabalho. No segundo capítulo é feita uma recolha de informação bibliográfica que vai ao encontro da questão de investigação. No capítulo seguinte é apresentado uma contextualização da Escola Artística e Profissional Árvore, no quarto capítulo é realizada uma análise ao questionário feito aos profissionais da área de design de moda com o intuito de detetar as lacunas dos alunos do ensino profissional. No quinto capítulo é retratado o desenvolvimento do estágio e por fim no sexto capítulo são apresentadas as conclusões e recomendações para estudos/ projetos futuros.
A resposta à questão é sustentada pela experiência prática do estágio, pela contextualização bibliográfica e por questionários.