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Contém ref. bibliográficas
Dissertação apresentada à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música - Formação Musical e Música de Conjunto
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.